Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / EN / [P] Research Project / Line 2

Line 2

por PPGB — publicado 02/06/2023 14h45, última modificação 26/06/2023 11h46

Cabeçalho_PPGB_EN

Conexão Line 2

Comunicação Científica, Ciência Aberta e Estudos Métricos

 

◎ Projeto: Estudos sobre a produção científica brasileira: contribuições para a Biblioteconomia

Professora coordenadora: Prof.ª Dr.ª Bruna Silva do Nascimento

Descrição: O projeto propõe mapear a produção científica brasileira, nos diferentes campos do conhecimento, indexada em bases de dados (inter)nacionais, para mensurar os incentivos, as parcerias e os atores que constroem a ciência nacional, produzindo um retrato atual de como o capital simbólico e o capital político se articulam e se influenciam. Apresenta os estudos métricos da informação como princípio e metodologia não só para esse tipo de mapeamento, mas também para explorar cenários profissionais no que concerne à mensuração da ciência em geral, à identificação dos fluxos informacionais e da dispersão do conhecimento, possibilitando ainda sua aplicação a estudos de usos e usuários e ao desenvolvimento de coleções.

 

◎ Projeto: Recomendação em sistemas de informação em saúde: a encontrabilidade da informação no auxílio à emissão de diagnósticos

Professor coordenador: Prof. Dr. Carlos Alberto Ferreira

Descrição: O presente projeto estuda como os sistemas de recomendação podem afetar a recuperação da informação em sistemas de informação em saúde. Procura avaliar a aplicabilidade dos sistemas de recomendação no processo da encontrabilidade da informação. Analisa a experiência do usuário com o intuito de promover melhorias no desenvolvimento de algoritmos estruturados, possibilitando desta forma um acesso e efetivo uso da informação.

 

◎ Projeto: Uso dos Princípios FAIR e modelos semânticos para a interconexão de dados de pesquisa

Professor coordenador: Prof. Dr. Cláudio José Silva Ribeiro

Descrição: Tanto para conjuntos de dados estruturados quanto para os não estruturados, existe quantidade crescente de conteúdo digital disponível na Web, embora haja ainda muitos conjuntos de dados que são legíveis e compreensíveis apenas por humanos. A possibilidade de agenciar computadores para organizar, publicar e compartilhar o conhecimento contido neste conteúdo está associada à ampliação da capacidade de tratamento da semântica por mecanismos automatizados. Tomando por base o contexto do compartilhamento de dados nos esforços do acesso aberto à produção em ciência e tecnologia, este projeto investiga e implementa o compartilhamento de dados usando os princípios FAIR. Combinando métodos e abordagens epistemológicas, reúne os registros de metadados e o conteúdo de bancos de dados para torná-los compatíveis com os princípios FAIR. Explora o uso de ferramentas para processar conjuntos de dados e identificar possíveis unidades semânticas, além de padrões e convergências. Propõe um diagnóstico e aponta para a validação e o método para aplicação em processos de transformação.

 

◎ Projeto: Cortesia acadêmica na ciência: análise do elitismo em publicações com agradecimentos indexadas na SciELO

Professor coordenador: Prof. Dr. Gonzalo Rubén Alvarez

Descrição: Agradecimentos na ciência representam um fenômeno social e podem ser utilizados como formas complementares de avaliação do desempenho e prestígio individual dos pesquisadores dentro do sistema de recompensa acadêmico. O presente projeto de pesquisa pretende analisar as práticas de agradecimentos nos artigos brasileiros de quatro áreas indexados na SciELO, observando como elas refletem a hierarquização e o elitismo da comunidade científica por meio das influências intelectuais e colaborações não tradicionais formalmente agradecidas nas publicações. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, de natureza quali-quantitativa e de nível nacional. A coleta de dados incluirá o levantamento e classificação de informações sobre agradecimentos em periódicos das Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. As informações serão analisadas conjuntamente e os indicadores apresentados em formato de tabelas e gráficos.

 

◎ Projeto: Perfil do PPGB nos seus primeiros 10 anos: produção acadêmica, docentes, discentes e egressos

Professora coordenadora: Prof.ª Dr.ª Maria de Nazaré Freitas Pereira

Descrição: O presente projeto de pesquisa pretende mapear a produção científica e as atividades acadêmicas do corpo docente e discente do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB) ao longo dos seus primeiros dez anos: de 2012 a 2022. O objetivo da pesquisa consiste em produzir indicadores que subsidiem o planejamento do curso de doutorado profissional em Biblioteconomia a ser proposto pelo PPGB à Capes até o fim do quadriênio 2021-2024. Com abordagem descritiva e quantitativa, o estudo fara uso da análise documental e estatística, buscando sistematizar e organizar os dados reunidos para sua ampla divulgação.

Neste sentido, adota os estudos métricos como princípio e metodologia para explorar os diferentes cenários acadêmicos e fluxos informacionais observados, na perspectiva da interação de humanos e não-humanos proporcionada pela teoria ator-rede.

 

◎ Projeto: Livros acadêmicos em acesso aberto: infraestrutura digital e práticas inovadoras de ensino e pesquisa

Professor coordenador: Prof.ª Dr.ª Nanci Elizabeth Oddone

Descrição: Desde as últimas décadas do século XX mudanças significativas nos processos tradicionais de produção, circulação e consumo de informações, conhecimento e entretenimento chegaram ao cotidiano de todos os cidadãos, dos mais jovens aos mais idosos. Desde então, embora disruptiva, a cultura digital, com seus produtos e suas ferramentas, rapidamente se consolidou como padrão preferencial para a comunicação e o trabalho em todos os setores, inclusive na ciência e na educação. No entanto, a atividade científica e as práticas de ensino e aprendizagem, fortemente vinculadas à cultura impressa, ainda resistem a adotar a inovação editorial representada pelos livros digitais e aparelhos eletrônicos de leitura. A partir de 2012, com a criação da Scielo Livros, a entrada do Kindle e da Amazon no Brasil e o lançamento da OAPEN Library na Europa, observou-se uma ampliação na oferta de obras em formato digital, dando lugar a uma progressiva mudança nos hábitos culturais e educacionais. O sucesso dessa estratégia depende não apenas da infraestrutura digital de circulação e acesso aos produtos digitais, mas da garantia de sua qualidade e do estímulo a práticas inovadoras de ensino e pesquisa que incorporem os livros digitais em acesso aberto como recursos educacionais em igualdade de condições em relação às obras impressas tradicionais. Nesse contexto, a presente pesquisa busca responder à questão: que contribuição os livros acadêmicos em acesso aberto têm oferecido às práticas de ensino e pesquisa em Biblioteconomia, sobretudo após o fechamento das bibliotecas universitárias e a adesão ao ensino remoto durante a pandemia? A estratégia metodológica envolve o emprego de técnicas documentais de coleta de dados para identificar e mapear a infraestrutura pública e privada que disponibiliza livros acadêmicos em acesso aberto para o ensino e a pesquisa e para verificar se os mesmos estão sendo indicados aos estudantes através da bibliografia básica das disciplinas da graduação. Em paralelo, visando incorporar uma perspectiva qualitativa, pretende-se elaborar questionário virtual para avaliar o comportamento dos docentes nesse contexto e sua postura sobre as tendências atuais em termos de material bibliográfico para o ensino. Os discentes também serão ouvidos, buscando avaliar sua reação ao novo padrão de aprendizagem e sua satisfação com os recursos informacionais abertos.

 

◎ Projeto: A via verde no Brasil: principais tendências dos repositórios institucionais

Professor coordenador: Prof.ª Dr.ª Simone da Rocha Weitzel

Descrição: O objetivo principal do presente estudo é mapear os repositórios institucionais brasileiros a fim de construir o perfil da via verde no país traçando uma correspondência com o momento atual do Movimento de Acesso Aberto no mundo. Para isso serão efetuadas as seguintes etapas: caracterização da via verde e suas tendências no Brasil e no mundo por meio de revisão de literatura; Identificação dos repositórios institucionais brasileiros em diretórios (inter)nacionais; levantamento dos dados referentes às coleções, tipo de financiamento, política adotada, posicionamento no ranking mundial de repositórios e se os títulos de artigos de periódicos depositados nos repositórios estão indexados no Web of Knowledge por meio da pesquisa documental e questionários; traçar correspondências entre o perfil dos repositórios institucionais brasileiros e a via verde no mundo. Os dados desse mapeamento poderão ser úteis para estabelecer políticas públicas evidenciando o nível de participação do país em relação ao Movimento do Acesso Aberto bem como traçar correspondências com questões sobre a comunicação e produção cientifica em especial aquelas relativas à visibilidade, impacto, e, sobretudo, sua influência no Sistema da Ciência Mundial por meio das variáveis estabelecidas nesse estudo.

______________________________________________________________ 

UNIRIO    CAPES    CNPq    FAPERJ    Logo

PPGB | Graduate Program in Library Science

2023 © PPGB Developed with Plone by Renato Mauro

Found an error on the site? Help us to correct. Click here.

Logo

Presentation

Historic

Mission and Objectives

Research Lines

Commissions

CAPES Concept

News

Academic Structure

Curricular Structure

Research Project

Rules and Regulations

Academic Community

Permanent Professors

Collaborating Professors

Selection

Selection Processes Português_BR

Intellectual Production

Dissertations

Magazine

Secretary

Calendar

Communication

Contacts

Social Networks

Facebook         Instagram         YouTube

Languages

Português_BR         Inglês_EN_PB         Espanhol_ES