código do Google analytics ‘Crise é fruto de política desastrosa’, diz diretor de pesquisa da Uerj — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / ‘Crise é fruto de política desastrosa’, diz diretor de pesquisa da Uerj

‘Crise é fruto de política desastrosa’, diz diretor de pesquisa da Uerj

por Comso publicado 31/03/2017 17h35, última modificação 03/04/2017 14h24

O Instituto Biomédico (IB) recebeu na tarde desta sexta-feira, dia 31, o diretor de Pesquisa da Universidade do  Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Kenneth Rochel de Carmargo Jr., para uma palestra sobre a crise no estado do Rio de Janeiro e o impacto  na Uerj. O evento marcou a 100ª edição dos Seminários do IB.

Kenneth falou sobre problemas como atraso no pagamento de bolsas e salários e falta de recursos para custear os serviços de manutenção da universidade. “Na discussão que se estabeleceu no espaço público há uma série de mitos. O primeiro deles é o de que a crise simplesmente aconteceu: não é verdade”. Segundo ele, os problemas são fruto de uma política desastrosa que, somada à conjuntura econômica adversa, culminou na atual situação.

“Sem investimento do estado, a pesquisa e a pós-graduação do Rio de Janeiro não conseguem se manter – não apenas a Uerj, mas todas as instituições serão afetadas, em maior ou menor grau”, ressaltou. Atualmente, a universidade tem 34 mil estudantes de graduação e 4,5 mil alunos de pós-graduação stricto sensu, distribuídos entre 64 cursos de mestrado e doutorado.

O diretor falou também da crise político-econômica nacional. “O Brasil está em crise e as medidas tomadas têm sido desfavoráveis ao setor público e, principalmente, à universidade – o que é de uma miopia muito grande”, apontou. “Se tem alguma coisa que pode tirar o país da crise é o investimento em ciência e tecnologia”.

O reitor da UNIRIO, Luiz Pedro San Gil Jutuca, estava presente no evento. Para ele, é importante debater sobre as dificuldades enfrentadas pela Uerj a partir do relato de alguém que está dentro da instituição. “Os problemas vêm de uma política equivocada de mau gerenciamento da coisa pública, incapacidade e falta de visão”, ressaltou. 


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio