Sobre
O grupo de pesquisa dedica-se ao desenvolvimento de estudos e reflexões acerca de acervos documentais de origem privada, seja pessoal ou organizacional (empresas, movimentos sociais, ONGs, sindicatos, eclesiásticos), em todas as suas manifestações, a partir de suas relações com as dimensões da memória, da história e do patrimônio. Olhar a historicidade desses acervos inclui na proposta o estudo de suas trajetórias, produções, produtores e produtoras, e suas significações nos espaços sociais, públicos e coletivos. Busca-se discutir fundamentos teóricos e metodológicos associados aos documentos de arquivo de origem privada a partir de suas relações com os processos de construção e estruturação de memórias e identidades sociais. Pautado em aspectos teóricos, técnicos, políticos e sociais da arquivologia e das práticas arquivísticas, o grupo propõe abordar seus objetos com viés interdisciplinar que contemple todas as áreas de conhecimento que dialogam com a arquivologia.
Clique aqui para acessar as informações completas do grupo no diretório do CNPQ
Linhas de pesquisa
Linha1: Instituições (d)e custódia de arquivos privados e pessoais
As problemáticas que envolvem a institucionalização e a patrimonialização de arquivos privados e pessoais constituem os objetivos da presente linha de pesquisa.
Linha 2: Indivíduos e seus documentos
A partir de discussões de cunho arquivístico, histórico e debates sobre memória, busca-se nesta linha de pesquisa desenvolver estudos em torno dos documentos que compõem os arquivos pessoais. Para isso, destacam-se questões que envolvem desde o processo de acumulação destes acervos até as tipologias documentais que os compõe.
Linha 3: Arquivos pessoais de mulheres
Esta linha busca investigar os arquivos privados e pessoais de mulheres da sociedade brasileira ao longo do tempo revelando a presença e atuação delas. A partir de uma perspectiva plural, os estudos dialogam com os saberes da Arquivologia, História, Letras, entre outras. Objetiva-se promover a visibilização social e o efetivo acesso a esses conjuntos documentais, oportunizando a revisão de ações, processos de aquisição e tratamento, além da conscientização quanto à relevância desses arquivos.
Membros