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PRÁTICA INCLUSIVA PARA O ENSINO I INCLUSIVO DE ÓPTICA E ASTRONOMIA - Leonardo de Areal Maximiano Roberto

Este trabalho tem como objetivo criar um produto para dar suporte aos professores de Física da rede regular de ensino, pública e particular, possam amenizar suas dificuldades encontradas na produção de material didático e práticas pedagógicas para lidar com o ensino e aprendizagem dos princípios da óptica, comportamento óptico de lentes e astronomia também para alunos com baixa ou nenhuma capacidade de vidência. Segundo o artigo 58 do capítulo V lei nº 9.394, da Lei de Diretrizes e Base de 1996, tais alunos com deficiência têm assegurado o direito de se matricularem na rede regular de ensino. Neste sentido, o presente trabalho apresenta um guia didático-ilustrativo que visa a construção de um aparato para o ensino inclusivo de óptica geométrica, comportamento de lentes e astronomia que se apresenta como uma proposta inovadora e complementar a trabalhos já realizados na área. Além de toda parte teórica este trabalho traz uma descrição dos resultados e da experiência docente vivida na aplicação dos kits para alunos videntes e deficientes visuais, no âmbito de um ensino inclusivo. Palavras-chave: Ensino de Física, Óptica geométrica, Astronomia, kit didático, Ensino inclusivo e deficiência visual.

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