código do Google analytics Espetáculo ‘Orfeo e Euridice’ estreia nesta sexta-feira no CLA — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Espetáculo ‘Orfeo e Euridice’ estreia nesta sexta-feira no CLA

Espetáculo ‘Orfeo e Euridice’ estreia nesta sexta-feira no CLA

por Comso publicado 02/10/2014 18h00, última modificação 02/10/2014 18h27

A ópera Orfeo e Euridice, do compositor alemão Christoph Willibald Gluck, estreia na UNIRIO nesta sexta-feira, dia 3 de outubro.

Produzido pelo projeto de extensão "Ópera na UNIRIO", sob coordenação da professora do Instituto Villa-Lobos Carol McDavit, o espetáculo tem direção cênica de Renato Icaray e participação da Orquestra Sinfônica da UNIRIO, com regência do maestro Sammy Fuks.

O elenco é formado por alunos da UNIRIO, da UFRJ e do Conservatório Brasileiro de Música. Estudantes orientados por professores da Escola de Teatro são os responsáveis pela cenografia, iluminação e figurinos.

A ópera baseia-se no mito de Orfeu, que, após a morte de sua amada Euridice, vai ao mundo inferior implorar que o deus Hades permita seu retorno ao mundo dos vivos. Com a ajuda da mulher de Hades, Perséfone, ele obtém a permissão para voltar com Euridice, sob uma condição: de que não olhasse para ela até estar sob a luz do sol. No entanto, na parte final do caminho, Orfeu não resiste e espia a mulher, que fica para sempre na esfera dos mortos.

A montagem de Orfeo e Euridice ficará em cartaz até o dia 9 de outubro, com apresentações sexta e sábado, às 18h, e domingo, segunda e quinta, às 17h, na Sala Paschoal Carlos Magno (Palcão) do Centro de Letras e Artes (Av. Pasteur, 436, fundos, Urca). A entrada é franca.

Sobre o Projeto

Criado em 2008, o projeto "Ópera na UNIRIO" promove a integração de professores e estudantes do Instituto Villa-Lobos e da Escola de Teatro. Por meio do projeto, já foram realizadas as montagens das obras Gianni Schicchi, de Puccini (2008); La Canterina, de Haydn (2009); A Hand of Bridge, de Samuel Barber, e O Telefone, de Gian Carlo Menotti (2010); Dido e Eneias, de Purcell (2011); e Casamento à Luz de Lanternas, de Offenbach (2012).

Em 2014, o projeto homenageia o 300º aniversário de nascimento do compositor Christoph Willibald Gluck.

registrado em: IVL, Teatro, Eventos

Capes CNPQ Imagem Rede Unirio