código do Google analytics Licenciatura em Música recebe nota máxima em avaliação do Inep — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Licenciatura em Música recebe nota máxima em avaliação do Inep

Licenciatura em Música recebe nota máxima em avaliação do Inep

por Comso publicado 28/02/2014 13h35, última modificação 06/03/2014 11h47

O curso de Licenciatura em Música da UNIRIO obteve nota 5 na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O conceito é o mais alto na escala de avaliação do instituto e indica o perfil de excelência do curso.

A visita dos avaliadores do Inep ao Instituto Villa-Lobos (IVL) aconteceu nos dias 17 e 18 de fevereiro. Eles estiveram reunidos com o corpo docente, com os estudantes do curso e também foram recebidos por dirigentes da UNIRIO, entre eles o reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca. Durante os dois dias, foram avaliados aspectos como organização didático-pedagógica, corpo docente/tutorial e infraestrutura física.

Para o diretor do IVL, Sérgio Barrenechea, a qualidade dos professores, o comprometimento dos estudantes com as atividades da licenciatura e a produção acadêmica e artística gerada no curso foram pontos que contribuíram para a nota máxima.

“Os avaliadores reconheceram a importância do nosso corpo docente, que conta com mais de 70% de doutores. Viram também o interesse e a dedicação dos estudantes. Temos um plano pedagógico bem-estruturado, que vai ao encontro das diretrizes apontadas pelo MEC”, observou.

Apesar do reconhecimento do curso com nota máxima, os avaliadores do Inep apontaram a necessidade de melhorias na infraestrutura física do IVL. Sérgio Barrenechea reconhece que alguns espaços precisam de reformas e destaca o apoio de agências de fomento na restauração de espaços do IVL.

“Concorremos a editais da Faperj e da Finep, o que já nos possibilitou a reforma da Sala Villa-Lobos e de alguns laboratórios, como o Laboratório de Memória das Artes e da Cultura (Lamac) e o estúdio de gravação Radamés Gnattali. Outros espaços, como salas de aula, foram reformados com verbas do Reuni. E, a médio prazo, temos projetos de restauração dos prédios”, explicou o diretor do IVL.

Curso

O curso de Licenciatura em Música da UNIRIO tem sua história atrelada ao Conservatório Nacional de Canto Orfeônico (CNCO), criado por Heitor Villa-Lobos em 1942 e instituição que deu origem ao Instituto Villa-Lobos (IVL), em 1967. No entanto, o projeto político-pedagógico e curricular próprio do curso é bem mais recente, de 2007.

Atualmente o curso está sob coordenação do professor José Nunes Fernandes.

Para saber mais sobre a Licenciatura em Música, acesse a página do curso no site do IVL: http://www2.unirio.br/unirio/cla/ivl/cursos/graduacao/licenciatura-em-musica.

registrado em: IVL, Música

Capes CNPQ Imagem Rede Unirio