PRÁTICA INCLUSIVA PARA O ENSINO I INCLUSIVO DE ÓPTICA E ASTRONOMIA - Leonardo de Areal Maximiano Roberto
Este trabalho tem como objetivo criar um produto para dar suporte aos
professores de Física da rede regular de ensino, pública e particular, possam
amenizar suas dificuldades encontradas na produção de material didático e
práticas pedagógicas para lidar com o ensino e aprendizagem dos princípios
da óptica, comportamento óptico de lentes e astronomia também para alunos
com baixa ou nenhuma capacidade de vidência. Segundo o artigo 58 do
capítulo V lei nº 9.394, da Lei de Diretrizes e Base de 1996, tais alunos com
deficiência têm assegurado o direito de se matricularem na rede regular de
ensino. Neste sentido, o presente trabalho apresenta um guia didático-ilustrativo que visa a construção de um aparato para o ensino inclusivo de
óptica geométrica, comportamento de lentes e astronomia que se apresenta
como uma proposta inovadora e complementar a trabalhos já realizados na
área. Além de toda parte teórica este trabalho traz uma descrição dos
resultados e da experiência docente vivida na aplicação dos kits para alunos
videntes e deficientes visuais, no âmbito de um ensino inclusivo.
Palavras-chave: Ensino de Física, Óptica geométrica, Astronomia, kit didático, Ensino inclusivo e deficiência visual.
Dissertação_04_09_versão_Leonardo de Areal_final_prov.pdf
—
Documento PDF,
19.50 MB (20450158 bytes)