Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / EN / [P] Research Project / Line 3

Line 3

por PPGB — publicado 12/06/2023 13h35, última modificação 26/06/2023 11h45

Cabeçalho_PPGB_EN

Conexão Line 3

Gestão, Inovação e Práticas Sustentáveis em Biblioteconomia

 

◎ Projeto: Acessibilidade e competência informacional em prol da qualidade de vida de pessoas com deficiência e mulheres em situação de enfrentamento à violência: consolidação de iniciativas e políticas contemporâneas no âmbito da Biblioteconomia

Professora coordenadora: Prof.ª Dr.ª Cládice Nóbile Diniz

Descrição: A pesquisa propõe fomentar o desenvolvimento de iniciativas voltadas à ampliação da acessibilidade informacional e da inclusão de pessoas com deficiência e de mulheres em situação de enfrentamento à violência promovidas por bibliotecárias, bibliotecários e outros profissionais de informação, da educação e da tecnologia, em acordo visando desenvolvimento sustentável 2030 das Nações Unidas. O projeto envolve a criação de um portal na web, atuando como um laboratório virtual, para mapear e documentar propostas com finalidades similares, concluídas e em andamento, assim como para oferecer à população mencionada acesso a informações educacionais, culturais, de saúde e técnico-científicas, além de tecnologias digitais e conexões seguras, que garantam a melhoria de sua qualidade de vida. A metodologia da pesquisa é exploratória, aplicada e participante. Além do lançamento do portal, os resultados esperados incluirão repertórios de páginas eletrônicas para a divulgação de pesquisas científicas e seus resultados; fornecimento de informações e conhecimentos por meio da organização de textos publicados em acesso aberto, incluindo artigos, dissertações, livros, vídeos e áudios, e serviço de notícias e matérias, em diferentes meios e formatos, assim como minicursos, debates e games, entre outros, com conteúdos produzidos por docentes, discentes e colaboradores no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. O portal também oferecera links para outros portais, órgãos públicos, institutos de pesquisa, entidades da sociedade civil e redes de serviço de apoio à população alvo da pesquisa.

 

◎ Projeto: Memórias comunitárias fragmentadas: caminhos da resistência enquanto produção, experiência e criação em bibliotecas

Professora coordenadora: Prof.ª Dr.ª Daniele Achilles Dutra da Rosa

Descrição: A pesquisa explora o conceito de memórias comunitárias fragmentadas enquanto iniciativas de resistência no que tange à produção, à experiência e à criação em bibliotecas públicas, comunitárias, escolares e populares em condição de periferia. Abrange estudos teóricos e aplicados no âmbito da gestão, da inovação e das práticas biblioteconômicas sustentáveis em diferentes espaços urbanos e rurais. Admite o uso da história oral para a construção de narrativas, enfatizando a importância das relações entre a memória enquanto experiência e a produção de subjetividade no processo de criação cognitiva e informacional.

Prioriza as noções de comunidade, biblioteca, história, memória, identidade e resistência, com a intenção de produzir novos entendimentos para essas instituições.

 

◎ Projeto: Atuação dos bibliotecários nos setores e atividades da Indústria 4.0: cotejamento entre as competências requeridas pelo mercado de trabalho e as dinâmicas do ensino

Professora coordenadora: Prof.ª Dr.ª Dayanne da Silva Prudencio

Descrição: A pesquisa investiga as competências e habilidades que os graduados em Biblioteconomia precisam dispor para atuar nos ambientes típicos da Indústria 4.0. As bases teóricas serão construídas através de uma quasi-systematic review, envolvendo cinco grandes temáticas: formação do bibliotecário; teoria da prática; pratica informacional na Indústria 4.0; competências do bibliotecário e mercado informacional, examinadas à luz da literatura nacional e internacional. Em um primeiro momento será realizada uma pesquisa documental; em seguida será aplicado um questionário; por fim, serão conduzidas entrevistas com bibliotecários atuantes nesse setor. O estudo pretende apresentar uma cartografia da atuação bibliotecária nos setores e atividades da Indústria 4.0, fomentando o debate sobre a influência dos processos de aprendizagem formais em escolas de nível superior em relação à produção de conhecimentos, competências e práticas de trabalho. Os resultados serão socializados em cursos, palestras e oficinas de formação continuada, facilitando a criação de uma comunidade de prática dos bibliotecários atuantes nos setores e atividades da Indústria 4.0.

 

◎ Projeto: Gestão da informação e do conhecimento: percepções epistemológicas e práticas organizacionais e sociais

Professora coordenadora: Prof.ª Dr.ª Jaqueline Santos Barradas

Descrição: O objetivo da pesquisa reside em investigar o estado da arte da gestão da informação e do conhecimento (GIC), nos contextos epistemológico, organizacional e social. A fundamentação teórica está baseada nas ideias de Pierre Bourdieu, especialmente nos conceitos de habitus, campo e capital. Também serão estudados os pressupostos de Nonaka e Takeuchi, Choo, Davenport e Prusak, entre outros pesquisadores do tema no Brasil e no exterior. Trata-se de um estudo exploratório com abordagem quali-quantitativa, que utilizara técnicas bibliométricas para explorar bases bibliográficas, além de pesquisa documental e questionários. Pretende-se revelar praticas sociais, culturais e de governança, a fim de identificar, avaliar e refletir sobre as ocorrências e intercorrências da GIC no ambiente organizacional e social. Espera-se elaborar estudos de caso que permitam a descrição de conceitos e de sua aplicação, visando a produção de recursos educacionais abertos (REA) para a disseminação da temática.

 

◎ Projeto: Biblioteconomia e memória: pertencimentos, identidades, vínculos e biblioexperiências como potências rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030

Professora coordenadora: Prof.ª Dr.ª Kelly Castelo Branco da Silva Melo

Descrição: O projeto propõe a aplicação da memória no fazer biblioteconômico como possibilidade de resposta às demandas por posturas diferenciadas dos profissionais bibliotecários que emergem das novas configurações da atualidade. Ressalta a função do bibliotecário como algo que extrapola as atividades técnicas e de salvaguarda de patrimônio. Sugere uma aproximação entre biblioteconomia e memória para além do viés patrimonial. Objetiva investigar formas de experimentação de memória viva nas bibliotecas; desvelar como as bibliotecas compõem as memórias dos grupos aos quais pertencem; desenvolver ações promotoras dessa experiência de memória para promoção de sustentação dos elos identitários e de coesão social e pertencimento por meio de adesão afetiva; analisar de que maneira a promoção dessa experiência de memória viva contribui para concretizar os objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030.

 

◎ Projeto: Dos OPACS aos LSPs: práticas e desafios da automação das bibliotecas brasileiras

Professora coordenadora: Prof.ª Dr.ª Márcia Feijão de Figueiredo

Descrição: Apresenta os Sistemas Integrados de Gestão de Bibliotecas SIGBs e as Plataformas de Serviços de Bibliotecas (Library Services Plataforms – LSPs) como recursos amplamente utilizados na automação dos produtos e serviços oferecidos pelas bibliotecas. Aponta a necessidade de mapear as comunidades de prática envolvidas na automação das bibliotecas brasileiras para identificar o desenvolvimento de competências pela troca de conhecimentos, como uma solução para o aprendizado, bem como para a resolução de problemas, em tempo menor do que ocorreria normalmente. Os SIGBs e LSPs estão disponíveis para o desenvolvimento dessas atividades em licenças abertas e fechadas. A pesquisa pretende explicar a importância da adoção desses recursos para o tratamento, a organização e a disseminação da informação científica e tecnológica ou de memória produzida ou adquirida pelas bibliotecas, demonstrando sua importante atuação no contexto da ciência brasileira.

 

◎ Projeto: Inovação e sustentabilidade: novas tendências de gestão na Biblioteconomia

Professora coordenadora: Prof.ª Dr.ª Mariza Costa Almeida

Descrição: O contexto social no qual o conhecimento vem sendo produzido tem se modificado consideravelmente nas últimas décadas, com o advento de inúmeras inovações alterando paradigmas estabelecidos. Em paralelo, preocupações relativas ao processo de aquecimento global têm gerado questionamentos sobre o modo de produzir e viver, levando à multiplicação de acordos internacionais sobre o meio ambiente. A intensidade com que cada área do conhecimento tem sido impactada por tais fenômenos depende de diferentes aspectos.

Neste projeto, o olhar volta-se para a área da Biblioteconomia, englobando não só as bibliotecas mas também os profissionais que nelas atuam. No processo de produção e circulação do conhecimento, os bibliotecários vem sendo rodeados por gadgets, como o livro eletrônico, blogs e feeds, e têm necessitado se adaptar de forma sustentável a diversas modificações no espaço físico e em suas comunidades. A pesquisa propõe analisar o processo de inovação, seja tecnológica, social ou organizacional, e a busca pela sustentabilidade na área da Biblioteconomia. Serão utilizados múltiplos métodos de pesquisa, possibilitando tanto o desenvolvimento teórico como estudos de caso em diferentes organizações para caracterizar o impacto desses aspectos na gestão de bibliotecas.

 

◎ Projeto: Serviço de referência: valor e atualidade das relações humanas no atendimento aos usuários

Professora coordenadora: Prof.ª Dr.ª Simone Borges Paiva Okuzono

Descrição: Diante das demandas contemporâneas que desafiam bibliotecarios e bibliotecas a ressignificar praticas profissionais classicas frente ao acentuado nível de avanço técnico e tecnológico atual, embora, ao mesmo tempo, esses profissionais convivam com contextos marcados por escassos recursos e baixos índices de desenvolvimento humano, entende-se necessario rever os fundamentos e as características do serviço de referência em unidades de informação, para além do espaço e da materialidade que os caracterizam, de maneira a enfatizar as relações entre profissionais e usuarios, estudadas por Green no século XIX e ainda aplicaveis no século XXI. As reflexões de Green, que participou do movimento pelas bibliotecas públicas nos Estados Unidos e é considerado o “criador” do serviço de referência, permanecem relevantes, pois ressaltam as relações humanas no âmbito das bibliotecas. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa é estudar os princípios que norteiam e as rotinas que estruturam o serviço de referência nas bibliotecas brasileiras. O projeto propõe um olhar retrospectivo e prospectivo sobre esse serviço e sobre as relações das bibliotecas com as comunidades que atendem e seus diferentes atores, seja para a oferta de produtos informacionais dedicados à organização e à recuperação da informação, seja para a oferta de atividades recreacionais e ações culturais, e para o planejamento de atividades de instrução e formação de usuarios e leitores.

______________________________________________________________ 

UNIRIO    CAPES    CNPq    FAPERJ    Logo

PPGB | Graduate Program in Library Science

2023 © PPGB Developed with Plone by Renato Mauro

Found an error on the site? Help us to correct. Click here.

Logo

Presentation

Historic

Mission and Objectives

Research Lines

Commissions

CAPES Concept

News

Academic Structure

Curricular Structure

Research Project

Rules and Regulations

Academic Community

Permanent Professors

Collaborating Professors

Selection

Selection Processes Português_BR

Intellectual Production

Dissertations

Magazine

Secretary

Calendar

Communication

Contacts

Social Networks

Facebook         Instagram         YouTube

Languages

Português_BR         Inglês_EN_PB         Espanhol_ES