código do Google analytics Grupo de bioinformática da UNIRIO estabelece convênio com universidade alemã — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Grupo de bioinformática da UNIRIO estabelece convênio com universidade alemã

Grupo de bioinformática da UNIRIO estabelece convênio com universidade alemã

por Comso publicado 03/12/2013 13h20, última modificação 11/12/2013 11h36

O Grupo de Bioinformática e Biologia Computacional do Instituto Biomédico da UNIRIO integra projeto aprovado no último edital do Programa Probral, da Capes, que apoia trabalhos desenvolvidos em conjunto por pesquisadores brasileiros e alemães. O Programa viabilizará um convênio de dois anos entre a Universidade Göttingen (Alemanha), a UNIRIO e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), proponente do projeto.

Denominada “Associações funcionais entre Sod1 mutantes, estresse oxidativo e fatores de risco de FALS utilizando biologia computacional, Saccharomyces cerevisiae e linhagens celulares animais como modelos de estudo”, a pesquisa busca investigar alterações em organismos de portadores de esclerose lateral amiotrófica.

Segundo a coordenadora do Grupo, professora Joelma Freire de Mesquita, a doença é causada pela mutação do gene Sod1. “No entanto, há mais de 100 mutações descritas para esse gene”, salientou. “Nosso trabalho é simular essas mutações em computador, para descobrir qual a alteração estrutural que cada uma delas causa na proteína. A partir da maior compreensão da doença, podem surgir novos tratamentos.”

Parceria

O grupo da Universidade Göttingen envolvido no projeto realiza pesquisas na área de neurodegeneração – caso da esclerose lateral amiotrófica. O convênio prevê intercâmbio de alunos de doutorado e pós-doutorado entre a universidade alemã e as instituições brasileiras. Os professores também farão viagens para participar de palestras e discussões no Brasil e na Alemanha. 

registrado em: IB

Capes CNPQ Imagem Rede Unirio