Você está aqui: Página Inicial / Dissertações / FÍSICA QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO EM UM CONTEXTO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA - Antônio Carlos Paiva Rêgo

FÍSICA QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO EM UM CONTEXTO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA - Antônio Carlos Paiva Rêgo

Este trabalho tem como objetivo proporcionar uma aprendizagem significativa de Física Quântica aos alunos do Ensino Médio visto a necessidade de que é preciso buscar novos caminhos e todos os recursos existentes para proporcionar uma aprendizagem significativa. Nesse contexto, esta pesquisa parte do princípio que a Física Quântica deve ser inserida no ensino médio com o intuito de estimular a curiosidade e o senso crítico do aluno, gerando um conhecimento que o permita melhor compreender a realidade para ser capaz de intervir e participar de mudanças, fazendo-lhe assim adquirir uma aprendizagem significativa, mas sem desprezar conhecimentos anteriores trazidos pelos estudantes. Salienta-se que essa investigação culminou em um guia didático para o professor, visando facilitar a inserção dos conceitos de Física Quântica no Ensino Médio, viável à realidade do professor e do aluno. A confecção desse material teve como base os relatos de professores de Física, que através de questionários apontaram as suas dificuldades. Ao final do estudo, verificou-se que a inserção da Física Quântica é viável no Ensino Médio e que o material resultante desta pesquisa foi considerado um guia para o professor introduzir conceitos básicos com base nos subsunçores dos alunos, bem como por em prática o assunto com exercícios e em seguida contextualizar o aprendizado na realidade vivida pelo aluno, fazendo com que de fato ocorra a aprendizagem significativa. Palavras-chave: Ensino de Física. Física Quântica. Aprendizagem Significativa. Ensino Médio.

PDF document icon DISSERTAÇÃO_CARLOS PAIVA FINALIZADA OK.pdf — Documento PDF, 1.15 MB (1203119 bytes)

Navegação