código do Google analytics Professor da UNIRIO aprova projeto em edital de apoio a pesquisa sobre tecnologias em saúde — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Professor da UNIRIO aprova projeto em edital de apoio a pesquisa sobre tecnologias em saúde

Professor da UNIRIO aprova projeto em edital de apoio a pesquisa sobre tecnologias em saúde

por Comso publicado 08/11/2018 14h50, última modificação 08/11/2018 14h59

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências Roberto Carlos Lyra da Silva foi contemplado em edital de apoio financeiro a estudos em avaliação de tecnologias em saúde. A chamada foi publicada pelo hospital alemão Oswaldo Cruz, em parceria com o departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (SUS).

Foram selecionadas 15 propostas, que envolvem pareceres técnico-científicos, revisões sistemáticas com ou sem meta-análise, avaliações econômicas completas (custo-efetividade/utilidade com impacto orçamentário) e revisão de escopo. Confira a lista de projetos aprovados.

O projeto contemplado chama-se Avaliação de custo-efetividade com Impacto Orçamentário do uso de cicloserina para o tratamento de tuberculose resistente. O objetivo do estudo é avaliar, a curto e longo prazos, a relação entre custo e efetividade e o impacto orçamentário da incorporação da cicloserina/terizidona como medicamento de segunda linha, padronizado no esquema de tratamento medicamentoso da tuberculose multirresistente no âmbito do SUS.

A pesquisa é desenvolvida pelo Laboratório de Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde (Laets). Segundo Lyra, a avaliação de tecnologias em saúde “é um processo contínuo de análise e síntese dos benefícios para a saúde, relacionados às consequências econômicas e sociais do uso de tecnologias”. Para ele, os estudos na área podem repercutir no âmbito da gestão do SUS e nos segmentos de ensino, pesquisa e extensão universitários, com perspectiva de impacto na indústria.

 


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio