Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / PPGBIO e a Sociedade / As paisagens fragmentadas: O efeito da fragmentação nas comunidades de anuros (sapos, pererecas e rãs)

Joao Luiz de Caires Souza

As atividades humanas, como agropecuária, têm reduzido a cobertura vegetal em todo planeta, assim reduzindo a biodiversidade e afetando processos ecossistêmicos naturais. O grupo de vertebrados mais afetado pelos impactos ambientais são os anuros (sapos, pererecas e rãs), pois são muito sensíveis a mudanças de temperatura e umidade. Desta forma, pretendemos compreender como árvores em ambientes impactados podem manter a biodiversidade de anuros e os processos ecossistêmicos naturais.

João Souza, pesquisador do departamento de ecologia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), mais precisamente no Laboratório de Ecologia de Rios e Córregos, e aluno do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical (PPGBIO) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) espera que esta pesquisa traga benefícios, pois pode apresentar um importante papel funcional para árvores isoladas em ambientes impactados por atividades agropecuárias.

Este trabalho visa verificar se árvores isoladas em locais de atividades agropecuárias promovem a manutenção da biodiversidade de espécies, e também se realizam a manutenção de processos ecossistêmicos naturais, que são essenciais para produção dos serviços ecossistêmicos que nós necessitamos. A produção de alimentos, a regulação do clima, a purificação da água são alguns serviços que o ambiente presta para nós em consequência da manutenção dos processos ecossistêmicos naturais.

O presente projeto está sendo realizado na REGUA (Reserva Ecológica do Guapiaçu) que fica localizada em Cachoeiras de Macacu, no Rio de Janeiro. A análise é feita verificando a produção das larvas de anuros (sapos, pererecas e rãs) a partir do aumento e crescimento das larvas dos anuros até atingirem o tamanho adulto e saírem da água. Uma vez que este processo de produção é afetado pela temperatura e umidade da água, estes parâmetros influenciam diretamente no tamanho que os adultos dos sapos, pererecas e rãs atingem. Esse estudo será feito analisando as espécies de anuros em três áreas distintas: área com cobertura vegetal; área com apenas uma árvore isolada; e no meio do pasto aberto.

O trabalho proposto tem grande importância visto a crescente perda de vegetação em virtude da expansão de atividades de agropecuária, além de utilizar como foco do estudo o grupo dos anuros, que é o grupo de vertebrados com maior proporção de espécies ameaçadas do mundo. E por fim, o ponto chave desta pesquisa é entender como a manutenção das árvores em áreas de agropecuária podem manter a biodiversidade e processos ecossistêmicos que são essenciais para manutenção das atividades humanas.

Clique aqui e baixe o áudio de explicação do projeto!

Logo PPGBIO

Navegação