código do Google analytics Arquivo Central elimina mais de duas toneladas de documentos — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Arquivo Central elimina mais de duas toneladas de documentos

Arquivo Central elimina mais de duas toneladas de documentos

por Comso publicado 11/09/2017 18h55, última modificação 12/09/2017 12h35

No dia 29 de agosto, o Arquivo Central, por intermédio da empresa CRR Centro de Reciclagem, realizou a eliminação de 30,35 metros lineares de documentos (equivalente a 2.360 quilos de papéis), que foram inutilizados por meio de fragmentação mecânica.

Este trabalho, embora de competência formal da Gerência de Gestão de Documentos, é resultado das atividades técnicas levadas a efeito pelos profissionais do Arquivo Central, cuja parte mais visível pode ser entendida como a racionalização do volume da massa documental produzida e recebida pela UNIRIO.

A eliminação de documentos tem sustentação jurídica na Constituição Federal e na legislação infraconstitucional, sobretudo na Legislação Arquivística Brasileira.

Com base nessas orientações, nenhuma eliminação de documentos na Universidade deve ocorrer sem a autorização expressa da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da UNIRIO (CPAD), do Arquivo Nacional, do Reitor da Universidade e do Diretor do Arquivo Central, em suas esferas específicas de competência.  

“Ficará sujeito à responsabilidade penal, civil e administrativa, na forma da legislação em vigor, aquele que desfigurar ou destruir documentos de valor permanente ou considerado como de interesse público e social.” (Lei nº 8.159/1991).


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio