código do Google analytics Aluna do PPGAN recebe prêmio em Congresso Nacional na área da Nutrição — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Aluna do PPGAN recebe prêmio em Congresso Nacional na área da Nutrição

Aluna do PPGAN recebe prêmio em Congresso Nacional na área da Nutrição

por Comso publicado 24/06/2019 10h20, última modificação 24/06/2019 12h59

A aluna de doutorado Vanessa Rosse, do Programa de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição (PPGAN), recebeu o prêmio de Menção Honrosa no Ganepão 2019: 8º Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada – CBNI e 4º Congresso Brasileiro de Pre, Pro e Simbióticos - PreProSim. 

O Ganepão é um dos maiores eventos científicos, entre os Congressos de Nutrição da América Latina. Conta com a presença dos mais renomados profissionais de saúde do segmento, e se destaca por  apresentar conteúdo científico relevante, multidisciplinar e atual, chancelado por importantes Instituições e Associações da área da saúde. De renomada tradição, o Congresso, voltado para  profissionais da área da saúde, traz diversas atividades científicas de forma interativa e inovadora.

O trabalho, intitulado  Ação dos extratos das frutas amazônicas murici (Byrsonima crassifolia) e taperebá (Spondia mombin), tem como objetivo pesquisar a inibição da viabilidade celular de células de câncer de ovário parental e resistente à cisplatina, é coordenado pelo professor Anderson Junger Teodoro (UNIRIO) e faz parte do projeto desenvolvido no Laboratório de Alimentos Funcionais (LAAF) da UNIRIO, em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). 

O projeto estuda o papel e a relação de compostos bioativos provenientes de frutas e sua utilização no tratamento de diferentes patologias, procurando valorizar a diversidade de alimentos existentes em nosso país, mas que a respeito ainda se tem escasso conhecimento científico. Participaram ainda do trabalho a aluna de iniciação científica Thuane Passos (IC/PIBIC) e as pesquisadoras Etel Rodrigues Pereira Gimba  e Mariana Concentino Brum, do INCA.  

"Interação entre Universidade e outros parceiros (como institutos de pesquisa e entidades públicas e privadas), associada à adequada formação de recursos humanos para pesquisa, é o caminho para resultados de impacto que podem trazer benefícios reais para a sociedade" , relatou o orientador, professor Anderson Teodoro.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio