código do Google analytics Docente Eduardo Pamplona Bethlem, da Escola de Medicina e Cirurgia, recebe título de professor emérito — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Docente Eduardo Pamplona Bethlem, da Escola de Medicina e Cirurgia, recebe título de professor emérito

Docente Eduardo Pamplona Bethlem, da Escola de Medicina e Cirurgia, recebe título de professor emérito

por Comso publicado 11/12/2017 12h15, última modificação 14/12/2017 13h48

Em sessão solene dos Conselhos Superiores da UNIRIO, realizada na manhã desta segunda-feira, 11 de dezembro, o docente Eduardo Pamplona Bethlem, da Escola de Medicina e Cirurgia (EMC), recebeu o título de professor emérito da Universidade. A cerimônia aconteceu no Anfiteatro Geral do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG).

Graduado em Medicina pela UNIRIO, mestre em Pneumologia e Tisiologia pela UFRJ, doutor em Pneumologia pela Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), Eduardo Bethlem tem livre docência em pneumologia pela UNIRIO, onde atua como professor da área Cardiopulmonar do Departamento de Medicina Especializada da EMC.

O homenageado foi conduzido à mesa solene por uma comitiva formada pelos professores Antônio Dacri, Omar da Rosa Santos e Mario Barreto Correa Lima, da EMC. O decano do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Agostinho Manuel da Silva Ascenção, e os membros da comitiva proferiram palavras de saudação a Eduardo Bethlem.

Mario Barreto Lima abriu as falas e discorreu sobre a trajetória acadêmica e profissional do homenageado. “Nada mais gratificante para nós, que o acompanhamos desde a chegada à Escola até agora, do que recebê-lo no corpo de eméritos da UNIRIO”, ressaltou.

Após receber o título das mãos do reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca, o docente Eduardo Bethlem disse estar muito honrado com a outorga e destacou o fato de ter estudado, exercido a docência e assumido diferentes postos na EMC. “Acredito que, de algum modo, esse título representa o esforço dos docentes de nossa Escola”, observou o homenageado.

No encerramento da cerimônia, o reitor Luiz Pedro Jutuca reiterou a honra de ter Eduardo Bethlem como membro da galeria de eméritos da Universidade: “Esse título é fruto da percepção de seus colegas a respeito de sua atuação e sensibilidade perante questões relativas à Escola de Medicina e ao Hospital Gaffrée e Guinle”.

Foto da mesa solene composta, da esquerda para a direita, pelos professores Agostinho Manuel da Silva Ascenção, Mario Barreto Correa Lima, Eduardo Pamplona Bethlem, Luiz Pedro San Gil Jutuca, Omar da Rosa Santos e Antônio Dacri


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio