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UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
ESCOLA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE BIOMEDICINA - BACHARELADO
(Escola de Ciências Biológicas)
Diretora da Escola de Ciências Biológicas:ProfªDrªLoreine Hermida da Silva e Silva Decana do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde: Profª Drª Lucia Marques Alves Vianna
Pró-Reitora de Graduação: Profª DrªNilci da Silva Guimarães Reitora: Profª DrªMalvina Tânia Tuttman
Rio de Janeiro 2007
SUMÁRIO
Identificação da Instituição |
03 |
Histórico |
03 |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro |
03 |
Pró-Reitoria de Graduação |
03 |
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde |
04 |
Escola de Ciências Biológicas |
04 |
Aspectos Gerais do Curso de Biomedicina |
06 |
Estrutura Organizacional |
06 |
Infra-Estrutura Física |
06 |
Curso Oferecido |
10 |
Projeto Pedagógico do Curso de Biomedicina |
10 |
Princípios Filosóficos, Humanísticos e Pedagógicos do Curso |
10 |
Justificativa e Relevância |
11 |
Objetivos |
11 |
Perfil do Curso e Estrutura |
12 |
Ementas das Disciplinas |
13 |
Metodologia de Ensino |
18 |
Perfil do Corpo Docente |
19 |
Perfil do Corpo Discente |
20 |
Estrutura Funcional do Curso |
27 |
Disciplinas Ministradas pelos Departamentos da Escola de Ciências Biológicas |
22 |
Disciplinas Ministradas pelos Departamentos do Instituto Biomédico |
22 |
Disciplinas Ministradas pelos Departamentos da Escola de Informática Aplicada |
23 |
Disciplina Ministrada pelo Centro de Ciências Humanas |
23 |
Linhas de Trabalho de Conclusão de Curso |
28 |
Atividades Complementares |
28 |
Normas e Critérios para Avaliação |
28 |
Trabalho de Conclusão de Curso |
31 |
Atividades de Extensão e Projetos de Extensão |
31 |
Quadro demonstrativo – Disciplina Obrigatórias |
32 |
Quadro demonstrativo – Disciplina Optativas |
37 |
Quadro demonstrativo – Disciplina Eletivas |
38 |
Disciplinas e Docentes do Curso |
40 |
Laboratórios -Equipamentos Instalados |
43 |
Relação dos equipamentos de infra-estrutura de informática à disposição do Curso |
50 |
- IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
- HISTÓRICO
- A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Criada em 05 de junho de 1979, pela Lei 6.655. O seu corpo social é constituído por discentes, técnicos e administrativos, docentes qualificados e titulados - doutores, mestres e especialistas - nas mais variadas áreas de conhecimento.
Possui sistema de bibliotecas, arquivos e está implantando a informatização em toda a área acadêmica.
A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro está plenamente adequada aos dispositivos estabelecidos pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação n°9394 96.
Tem como objetivos produzir e disseminar o conhecimento nos diversos campos do saber, contribuindo para o exercício pleno da cidadania mediante formação humanística, crítica e reflexiva, conseqüentemente preparando profissionais competentes e atualizados para o mundo do trabalho presente e futuro.
- A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)
A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) fundamenta sua atuação em um processo de discussão e construção coletivas, bases da sua Metodologia Participativa de Ação. Com a intenção de buscar os caminhos para o Ensino de Graduação de forma conjunta com os três segmentos da Comunidade Universitária, a prática cotidiana da PROGRAD tem como prioridade a consolidação dos Cursos de Graduação já existentes na UNIRIO, para que possam atingir a excelência na formação dos alunos.
- O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UNIRIO é composto pelas escolas de Medicina e Cirurgia, de Enfermagem Alfredo Pinto, de Nutrição e de Ciências Biológicas. Oferece os cursos de graduação na área de Ciências Biológicas (Bacharelado em Ciências Biológicas e Biomedicina), Enfermagem, Medicina, Nutrição e vários cursos de especialização e/ou residência médica e de Enfermagem. A Escola de Ciências Biológicas proporciona ainda o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Atendendo aos alunos de Biomedicina em nível de Pós-graduação, o CCBS oferece o Programa de Pós-graduação em Neurologia (Mestrado), na área multidisciplinar, coordenado pela Escola de Medicina.
- A Escola de Ciências Biológicas (ECB)
A Escola de Ciências Biológicas da UNIRIO, criada em 1990, é uma das unidades de ensino mais recentes da Instituição, e responde pelas atividades dos seguintes cursos:
- - Curso de Biomedicina – Trata-se de um curso de Bacharelado, sendo este um curso presencial, com propósito de formar profissionais com habilidades específicas na área da saúde, ficando estabelecida a competência nas áreas de análises clínicas (realizar análises, assumir a responsabilidade técnica e firmar os respectivos laudos). O curso permite ao egresso atuar em análises clínicas (realizar análises, assumir a responsabilidade técnica e firmar os respectivos laudos). Este profissional tem competência legal para assumir e executar o processamento de sangue, suas sorologias e exames pré-transfussionais e é capacitado legalmente para assumir chefias técnicas, assessorias e direção destas atividades; atuar junto a banco de sangue, com competência legal para assumir e executar o processamento de sangue, suas sorologias e exames pré-transfussionais e é
capacitado legalmente para assumir chefias técnicas, assessorias e direção destas atividades; atuar em análises ambientais (realizar análises físico- químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente); atuar em indústrias (indústrias químicas e biológicas): soros, vacinas, reagentes, etc.; de Citologia oncótica (citologia esfoliativa); atuar em análises bromatológicas (realizar análises para aferição de qualidade dos alimentos); atuar em Imagenologia (atua na área de Raio-X, ultra-sonografia, tomografia, ressonância magnética, medicina nuclear (excluída a interpretação de laudos); atuar em acupuntura (aplicar completamente, os princípios, os métodos e as técnicas de acupuntura); atuar em Biologia Molecular (coleta de materiais, análise, interpretação, emissão e assinatura de laudos e de pareceres técnicos); atuar na coleta de materiais (realizar toda e qualquer coleta de amostras biológicas para realização dos mais diversos exames, como também supervisionar os respectivos setores de coleta de materiais biológicos de qualquer estabelecimento que a isso se destine. Exetuam-se as biópsias, coleta de líquido, céfalo-raquidiano (líquor) e punção para obtenção de líquidos cavitários em qualquer situação) e atuar com DNA (realizar exames laboratoriais de DNA, assumir a responsabilidade técnica e firmar os respectivos laudos). O curso foi reconhecido pela Portaria nº. 178 de 02 de maio de 1993 do Conselho Federal de Educação. Este curso for reformulado durante os anos de 2005 e 2006, atendendo as Diretrizes Curriculares do MEC e seguindo as sugestões do Conselho Federal de Biomedicina, sendo aprovado pelo Conselho de Ensino e Pesquisa da UNIRIO em março de 2007, retroativo a dezembro de 2006, passando a vigorar a partir do primeiro semestre de 2007.
- Aspectos Gerais do Curso de Biomedicina
Reconhecimento |
Portaria nº 178, de 02 de maio de 1983 |
Regime |
Sistema de Créditos |
Tempo médio de conclusão |
08 períodos letivos |
Horário |
Integral (manhã e tarde) |
Número máximo de alunos por semestre |
35 por semestre |
- Estrutura Organizacional
A Escola de Ciências Biológicas (ECB) oferta aos discentes disciplinas através de 04 departamentos: Botânica, Ciências Naturais, Ecologia e Recursos Marinhos e Zoologia, aprovados pela Portaria n. 2649 de 19 de outubro de 2005.
Além de seus departamentos mencionados, a referida escola conta com disciplinas ministradas pelo Instituto Biomédico (IB), através dos departamentos de Ciências Fisiológicas, Ciências Morfológicas, Microbiologia e Parasitologia e Saúde da Comunidade; pela Escola de Medicina e Cirurgia (EMC), através dos departamentos de Medicina Geral e Patologia e Apoio Clínico; pela Escola de Educação (EE) através do departamento de Processos Técnicos Documentais; pela Escola de Nutrição (EN), através do departamento de Tecnologia de Alimentos e pela Escola de Informática Aplicada (EIA), através dos departamentos de Matemática e Estatística e Informática Aplicada.
- Infra-Estrutura Física
A infra-estrutura da escola, que oferece o Curso de Biomedicina, dispõe de 07 salas de aulas, com capacidade para 300 alunos, 02 salas de
projeções, 05 laboratórios de aulas para graduação, sendo os 03 de microscopia, 01 de química e 01 de dissecação. Além destas, possui também 01 secretaria escolar, 01 sala de direção, 01 secretaria de departamentos, 01 sala de professores e recursos áudios-visuais, 01 sala de colegiados e 01 sala para o sistema de informação ao ensino.
Na escola, também estão à disposição do alunado os laboratórios de Química Ambiental, Laboratório de Biotecnologia Vegetal, Laboratório Integrado de Microscopia e Análise de Imagens e o Núcleo de Estudos limnológicos.
A escola dispõe também uma sala de apoio técnico, uma sala de coleções didáticas, uma reprografia, dois diretórios acadêmicos (Diretório Chico Mendes e Diretório Adolfo Lutz), sendo um localizado na Escola de Ciências Biológicas e o outro localizado no Instituto Biomédico e uma sala para reuniões dos colegiados departamentais e de escola.
O Instituto Biomédico contribui com suas instalações para o curso sendo 01 sala de direção do instituto, 01 sala de secretaria do instituto, 01 sala de informática para discentes, 07 auditórios com capacidades diversas, 04 salas de aulas teóricas, 05 laboratórios de microscopia (Histologia, Imunologia, Microbiologia, Parasitologia e Patologia), 05 laboratórios de aulas práticas e demonstrativas, 01 laboratório de Anatomia Humana, 01 sala de preparação de material anatômico, 02 salas de preparação de material histológico, 02 laboratórios de Bioquímica e laboratórios de pesquisas como o Laboratório de Biologia Molecular, Laboratório de Citogenética, Laboratório de Biologia e Fisiologia de Microorganismos, Laboratório de Estudo de Dípteros, Laboratório de Imunologia Celular, Laboratório de Imunofisiologia e Imunopatologia de Linfócitos T, Laboratório de Imunologia de Microorganismos, Laboratório de Interação Parasito- Hospedeiro de Agentes Zoonóticos e Antroponóticos, Laboratório de
Avaliação da Composição e Aroma de Produtos Alimentícios, Laboratório de Química de Alimentos e Laboratório de Análises Clínicas, Ambientais e Toxicológicas.
A Escola de Medicina e Cirurgia colabora com o laboratório de Patologia Clínica do HUGG e com quatro enfermarias relacionadas à área de Hematologia.
A Escola de Nutrição colabora com o Laboratório de Análises Bromatológicas e com o Laboratório de Investigação em Nutrição e Doenças Crônico-Degenerativas.
A Escola de Informática contribui com dois Laboratórios de Informática, com capacidade para 35 alunos.
- Bibliotecas
O Sistema de Bibliotecas da UNIRIO (UNIBIBLI), criado em 1986, compõe-se de uma Biblioteca Central e de bibliotecas Setoriais.
Suas bibliotecas atuam como suporte informacional de incentivo ao ensino, à pesquisa e à extensão universitária, integrando-se à estrutura acadêmica e aos sistemas de informação cultural, tecnológica e científica em âmbito nacional e internacional.
O Sistema de Bibliotecas compreende: Conselho Biblioteconômico; Biblioteca Central e Bibliotecas Setoriais.
A Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), criada em 1988, reuniu as bibliotecas das Escolas de Enfermagem Alfredo Pinto e da Escola de Nutrição. Estão ainda vinculadas à Biblioteca Setorial do CCBS as Bibliotecas da Escola de Medicina e Cirurgia (CCBS/BM) e a Biblioteca do Instituto Biomédico (CCBS/IB), que atendem a Escola de Ciências Biológicas. O acervo é composto de livros atualizados, periódicos, monografias, teses, bases de dados cobrindo os diversos cursos da área
biomédica. O acervo dessas bibliotecas atinge atualmente um alto percentual de automação, o que permite a consulta de todo acervo on-line.
Os títulos referentes à área das Ciências Biológicas ficam na Biblioteca Central, em instalações ao lado da Escola de Ciências Biológicas.
O acervo do Sistema de Bibliotecas é composto de cerca de 80.000 títulos, constituído de livros, periódicos, artigos de divulgação, teses, dissertações, monografias, além das bases de dados, abrangendo as áreas das Ciências Biológicas, Biomédicas e Humanas.
O UNIBIBLI permite acesso individualizado ao Chemical Abstract e as inúmeras bases de dados disponíveis no portal de periódicos da CAPES.
Dentre os títulos de livros podemos indicar na área das Ciências Biológicas cerca de 560, na de área das Ciências Biomédicas em torno de 923, na área das Ciências Matemáticas e Estatísticas cerca de 300, na área das Ciências Sociais e Educacionais cerca de 900 e na área das Ciências da Saúde cerca de 940.
O acervo de periódicos é constituído de 220 títulos entre revistas indexadas nacionais e internacionais nas áreas de Conservação e Saúde. Na área das Ciências Humanas, o acervo é composto por 440 títulos, entre revistas indexadas nacionais e internacionais.
O UNIBIBLI possui intercâmbio e conexões com outras entidades. A associação de sistema com outras entidades contribui significativamente para a ampliação e o aprimoramento da informação. Entre essas entidades estão: Rede Bibliodata - facilita não só a participação no processo de catalogação cooperativa, como também a localização de publicações nas cerca de 70 instituições a ela filiadas; CCN (Catálogo Coletivo Nacional de Publicações) - permite a localização dos periódicos existentes na maior parte das bibliotecas nacionais; COMUT - permite solicitação de cópias de publicações constantes de acervos de outras instituições; REDARTE (Rede de Bibliotecas
e Centros de Informação em Artes) - faculta a localização e o empréstimo de obras na área de artes e CBBU (Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias) - desempenha papel de inestimável importância na política de desenvolvimento das bibliotecas universitárias em todo o país.
O UNIBIBLI permite, através do sistema CARIBE, pesquisar o catálogo on-line, tanto em terminais da rede local, através de microcomputadores para usuários, como pela internet, possibilitando a localização dos documentos disponíveis no acervo da UNIRIO.
Destaca-se ainda, que a Escola de Ciências Biológicas possui uma Biblioteca Local. Ela é composta por livros atualizados, monografias e dissertações nas áreas da Biologia, Biomedicina e Saúde, além de periódicos indexados, meio impresso, como a Acta Botânica do Brasil, a Revista Brasileira de Biologia, a Química Nova, o Anuário do IGEO, a Bioikos, a Revista Brasileira de Zoologia. Esta unidade mantém ainda um banco atualizado de monografias, criado em 2005 e já disponibiliza on-line cerca de 550 títulos.
A Biblioteca Central conta ainda com o Boletim Epidemiológico, o Jornal Brasileiro de Patologia, a Revista Brasileira de Patologia Clínica, o Journal of Parasitology, Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, dentre outros. Enfatiza-se que ao lado da Biblioteca Central da UNIRIO, que fica situada no campus Urca, estão localizadas as bibliotecas da Companhia Brasileira de Recursos Minerais (CPRM) e do Instituto Militar de Engenharia (IME), que possibilitam a ampliação da informação necessária à pesquisa, com inúmeros títulos e acervo eletrônico a diversas bases de dados, em
diferentes áreas do conhecimento.
1.5. Curso Oferecido
Bacharelado em Ciências Biológicas |
35 ingressantes por semestre |
PROJETO PEDAGÓGICO
2.A. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE BIOMEDICINA (Bacharelado)
- Princípios Filosóficos, Humanísticos e Pedagógicos do Curso
O presente projeto pedagógico atende às novas diretrizes curriculares encaminhadas e estabelecidas pelo MEC e, ao mesmo tempo, atende aos ensejos dos professores e alunos em melhorar cada vez mais a qualidade de vida e a experiência de ensino-apredizagem.
O Curso de Biomedicina tem como objetivo geral a formação de profissionais com competências e habilidades que lhes possibilite a inserção no mundo do trabalho, de maneira a melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro, do ponto de vista do conteúdo, sem descuidar de seu desenvolvimento do ponto de vista social e humanístico.
- Justificativa e Relevância
A contribuição do biomédico vem se tornando cada vez mais imprescindível no mundo atual, pois são profissionais que têm familiaridade com métodos científicos e que podem, através desse conhecimento, desenvolver planos de pesquisa dentro da área saúde.
O curso assegura a formação de profissionais com competências e habilidades para acompanhar a profunda revolução biológica dos últimos decênios.
O mercado de trabalho para o Biomédico permite o exercício de sua atividade tanto no setor privado — na indústria de produção de soros e vacinas, em laboratórios de Patologia Clínica onde realiza os exames, interpreta e emite laudos e pareceres responsabilizando-se tecnicamente
pelas análises clínico-laboratoriais — no setor público, onde contribui para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas, família e comunidade, e no magistério superior, para a área da saúde, gerando e transmitindo novos conhecimentos para a formação de novos profissionais.
Existem diversas áreas que o biomédico pode atuar, incluindo a pesquisa básica (como biofísica, bioquímica, biologia molecular parasitologia e imunologia) ou em pesquisa aplicada à clínica (como reprodução humana, análises clínicas, análises de imagens, análises bromatológicas e análises hematológicas), necessárias em um país de grande extensão como o nosso e carente no sistema de saúde.
- Objetivos
O objetivo do Curso de Biomedicina é de suprir a carência de docentes especializados e também para formar pesquisadores voltados para a área da saúde.
Em linhas gerais, os objetivos do curso são:
- preparar o aluno para entender a morfo-fisiologia humana, bem como o processo de homeostasia corporal;
- capacitar o discente na compreensão dos processos patológicos gerais e clínicos frente à medicina interna, bem como dos princípios básicos de ação de drogas e fármacos;
- promover a conscientização dos cuidados com o ecossistema, bem como as análises das variáveis mantenedoras do meio ambiente saudável;
- Proporcionar aos discentes o conhecimento necessário para a realização de exames de todas as esferas que envolvem a análise clínico-laboratorial e análise de imagens voltadas à clínica médica.
- Perfil do Curso e Estrutura
A missão do Curso de Biomedicina da UNIRIO é a formação de profissionais:
- Detentores de sólida fundamentação teórica da estrutura-função do organismo humano, dos mecanismos causais das doenças, dos princípios básicos de ação de drogas e fármacos, bem como da fundamentação teórico-prática dos métodos de investigação e de análise complementares de diagnóstico;
- Motivados e capacitados para assumir um processo de educação permanente ou continuada, necessário para adaptar-se às modificações do mercado de trabalho que decorrem da evolução do conhecimento científico e tecnológico;
- Dotados de espírito crítico e responsabilidade que lhe permitam uma atuação consciente, dirigida para a melhoria da qualidade de vida da população humana;
- Qualificados para ser imediatamente absorvido pelos setores profissionais de saúde e tecnologia;
- Capacitados a exercer, além das atividades técnicas pertinentes à profissão, o papel de educador no ensino superior, gerando e transmitido novos conhecimentos para a formação de novos profissionais e para a sociedade como um todo.
- Condutor de todas as suas atividades profissionais dentro do mais alto rigor científico, ético e moral.
O curso está estruturado em sistema de créditos e dividido em 08 períodos de integralização.
Nos dois últimos períodos, o aluno opta por uma sub-área da Biomedicina, na qual desenvolverá um trabalho experimental sob a orientação
docente (estágio curricular), que culminará na apresentação dos resultados sob a forma de trabalho de conclusão de curso, requisito obrigatório.
- Ementas das Disciplinas
EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE BIOMEDICINA
Período Ideal |
Disciplina |
Ementa |
Carga Horária |
4º |
Ambiente e Saúde |
Estuda a saúde e o processo saúde-doença das populações e dos indivíduos, à luz de seus aspectos ambientais, sua estreita ligação com o meio ambiente em âmbito local, regional e geral, situando-os nos contextos político, econômico, social e biológico. |
60 horas |
3º |
Anatomia |
O curso tem a finalidade de informar os aspectos morfológicos do corpo humano, conceituando os sistemas e aparelhos e dando ênfase a nomenclatura anatômica dos órgãos e sistemas. |
90 horas |
3º |
Bioestatística |
O papel da estatística na Biomedicina, análise exploratória de dados, noções de probabilidade, distribuição gaussiana, faixa de referência para medidas laboratoriais, noções de amostragem, noções de correlação e regressão, comparação de dois grupos. |
90 horas |
4º |
Biofísica |
A importância da Biofísica e campos de interesse. Água e sua importância biológica. Sistemas dispersos. Soluções. pH e tampões. Equilíbrio ácido-base. Biomecânica. Biofísica da circulação. Bioeletricidade. Biofísica da contração muscular. Biotermologia. Bioenergética. Métodos de análise em Biofísica. Ultra-som. |
120 horas |
5º |
Biologia Molecular I |
Organização da célula. Cromossomos, genes e controle de expressão gênica. O ciclo celular e seus mecanismos de controle. Tecnologia do DNA recombinante, suas aplicações e implicações éticas. Técnicas de análise de DNA e suas aplicações |
90 horas |
3º |
Bioquímica I |
Estudo bioquímico da célula. Química e metabolismo de macromoléculas: carboidratos, lipídios, aminoácidos, proteínas e ácidos nucléicos. Integração e controle do metabolismo. |
90 horas |
4º |
Bioquímica II |
Estudo bioquímico da digestão. Bioquímica do sangue. |
90 horas |
Bioquímica do fígado. Respiração e equilíbrio ácido – |
|||
base. Águas e sais minerais. Bioquímica do rim. |
|
|
Bioquímica do osso e do tecido conjuntivo. Bioquímica do músculo. Hormônios. |
|
1º |
Citologia |
Evolução histórica de conhecimentos. A célula, aspectos gerais e propriedades. Organelas celulares; núcleo; divisão celular e diferenciações celulares. |
30 horas |
1º |
Complementos de Matemática I |
Levar o aluno a dominar técnicas e estratégias, do ponto de vista matemático, para analisar e resolver problemas envolvendo fenômenos de variação e crescimento na área da saúde |
75 horas |
2º |
Complementos de Matemática II |
Estuda os problemas que envolvem taxas de variação e movimento. |
75 horas |
2º |
Ecologia Básica |
Dinâmica de populações. Características e flutuações populacionais. Biocenoses. Grupamentos. Delimitação e ecótone. Evolução e dinâmica. Clímax. Ecossistema e sua dinâmica. |
90 horas |
2º |
Educação Ambiental e Cidadania |
Estudo de questões educacionais relativas ao meio ambiente, considerando a inter-relação homem-natureza, especificamente no que se refere ao ambiente de vida das pessoas, dentro de uma abordagem inter e multidisciplinar dos aspectos: político, ético, econômico, social, ecológico, evolutivo, histórico, cultural e saúde. |
45 horas |
1º |
Elementos de Ecologia |
Introdução à Ecologia; ecossistemas; energia nos ecossistemas. Ciclo biogeoquímicos; fatores limitantes; biomas. Ecologia evolutiva. Ecologia fisiológica. |
60 horas |
1º |
Embriologia |
Aparelho genital masculino; Aparelho genital feminino; Ovulação; Segmentação do ovo; As vesículas amnióticas e vitelina; Mesoderma primário; O germe tridérmico; Curvatura e fechamento do corpo do embrião; anexos embrionários; Caducas e Placentas; Arcos e fendas branquiais; Bolsas faríngeas. O maciço facial; Formação da cavidade bucal; Gênese do tubo digestivo; das glândulas anexas ao tubo digestivo; Odontogênese, Gênese do aparelho respiratório; Órgãos linfóides, Coração, Vasos sanguíneos, Glândulas endócrinas, Aparelho urinário. |
30 horas |
7º |
Epidemiologia |
Estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, agravos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de preservação, controle ou erradicação de doenças e indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde. |
60 horas |
7º |
Estágio Supervisionado I |
Desenvolver o conhecimento e a prática profissional, capacitando o estudante para o trabalho integrado, em que age de forma cooperativa, concretizando objetivos previamente estabelecidos. |
270 horas |
8º |
Estágio Supervisionado II |
Aprofundar o conhecimento e a prática profissional, capacitando o estudante para o trabalho integrado, em que age de forma cooperativa, concretizando objetivos previamente estabelecidos. |
570 horas |
5º |
Evolução |
A origem e o impacto do pensamento evolutivo, o contexto ecológico da mudança evolutiva, estrutura populacional e deriva genética, efeitos da seleção natural, especiação e adaptação, metodologias aplicadas, biogeografia, evolução humana. |
60 horas |
6º |
Farmacologia I |
Discutir os objetivos gerais da disciplina de Farmacologia I, conceituar e classificar as drogas quanto à origem e usos. Discutir as ações do corpo sobre o organismo (farmacocinética) a saber: absorção, vias de administração, metodologia da pesquisa farmacológica, distribuição, mecanismo de ação, interações, eliminação e reações adversas. |
60 horas |
7º |
Farmacologia II |
Farmacologia do sistema nervoso central; Farmacologia cardiovascular e sangüínea; Farmacologia do aparelho respiratório; Farmacologia endocrinológica. |
120 horas |
3º |
Física Geral |
Leis de Newton. Trabalho e Energia. Conservação da energia. Conceitos de termodinâmica. Hidrostática. Física de radiações. Fenômenos elétricos em células. Aplicações. |
60 horas |
5º |
Fisiologia I |
Introdução à fisiologia. Homeostase celular e sistêmica. Bioeletrogênese. Fisiologia muscular. Fisiologia do sistema nervoso autônomo. Fisiologia cardiovascular. Fisiologia respiratória. Fisiologia renal. Fisiologia digestiva. Fisiologia endócrina. Fisiologia reprodutiva. |
60 horas |
6º |
Fisiologia II |
Transmissão de mensagens no sistema nervoso. Elementos de redes neuroniais. Fisiologia somestésica. Fisiologia da motricidade. Neurobiologia cortical cerebral. Eletrofisiologia cortical cerebral. Fisiologia dos processos conscientes. Fisiologia dos processos emocionais. Fisiologia mnésica. Fisiologia do condicionamento e do aprendizado. Bases da Neuropsicologia. |
45 horas |
1º |
Fundamentos de Botânica |
Estudo da morfologia, fisiologia e evolução das divisões vegetais, sua taxonomia e relações filogenéticas dando ênfase aos grupos com importância médica. |
60 horas |
4º |
Genética Geral |
Divisões celulares (mitose e meiose). Mecanismos de herança dos caracteres hereditários e sua associação com a meiose. Probabilidade aplicada à Genética. Mapeamento cromossômico. Introdução a Genética Quantitativa. Cariótipo e suas aplicações. Níveis de ploidia e alterações cromossômicas estruturais e numéricas. Estrutura e duplicação de DNA. Biossíntese de RNA e proteínas. Introdução a Genética de Populações. Introdução a Teoria da Evolução e agentes evolutivos. |
90 horas |
7º |
Higiene e Saúde Pública |
O curso analisa a importância do componente social no surgimento, expansão e erradicação das doenças. Como casos de estudo são tomadas antigas e novas endemias que acompanham a evolução humana. |
45 horas |
2º |
Histologia I |
Classificação geral dos tecidos; Tecido epitelial de revestimento; Tecido epitelial glandular; Tecido de natureza conjuntiva; Tecido ósseo; Sangue; Tecido muscular e tecido nervoso. |
60 horas |
3º |
Histologia II (Anatomia Microscópica) |
Formação e órgão linfóides; Aparelho circulatório; Aparelho respiratório; Aparelho urinário; Glândulas endócrinas; Pele e anexos; Glândula mamária; Aparelho digestivo; Aparelho genital masculino; aparelho genital feminino; Órgãos dos sentidos. |
60 horas |
5º |
Imunologia |
Mecanismos de defesa gerais e específicos do hospedeiro nas inter-relações com o parasito. Células responsáveis pela resposta imune específica e inespecífica. Reação Inflamatória e Fagocitose. Antígenos e imunógenos. Estrutura e função dos anticorpos. Complexo principal de histocompatibilidade. Interações celulares na resposta imune. Mecanismos efetores da resposta imune humoral e celular. Reações antígeno x anticorpo e sua utilização em métodos imunológicos de pesquisa e diagnóstico. Imunoprofilaxia e imunoterapia. Estudo de processos patológicos decorrentes de alterações nos mecanismos normais de resposta imunológica: reações de hipersensibilidade, imunodeficiências, autoimunidade, transplantes e tumores. |
90 horas |
5º |
Metodologia da Pesquisa Científica |
O curso analisa o método científico em sua evolução histórico-filosófica e discute a partir daí a produção de conhecimento na atualidade. |
45 horas |
6º |
Microbiologia |
Estudo das características morfológicas e fisiológicas da célula bacteriana; Genética bacteriana e suas aplicações. Controle dos microorganismos por agentes físicos e químicos; Agentes antimicrobianos e mecanismos de resistência bacteriana. |
150 horas |
6º |
Radiobiologia |
Estrutura da matéria; Radioatividade; Fontes e produção de radioisótopos; Interação das radiações ionizantes com a matéria; Medidas de radioatividade; Aplicações médicas, biológicas e em tecnologia dos radioisótopos e das radiações eletromagnéticas: Raios X e Gama; Radioproteção; Radiobiologia fundamental e molecular; Fotobiologia; Efeitos biológicos gerais: detecções e medidas. |
60 horas |
6º |
Parasitologia |
Conceito de parasitismo; Associações biológicas; Noções de taxonomia; Ações parasitárias e reações dos hospedeiros; Estudo dos agentes parasitários e suas inter-relações com os hospedeiros, nas unidades Protozoologia, Helmintologia; Artropodologia e Noceozoologia. |
120 horas |
6º |
Patologia Geral e Experimental |
Conhecimento dos mecanismos básicos de doenças; |
120 horas |
Estudo morfológico macro e microscópico dos processos patológicos gerais; Noções de Imunopatologia, Patologia Genética, Patologia Nutricional e Patologia Ambiental; Conhecimento de técnicas laboratoriais e Histopatologia. |
|||
3º |
Química Analítica |
Equilíbrio químico. Métodos e técnicas de análise volumétrica. Teoria das reações de neutralização em solução aquosa. Teoria de reações de oxi-redução. |
90 horas |
1º |
Química Geral e Inorgânica |
Teorias atômicas. Classificação Periódica dos elementos. Estequiometria. Ligações químicas. Teorias ácido-base. Soluções e propriedades coligativas. Cinética química. |
75 horas |
2º |
Química Orgânica |
Introdução; Hidrocarbonetos; Estereoquímica; Mecanismos de reação e Intermediários químicos; Álcoois e Aminas; Fenóis, Éteres, Aldeídos e Cetonas; Ácidos carboxílicos e Ésteres; Amidas; Tópicos especiais: Lipídeos, Fosfolipídeos e Ceras; Hidratos de carbono; Aminoácidos, Peptídeos e Proteínas; Terpenos e Esteróides; Alcalóides e Acetogeninas. |
75 horas |
5º |
Toxicologia |
Histórico da toxicologia; Agente tóxico; Toxicidade e intoxicação. Características da exposição à xenobióticos. Toxicocinética. Toxicodinâmica. Toxicologia dos medicamentos. Toxicologia ambiental. Toxicologia ocupacional. Toxicologia social. |
60 horas |
1º |
Zoologia Aplicada |
Estudo da morfologia, fisiologia, ecologia e evolução dos filos animais, sua taxonomia e relações filogenéticas dando ênfase aos grupos com importância médica. |
60 horas |
7º |
Análise Estatística |
Familiarizar os alunos com o instrumental estatístico necessário para analisar um conjunto de dados com muitas variáveis e torná-lo capaz de escolher e utilizar criticamente os métodos estatísticos. |
60 horas |
4º |
Anatomia Humana I |
O curso tem a finalidade de informar os aspectos morfológicos do corpo humano, conceituando os sistemas e aparelhos e dando ênfase a nomenclatura anatômica dos órgãos e sistemas. |
120 horas |
5º |
Anatomia Humana II |
Conhecimentos necessários de Anatomia, visando a associá-los em nível macroscópico com os conhecimentos adquiridos em histologia, relativos aos quatro tecidos fundamentais e alguns órgãos e sistemas, procurando-se relacionar ao máximo com as disciplinas do curso profissionalizante. |
120 horas |
6º |
Bioinformática |
Introdução à Biologia Molecular Computacional. Análise de bancos de dados. Alinhamento simples de seqüências. Alinhamento múltiplo de seqüências. Filogenia. Genoma funcional. Data Mining.Análise estrutural de proteínas e proteomas. Modelagem de biomoléculas e farmacogenômica. |
45 horas |
2º |
Biologia Animal |
É o estudo da diversidade animal em seus diversos níveis, incluindo sua biologia funcional, ecologia, |
75 horas |
|
|
importância e utilização. |
|
6º |
Biomatemática |
Métodos de integração. Integral definida. Aplicações da integral definida. Aplicações do Cálculo Diferencial. Equações diferenciais aplicadas. |
60 horas |
6º |
Biologia Molecular II |
A organização interna da célula e as vias de transdução de sinais. O ciclo celular e seus mecanismos de controle. Expressão gênica. Mecanismos celulares do desenvolvimento, diferenciação celular e manutenção dos tecidos. Genômica e proteômica. |
60 horas |
2º |
Biologia Vegetal |
É o estudo dos vegetais em sua forma ampla. Compreende aspectos morfológicos, funcionais (fisiologia vegetal), taxonomia, classificação, sistemática, ecologia e evolução. |
75 horas |
4º |
Bromatologia |
Introdução à Bromatologia. Importância da química analítica no estudo da análise dos alimentos. Estudo químico bromatológico dos grupos de alimentos. Estudo químico bromatológico dos aditivos alimentares. Interação entre alimentos e medicamentos. Princípios ativos nos alimentos. |
120 horas |
2º |
Expressão Oral e Escrita |
Noções gerais de gênero discursivo. Esquema de comunicação; Língua oral e escrita. Normais Gramaticais. Expressão oral. |
60 horas |
4º |
Física Aplicada |
Teoria dos erros. Fontes convencionais e não- convencionais de energia. Fusão e fissão nuclear. Radioatividade. Decaimento radioativo; Hidrodinâmica. A Segunda Lei da termodinâmica. |
90 horas |
7º |
Genética Humana |
A disciplina trata das causas das principais síndromes e outras doenças de etiologia genética, abordando também os aspectos éticos relativos ao aconselhamento genético e ao diagnóstico pré-natal de anomalias hereditárias e/ou congênitas. |
60 horas |
6º |
Hematologia |
O curso visa, dentro da área profissionalizante, preparar o aluno, do ponto de vista teórico e prático, para o exercício das Análises Clínicas no que se refere ao campo da Hematologia. |
60 horas |
3º |
Introdução à Fisiologia Animal Comparada |
Estudo comparativo das manifestações de funções orgânicas nos filos animais. Compreende aspectos morfofuncionais, design, bioquímica e biofísica comparativos. Compreende tanto os aspectos do funcionamento dos sistemas orgânicos como um todo com cunho evolutivo e adaptativo. Pode ser definida como a comparação e o contraste de mecanismos, processos ou respostas de diferentes espécies animais, ou de uma única espécie, sob diferentes condições. |
75 horas |
5º |
Química Aplicada |
Critérios de pureza. Métodos de separação e purificação de compostos químicos. Reações de caracterização de compostos orgânicos. Reações de síntese. |
60 horas |
3º |
Técnicas Redacionais de |
A disciplina se propõe a apresentar a estrutura de um projeto e relatório de pesquisa, estrutura de monografia, |
30 horas |
|
Trabalhos Científicos |
dissertação e tese, com enfoque para uniformização redacional e gráfica. |
|
6º |
Temas Atuais em Biologia |
Discussão de teorias, hipóteses e conceitos clássicos da Biologia. |
30 horas |
6º |
Teoria do Conhecimento em Epidemiologia |
O curso analisa a doença como um construto histórico determinado pelas concepções de tempo e espaço. Tais concepções compõem o pensamento religioso, filosófico e científico de cada época, ao passo que seus restos históricos sedimentam-se no senso comum. Parte-se da premissa de que todo esse conjunto estrutura a categoria doençae que mudanças radicais de tempo e espaço engendram mudanças radicais em seus elementos constitutivos – causa, contágio, transmissão e controle. Como caso de estudo, discute-se a contraditória convivência de concepções Antigas e Modernas, exemplificadas no caso da sífilis e aids. |
45 horas |
7º |
Banco de Dados |
Noções de sistemas de Informação e sua implementação através do uso de SGBDs relacionais. |
60 horas |
1º |
Educação Física I |
Conjunto de exercícios, posturas e habilidades desenvolvidas, visando a manutenção da forma física através da prática desportiva, com base para o bem estar psicológico. Foco: Vôlei. |
30 horas |
2º |
Educação Física II |
Conjunto de exercícios, posturas e habilidades desenvolvidas, visando à manutenção da forma física através da prática desportiva, com base para o bem estar psicológico. Foco: Basquete. |
30 horas |
6º |
Introdução à Ciência da Computação |
Noções de arquitetura dos computadores; sistemas operacionais; banco de dados, redes, laboratório de programas aplicativos. |
60 horas |
- Metodologia de Ensino
O Curso de Biomedicina propõe:
- Currículo, que oferece disciplinas de conteúdo específico das Ciências Biomédicas, disciplinas que discutem o Homem em seus múltiplos aspectos de desenvolvimento;
- Desenvolvimento de projetos inter-disciplinares que envolvam diversos departamento e outras escolas, objetivando capacitar os alunos a desenvolver trabalhos em equipe, principalmente àqueles que vierem a atuar na área da saúde;
- Desenvolvimento de projetos em conjunto entre as Escolas de Ciências Biológicas, Medicina, Informática e Instituto Biomédico;
- Valorização de trabalhos de natureza científica estimulando os alunos a vivenciar todas as etapas do método científico e,
- Ensino organizado a partir de uma metodologia, que favorece as atividades de ensino coletivo, de ensino individualizado e de ensino socializado. Para o desenvolvimento desta metodologia destacam-se as seguintes atividades:
- aulas expositivas, aulas demonstrativas, aulas práticas; trabalhos de campo; - campanhas de campo; - pesquisas didáticas; - visitas técnicas;- exposições didáticas; - confecção de maquetes; - projeção de vídeos e slides; - leituras comentadas; - pesquisas experimentais; - palestras, workshops e seminários com especialistas, pesquisadores e profissionais do mercado.
O Curso de Biomedicina também oferece aos alunos de a oportunidade de participar de diferentes programas de bolsas e estágios, proporcionando a integração do ensino à pesquisa e à extensão, através de bolsas de monitoria, iniciação científica e extensão.
Atualmente, a UNIRIO conta em seu programa de bolsas acadêmicas com o Programa Especial de Treinamento (PET), dirigido aos alunos com excelente desempenho preparando-os à integração entre a graduação, pesquisa, extensão e pós-graduação, nos moldes PET/CAPES.
- Perfil do Corpo Docente
O Curso de Biomedicina é integrado por dez departamentos (Botânica, Ciências Fisiológicas, Ciências Morfológicas, Ciências Naturais, Ecologia e
Recursos Marinhos, Informática Aplicada, Matemática e Estatística, Microbiologia e Parasitologia, Saúde e Comunidade, Zoologia) compostos por professores capacitados em diversas áreas de atuação das Ciências Biomédicas e da Biologia básica e aplicada. Possui, portanto, formação eclética e elevado nível de capacitação (Anexo 1). Ressalta-se que o corpo docente dos departamentos específicos da Escola de Ciências Biológicas (total de 08 professores) que participa do curso em questão, é composto por 57,15% dos professores com título de doutor e 42,85% com título de mestre. Nos departamentos da Escola de Informática o percentual de professores doutores envolvido com o curso é de 80% e de mestres é de 20% e no Instituto Biomédico é de 52,5% de doutores, 37,5% de mestres e 15% de especialistas.
Na Escola de Nutrição o percentual docente é de 100% de doutores e na Escola de Medicina e Cirurgia os docentes envolvidos são especialistas.
Majoritariamente o corpo docente que compõe os quatro departamentos específicos da Escola de Ciências Biológicas atua em linhas de pesquisas voltadas qualidade de água e química do sangue, muito embora existam outras linhas de pesquisa.
A alta qualificação e projeção no meio acadêmico do corpo docente, proporcionam condições ideais para o ensino, a pesquisa e a extensão do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, que foram fatores determinantes para consolidação do referido curso.
- Perfil do Corpo Discente
O corpo discente é formado por alunos provenientes de todas as camadas sociais, sem distinção, de diferentes opções científicas, filosóficas
e políticas. São oriundos das redes públicas e privadas, estando dentro da faixa etária entre 17 e 18 anos, quando ingressam no curso.
A média de idade do corpo discente é de 21 anos, solteiros, sem filhos e residem com os pais, nos mais diversos bairros da cidade do Rio de Janeiro. Existe uma diferença entre o percentual de alunos do sexo feminino (maior) e do sexo masculino (menor).
A grande maioria dos alunos que procura o Curso de Biomedicina não possui emprego, o que é justificado pelo horário do curso (manhã e tarde). Devido ao processo de seleção e ao interesse que o curso desperta, os alunos apresentam alto potencial, criatividade e iniciativa. Buscam conhecimento no campo, tanto nas áreas consideradas básicas, como na área aplicada. Exibem concentração de interesses para Bioquímica, Genética, Imunologia e Parasitologia.
Este corpo discente procura e tem a oportunidade de ter contato direto e permanente durante o curso com os professores e pesquisadores contribuindo para o aprofundamento de seus conhecimentos.
Os estudantes têm a chance de participar de atividades de iniciação científica dentro de laboratórios especializados da UNIRIO, onde podem acompanhar ou desenvolver projetos de pesquisa, devidamente orientados. Esses projetos são freqüentemente apresentados, pelos próprios estudantes, em reuniões, jornadas e congressos científicos. Muitas vezes esses projetos resultam em trabalhos publicados em revistas científicas de circulação nacional.
Ao corpo discente é assegurado o livre direito de organização em órgãos de representação estudantil, de acordo com a legislação vigente, respeitados o Estatuto e os Regimentos da UNIRIO: o Diretório Central de Estudantes – DCE e o Diretório Acadêmico Adolfo Lutz e exibem participação ativa nos destacados órgãos.
- Estrutura Funcional do Curso
O curso está estruturado no sistema de créditos, onde cada crédito teórico equivale a 15 horas e cada crédito prático equivale a 30 horas, dividido em 08 períodos para a integralização, em horário integral (manhã e tarde) e com trabalho de conclusão de curso. A carga horária total do curso é de 3.090 horas.
Além das disciplinas de caráter obrigatório, o aluno deve cursar um mínimo de 180 horas em disciplinas optativas, escolhidas em um elenco oferecido pelos diversos professores, com constante atualização de seus conteúdos e temas, entre aquelas que melhor se enquadrarem à sua formação.
Disciplinas Ministradas pelos Departamentos da Escola de Ciências Biológicas
DEPARTAMENTO |
DISCIPLINAS |
BOTÂNICA |
Biologia Vegetal; Fundamentos de Botânica; Técnicas Redacionais de Trabalhos Científicos; |
CIÊNCIAS NATURAIS |
Física Geral; Física Instrumental; Química Aplicada; Química Geral e Inorgânica; Química Orgânica; Química Analítica. |
ECOLOGIA E RECURSOS MARINHOS |
Ecologia Básica; Elementos de Ecologia; Educação Ambiental e Cidadania; Evolução; |
ZOOLOGIA |
Biologia Animal; Zoologia Aplicada |
Disciplinas Ministradas pelos Departamentos do Instituto Biomédico
DEPARTAMENTO |
DISCIPLINAS |
CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS |
Biofísica; Bioquímica I; Bioquímica II; Fisiologia I; Fisiologia II (Humana); Farmacologia I; Farmacologia II; Radiobiologia; Toxicologia |
CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS |
Biologia Molecular; Citologia; Anatomia Humana; Histologia I; Histologia II (Anatomia Microscópica); Embriologia; Genética Geral; Genética Humana; Genética Molecular e Citogenética; |
MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA |
Imunologia; Microbiologia; Parasitologia; Patologia Geral e Experimental; |
SAÚDE E COMUNIDADE |
Ambiente e Saúde; Epidemiologia; Higiene e Saúde Pública; Teoria do conhecimento em Epidemiologia; Metodologia da Pesquisa Científica; |
Disciplinas Ministradas pelos Departamentos do Escola de Medicina e Cirurgia
DEPARTAMENTO |
DISCIPLINAS |
MEDICINA GERAL |
Hematologia |
Disciplinas Ministradas pelo Departamentos da Escola de Nutrição
DEPARTAMENTO |
DISCIPLINAS |
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS |
Bromatologia |
Disciplinas Ministradas pelos Departamentos da Escola de Informática Aplicada
DEPARTAMENTO |
DISCIPLINAS |
MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA |
Análise Estatística; Bioestatística; Biomatemática; Complementos de Matemática I; Complementos de Matemática II; |
INFORMÁTICA APLICADA |
Banco de Dados; Introdução à Ciência da Computação; |
Disciplina Ministrada pelo Centro de Ciências Humanas
DEPARTAMENTO |
DISCIPLINA |
PROCESSOS TÉCNICO-DOCUMENTAIS |
Expressão Oral e Escrita |
Linhas de Trabalho de Conclusão de Curso
DEPARTAMENTO |
ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO |
CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS |
Biofísica; Bioquímica; Fisiologia Humana; Farmacologia, Toxicologia |
CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS |
Anatomia Humana; Biofísica, Bioquímica, Farmacologia; Fisiologia Humana; Histologia; Genética; Biologia Molecular; |
CIÊNCIAS NATURAIS |
Química Analítica; Química Orgânica; |
ECOLOGIA E RECURSOS MARINHOS |
Educação Ambiental; Evolução; |
MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA |
Imunologia; Microbiologia; Parasitologia; Patologia Geral |
SAÚDE COLETIVA |
Saneamento |
MULTIDISCIPLINAR |
Análises Bromatológicas; Análises Clínicas; |
- Atividades Complementares
A carga horária atribuída às atividades complementares será de no mínimo 5% e no máximo de 15% da carga horária total do curso.
São consideradas atividades complementares ao curso:
- Monitoria, atividades de iniciação científica, atividades que integrem programas ou projetos de extensão;
- Disciplinas cursadas na modalidade à distância e/ou presencial que não constem na matriz curricular do Curso;
- Disciplinas cursadas por convênio celebrado entre a UNIRIO e outra IES, relacionado ao curso;
- Organização e/ou participação em eventos científicos, com ou sem apresentação de trabalhos, desde que comprovados.
- Organização e/ou participação em congressos, seminários, simpósios, encontros, jornadas, palestras; exposições; projetos de preservação ambiental; trabalhos de campo e campanhas de campo.
- Normas e Critérios para Avaliação
O Curso de Biomedicina utiliza o sistema de avaliação institucional no sentido de considerar o desempenho discente. O sistema estabelece três fases distintas: a) duas avaliações bimensais, sendo uma no início e outra ao final do semestre; b) segunda chamada: avaliação extra, não-automática, que substitui, em caso de falta do aluno. Deve ser solicitada pelo aluno no departamento de ensino que está lotada a disciplina, no prazo de 48 horas após a realização da prova. A desatenção em relação a esse prazo resultará em grau zero na respectiva avaliação. O prazo de aplicação da segunda chamada é de 08 dias; c) avaliação final: ocorre ao final do período letivo. Esta avaliação é aplicada aos alunos que não obtiveram desempenho acadêmico suficiente para aprovação direta.
A avaliação dos alunos pode se dar, de acordo com as especificidades da disciplina, mediante provas, seminários, oficinas, exercícios, projetos, relatórios ou outras atividades que julgue adequadas e necessárias, mas o professor deve, obrigatoriamente, realizar duas avaliação escritas, concluindo um ciclo de avaliação. Dessa forma, o docente poderá utilizar outros instrumentos de avaliação, complementando o grau da prova como, por exemplo, trabalhos de pesquisa ou exercícios mais elaborados.
Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver média aritmética das duas avaliações, igual ou superior a 7,0 (sete).
O aluno que obtiver média aritmética inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 5,0 (cinco), será submetido à avaliação final.
Será considerado reprovado por insuficiência acadêmica o aluno que obtiver média aritmética inferior a 5,0 (cinco). Para os alunos que ficarem para avaliação final será considerado aprovado na disciplina, aquele que alcançar média final entre avaliação final e a média aritmética das duas avaliações anteriores igual ou superior a 5,0 (cinco).
- Trabalho de Conclusão de Curso
Todos os alunos do Curso de Biomedicina deverão ao final do curso, apresentar um trabalho de conclusão de curso elaborado individualmente, que será avaliado por banca especializada, através de apresentação pública e servirá como um dos instrumentos de avaliação.
As áreas de desenvolvimento do trabalho são: Análises Bromatológicas; Análises Clínicas; Anatomia Humana; Biofísica; Biologia Molecular; Bioquímica; Citologia; Farmacologia; Fisiologia Humana; Genética; Histologia; Imunologia; Microbiologia; Parasitologia; Patologia Geral e Experimental; Química Analítica; Química Orgânica; Saneamento; Toxicologia
- Atividades de Extensão e Projetos de Extensão
O Curso de Biomedicina valoriza e propicia diversas atividades extensionistas permanentes e temporárias como visitas, palestras, jornadas, semanas, cursos de atualização e extensão.
Apóia sociedades científicas, através de sua infra-estrutura e docentes qualificados, no sentido de viabilizar ações extensionistas voltados para a área das Ciências Biomédicas.
O curso também conta com projetos de extensão institucionalizados voltados para democratização do conhecimento, comprometendo o corpo docente e discente do curso com questões de relevância social.
Anexos
CURSO DE BIOMEDICINA – DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
CÓDIGO SIE |
DISCIPLINA |
PERÍODO PRO- POSTO |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA TOTAL |
PRÉ- REQUISITOS |
||
SCM 0001 |
Citologia |
1º |
02T |
- |
02 |
30 horas |
inexiste |
SCM 0005 |
Embriologia |
1º |
02T |
- |
02 |
30 horas |
inexiste |
SCN 0017 |
Elementos de Ecologia |
1º |
04T |
- |
04 |
60 horas |
inexiste |
SZO 0018 |
Zoologia Aplicada |
1º |
02T |
01P |
03 |
60 horas |
inexiste |
SBC 0030 |
Fundamentos de Botânica |
1º |
02T |
01P |
03 |
60 horas |
inexiste |
TME 0016 |
Complementos de Matemática I |
1º |
03T |
01P |
04 |
75 horas |
inexiste |
SCN 0003 |
Química Geral e Inorgânica |
1º |
03T |
01P |
04 |
75 horas |
inexiste |
Carga Horária Total do 1º Período: 390 horas Número Total de Créditos do 1º Período: 22 créditos |
|||||||
SCM 0002 |
Histologia I |
2º |
02T |
01P |
03 |
60 horas |
Citologia |
TME 0017 |
Complementos de Matemática II |
2º |
03T |
01P |
04 |
75 horas |
Complementos de Matemática I |
SCN 0004 |
Química Orgânica |
2º |
03T |
01P |
04 |
75 horas |
Química Geral e Inorgânica |
SER 0006 |
Ecologia Básica |
2º |
04T |
01P |
05 |
90 horas |
Elementos de Ecologia |
SER 0012 |
Educação Ambiental e Cidadania |
2º |
01T |
01P |
02 |
45 horas |
Elementos de Ecologia |
Carga Horária Total do 2º Período: 345 horas Número Total de Créditos do 2º Período: 18 créditos |
|||||||
SCM 0011 |
Anatomia |
3º |
02T |
02P |
04 |
90 horas |
inexiste |
SCF 0001 |
Bioquímica I |
3º |
04T |
01P |
05 |
90 horas |
inexiste |
SCM 0003 |
Histologia II (Anatomia Microscópica) |
3º |
02T |
01P |
03 |
60 horas |
Histologia I |
TME 0006 |
Bioestatística |
3º |
04T |
01P |
05 |
90 horas |
Complementos de Matemática I |
SCN 0128 |
Física Geral |
3º |
04T |
- |
04 |
60 horas |
Complementos de Matemática II |
SCN 0007 |
Química Analítica |
3º |
02T |
02P |
04 |
90 horas |
Química Geral e Inorgânica |
Carga Horária Total do 3º Período: 480 horas Número Total de Créditos do 3º Período: 25 créditos |
|||||||
SCM 0006 |
Genética Geral |
4º |
04T |
01P |
05 |
90 horas |
Bioestatística Bioquímica I |
SCF 0011 |
Bioquímica II |
4º |
04T |
01P |
05 |
90 horas |
Bioquímica I |
SCF 0013 |
Biofísica |
4º |
04T |
02P |
06 |
120 horas |
inexiste |
SSC0001 |
Ambiente e Saúde |
4º |
02T |
01P |
03 |
60 horas |
inexiste |
Carga Horária Total do 4º Período: 360 horas Número Total de Créditos do 4º Período: 19 créditos |
|||||||
SCF 0007 |
Fisiologia I (Geral) |
5º |
02T |
01P |
03 |
60 horas |
Biofísica Bioquímica I Histologia II Anatomia |
SCN 0057 |
Evolução |
5º |
04T |
- |
04 |
60 horas |
Genética Geral |
SCN 0029 |
Biologia Molecular I |
5º |
04T |
01P |
05 |
90 horas |
Genética Geral Bioquímica I |
SMP 0025 |
Imunologia |
5º |
02T |
02P |
04 |
90 horas |
Histologia II Bioquímica I |
SCF 0021 |
Toxicologia |
5º |
02T |
01P |
03 |
60 horas |
Bioquímica II |
SSC 0030 |
Metodologia da Pesquisa Científica |
5º |
03T |
- |
03 |
45 horas |
inexiste |
Carga Horária Total do 5º Período: 405 horas Número Total de Créditos do 5º Período: 23 créditos |
|||||||
SCF 0004 |
Fisiologia II (Humana) |
6º |
03T |
- |
03 |
45 horas |
Fisiologia I (Geral) |
SMP 0024 |
Patologia Geral e Experimental |
6º |
02T |
03P |
05 |
120 horas |
Histologia II Biologia Molecular I Imunologia |
SCF 0009 |
Farmacologia I |
6º |
02P |
01T |
03 |
60 horas |
Fisiologia I |
SMP 0026 |
Microbiologia |
6º |
04T |
03P |
07 |
150 horas |
Imunologia |
SMP 0027 |
Parasitologia |
6º |
04T |
02P |
06 |
120 horas |
Anatomia Imunologia |
SCF 0006 |
Radiobiologia |
6º |
02T |
01P |
03 |
60 horas |
Biofísica Biologia Molecular I |
Carga Horária Total do 6º Período: 555 horas Número Total de Créditos do 6º Período: 27 créditos |
|||||||
SCF 0010 |
Farmacologia II |
7º |
04T |
02P |
06 |
120 horas |
Farmacologia I |
SSC 0016 |
Epidemiologia |
7º |
04T |
- |
04 |
60 horas |
Microbiologia Parasitologia Bioestatística |
SSC 0020 |
Higiene e Saúde Pública |
7º |
03T |
- |
03 |
45 horas |
Parasitologia |
ECB 0005 |
Estágio Supervisionado I |
7º |
- |
09P |
09 |
270 horas |
Disciplina da Área de Monografia |
ECB 0007 |
Monografia I |
7º |
- |
02P |
02 |
60 horas |
Disciplina da Área de Monografia |
Carga Horária Total do 7º Período: 555 horas Número Total de Créditos do 7º Período: 24 créditos |
|||||||
ECB 0006 |
Estágio Supervisionado II |
8º |
- |
19P |
19 |
570 horas |
Estágio Supervisionado I |
ECB 0008 |
Monografia II |
8º |
- |
02P |
02 |
60 horas |
Monografia I |
Carga Horária Total do 8º Período: 630 horas Número Total de Créditos do 1º Período: 21 créditos |
|||||||
CARGA HORÁRIA TOTAL EM DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: 3.720 HORAS TOTAL DE CRÉDITOS EM DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: 179 créditos |
|||||||
ÁREAS DE ESTÁGIO E MONOGRAFIA DO CURSO:
Análises Clínicas; Análises Bromatológicas; Anatomia Humana; Biofísica; Biologia Molecular; Bioquímica; Ecologia; Farmacologia; Fisiologia Humana; Genética;Histologia; Imunologia; Microbiologia; Parasitologia; Patologia Geral e Experimental; Química Analítica; Química Orgânica; Saneamento e Toxicologia. |
QUADRO DEMONSTRATIVO DO CURSO DE BIOMEDICINA – DISCIPLINAS OPTATIVAS
CÓDIGO SIE |
DISCIPLINA |
PERÍODO PRO- POSTO |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA TOTAL |
Pré- Requisito |
||
TME 0011 |
Análise Estatística |
7º |
02T |
01P |
03 |
60 horas |
Bioestatística |
SCM 0012 |
Anatomia Humana I |
4º |
02T |
03P |
05 |
120 horas |
Anatomia |
SCM 0013 |
Anatomia Humana II |
5º |
02T |
03P |
05 |
120 horas |
Anatomia Humana II |
SCM 0031 |
Bioinformática |
6º |
01T |
01P |
02 |
45 horas |
Biologia Molecular I |
SCN 0040 |
Biologia Animal |
2º |
03T |
01P |
04 |
75 horas |
inexiste |
TME 0001 |
Biomatemática |
6º |
03T |
01P |
03 |
60 horas |
Complementos de Matemática II |
SCM 0030 |
Biologia Molecular II |
6º |
02T |
01P |
03 |
60 horas |
Biologia Molecular I |
SCN 0041 |
Biologia Vegetal |
2º |
03T |
01P |
04 |
75 horas |
inexiste |
STA 0001 |
Bromatologia |
4º |
02T |
03P |
05 |
120 horas |
Química Analítica |
HTD 0051 |
Expressão Oral e Escrita |
2º |
02T |
01P |
03 |
60 horas |
inexiste |
SCN 0129 |
Física Aplicada |
4º |
04T |
01P |
05 |
90 horas |
Física Geral Complementos de Matemática II |
SCM 0009 |
Genética Humana |
7º |
02T |
01P |
03 |
60 horas |
Genética Geral |
SZO 0005 |
Introdução à Fisiologia Animal Comparada |
3º |
03T |
01P |
04 |
75 horas |
Biologia Animal |
|
Hematologia |
6º |
02T |
01P |
03 |
60 horas |
Histologia II |
SCN 0024 |
Química Aplicada |
5º |
- |
02P |
02 |
60 horas |
Química Orgânica e Bioquímica I |
SCN 0076 |
Técnicas Redacionais de Trabalhos Científicos |
3º |
02T |
- |
02 |
30 horas |
inexiste |
|
Temas Atuais em Biologia |
6º |
02T |
- |
02 |
30 horas |
Ecologia Básica e Evolução |
SSC 0046 |
Teoria do Conhecimento em Epidemiologia |
6º |
03T |
- |
03 |
45 horas |
Imunologia |
Carga Horária Total : 1245 horas Número Total de Créditos: 60 créditos |
QUADRO DEMONSTRATIVO CURSO DE BIOMEDICINA – DISCIPLINAS ELETIVAS
CÓDIGO SIE |
DISCIPLINA |
PERÍODO PRO- POSTO |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA TOTAL |
Pré- Requisito |
||
SSC 0006 |
Educação Física I |
1º |
- |
01P |
01 |
30 horas |
inexiste |
SSC 0007 |
Educação Física II |
2º |
- |
01P |
01 |
30 horas |
Educação Física I |
TIN 0001 |
Introdução à Ciência da Computação |
6º |
02T |
01P |
03 |
60 horas |
inexiste |
TIN 0004 |
Banco de Dados |
7º |
02T |
01P |
03 |
60 horas |
Introdução à Ciência da Computação |
Carga Horária Total : 180 horas Número Total de Créditos: 08 créditos |
Anexo 2 - Disciplinas e Docentes do Curso de Biomedicina
Disciplina |
Professores Ministrantes |
Professor Responsável |
Ambiente e Saúde |
Luiz Azar Miguez |
Luiz Azar Miguez |
Análise Estatística |
Maria Teresa Serrano Barbosa |
Maria Teresa Serrano Barbosa |
Anatomia |
Paulo César Alves Azizi; José Luis Camarinha do Nascimento e Silva & Ulisses Linhares |
Ulisses Cerqueira Linhares |
Anatomia Humana I |
Paulo César Azizi; José Luis Camarinha do Nascimento e Silva & Ulisses Linhares |
Ulisses Cerqueira Linhares |
Anatomia Humana II |
Paulo César Alves Azizi; José Luis Camarinha do Nascimento e Silva & Ulisses Cerqueira Linhares |
Ulisses Cerqueira Linhares |
Bioestatística |
Maria Teresa Barbosa Serrano |
Maria Teresa Barbosa Serrano |
Biofísica |
Marly Lima, Ana Maria da Silva Vasconcelos, Ivan Coelho da Fonseca, Jorge Nehme |
Marly Pereira Lima |
Bioinformática |
Ana Teresa Nogueira Dumans |
Ana Teresa Nogueira Dumans |
Biologia Animal |
Jarbas de Mesquita Neto |
Jarbas de Mesquita Neto |
Biologia Molecular I |
Carmem Lúcia A. Paiva & Luiz Cláudio Cameron |
Carmem Lúcia Antão Paiva |
Biologia Molecular II |
Carmem Lúcia A. Paiva & Luiz Cláudio Cameron |
Carmem Lúcia Antão Paiva |
Biologia Vegetal |
Jarbas de Mesquita Neto |
Jarbas de Mesquita Neto |
Biomatemática |
Dante Machado e Silva |
Dante Machado e Silva |
Bioquímica I |
Jaime da Silva Lima |
Jaime da Silva Lima |
Bioquímica II |
Carlos Alberto Bastos de Maria ; Ricardo Felipe Alves Moreira |
Carlos Alberto Bastos de Maria |
Bromatologia |
Édira Castello Branco de Andrade |
Édira Castello Branco de Andrade |
Citologia |
Eli Deolindo da Cruz |
João Paulo de Souza Cortes |
Complementos de Matemática I |
Dante Machado e Silva |
Dante Machado e Silva |
Complementos de Matemática |
Dante Machado e Silva |
Dante Machado e Silva |
II |
|
|
Ecologia Básica |
Ricardo da Silva Cardoso; Betina Kowlosky Suzuki & André Scarambone Zaú |
Ricardo da Silva Cardoso |
Educação Ambiental |
Cecília Maria da Silva Magalhães |
Cecília Maria da Silva Magalhães |
Elementos de Ecologia |
Ricardo da Silva Cardoso; Betina Kowlosky Suzuki & André Scarambone Zaú |
Ricardo da Silva Cardoso |
Embriologia |
João Paulo de Souza Cortes |
João Paulo de Souza Cortes |
Epidemiologia |
Luiz Azar Miguez |
Luiz Azar Miguez |
Evolução |
Ricardo Campos da Paz |
Ricardo Campos da Paz |
Física I |
Demison Correa Motta |
Demison Correa Motta |
Física Instrumental |
Demison Correa Motta |
Demison Correa Motta |
Farmacologia I |
Antônio Cláudio Mendes Ribeiro |
Roberto Sanchez de Oliveira |
Farmacologia II |
Carlos Alberto Lacerda |
Roberto Sanchez de Oliveira |
Fisiologia I |
Ângelo Telesforo Malaquias |
Guiseppe Antonio Presta |
Fisiologia II |
Bruno Luís Calluzze S. Dalcin |
Guiseppe Antonio Presta |
Fundamentos de Botânica |
Loreine Hermida da Silva e Silva & Laura Jane Moreira Santiago |
Loreine Hermida da Silva e Silva |
Genética Geral |
Ana Tereza Nogueira Dumans |
Ana Tereza Nogueira Dumans |
Genética Humana |
Sonia Regina Middleton |
Sonia Regina Middleton |
Hematologia |
Omar da Rosa Santos |
Omar da Rosa Santo |
Higiene e Saúde Pública |
Carlos Roberto Oliveira |
Carlos Roberto Oliveira |
Histologia I |
Eli Cruz & Pedro Paulo Mexas |
João Paulo de Souza Cortes |
Histologia II |
Eli Cruz & João Carlos Cortes |
João Paulo de Souza Cortes |
Imunologia |
Rosa Maria Tavares Haido |
Rosa Maria Tavares Haido |
Metodologia da Pesquisa Científica |
Carlos Roberto Oliveira |
Carlos Roberto Oliveira |
Microbiologia |
Carmen Saramago Stern |
Carmen Saramago Stern |
Parasitologia |
Marcello Xavier Sampaio; Maria do Carmo Ferreira |
Marcello Xavier Sampaio |
Patologia Geral e Experimental |
Gilda Maria Martins Santos |
Gilda Maria Martins Santos |
Química Analítica |
Alcides Wagner Serpa Guarino |
Alcides Wagner Serpa Guarino |
Química Aplicada |
Edwin Azero Rojas |
Edwin Azero Rojas |
Química Geral e Inorgânica |
Alcides Wagner Serpa Guarino |
Alcides Wagner Serpa Guarino |
Química Orgânica |
Edwin Azero Rojas |
Edwin Azero Rojas |
Radiobiologia |
Antônio de Souza Neto |
Antônio de Souza Neto |
Técnicas Redacionais de Trabalhos Científicos |
Loreine Hermida da Silva e Silva |
Loreine Hermida da Silva e Silva |
Toxicologia |
Jaime Lima |
Jaime Lima |
Zoologia Aplicada |
Jarbas de Mesquita Neto; Carlos Henrique Caetano; Leonardo dos Santos Ávilla |
Leonardo dos Santos Ávila |
Anexo 3 - Laboratórios- Equipamentos Instalados
Laboratório |
Biofísica |
Área Física: |
91m² |
|||||||
Item |
Qtde |
Descrição |
Item |
Qtde |
Descrição |
|||||
01 |
5 |
Balança analítica |
21 |
2 |
Autoclave Fabbe |
|||||
02 |
2 |
Centrífuga de bancada |
22 |
2 |
Lavador de pipetas |
|||||
03 |
5 |
Termômetro para teste eletrônico da acidez, Hanna |
23 |
1 |
Polarímetro Polakatago |
|||||
04 |
1 |
Microscópio binocular, Jena |
24 |
2 |
Contador de colônias, Bromatic |
|||||
05 |
3 |
Aparelho de pressão arterial |
25 |
1 |
Agitador elétrico. Fanem |
|||||
06 |
3 |
Cronômetro de bolso |
26 |
1 |
Bomba a vácuo Brasil |
|||||
07 |
2 |
Diapasão Diener |
27 |
1 |
Transformador Regel |
|||||
08 |
1 |
Aparelho de pressão arterial com coluna de mercúrio |
28 |
1 |
Colorímetro portátil, Zeis |
para sangue |
||||
09 |
1 |
Ocular micrométrica, Olympus |
29 |
1 |
Fonte ultravioleta portátil |
|||||
10 |
1 |
Paquímetro Somet |
30 |
1 |
Conjunto ectográfico Kodak |
|||||
11 |
3 |
Micrômetro de 20mm, Starret |
31 |
1 |
Oscilômetro Riester |
|||||
12 |
2 |
Balança de precisão |
32 |
2 |
Balança Filizzola |
antropométrica, |
||||
13 |
2 |
Refratômetro clínico, Atago |
33 |
1 |
Aparelho gerador de ultrasom |
|||||
14 |
1 |
Aparelho de ionização |
34 |
1 |
Aparelho de infravermelho |
|||||
15 |
1 |
Esterilizador Elco |
35 |
1 |
Aparelho magnética |
de agitação |
||||
16 |
2 |
Banho maria |
36 |
2 |
Microscópio monocular |
|||||
17 |
1 |
Aparelho para eletroforese, Fanem |
37 |
1 |
Aparelho para ondas curtas |
|||||
18 |
2 |
Destilador de água, Fabbe |
38 |
1 |
Espirômetro de Barne |
|||||
19 |
1 |
Conjunto de exposição eletricidade, Phyne |
para |
39 |
1 |
Estufa de secagem Fanem |
||||
20 |
1 |
Dispositivo de iluminação para microscópio, Leitz |
40 |
1 |
Manômetro de mercúrio HG |
Laboratório |
Bioquímica |
Área Física: |
91m² |
|||||
Item |
Qtde |
Descrição |
Item |
Qtde |
Descrição |
|||
01 |
1 |
Agitador magnético, Fisaton |
14 |
1 |
Banho maria, Biomatic |
|||
02 |
1 |
Estufa de secagem, Fabbe |
15 |
1 |
Banho maria, Ética |
|||
03 |
2 |
Estufa de secagem , Fanem |
16 |
1 |
Balança manual, cap. 200g |
|||
04 |
1 |
Centrífuga, Labofuge III |
17 |
1 |
Balança Chyo MK 200B |
|||
05 |
2 |
Centrífuga, ZG |
18 |
1 |
Balança Filizola, cap. 2kg |
|||
06 |
1 |
Centrífuga, Rotofix |
19 |
1 |
Balança Owalabor |
|||
07 |
1 |
Centrífuga, Fanem Baby |
20 |
1 |
Balança Mikon |
|||
08 |
1 |
Destilador de água, Asca |
21 |
1 |
Balança Becker Sons |
|||
09 |
1 |
Geladeira, Consul |
22 |
2 |
Medidor de PH Procyon |
|||
10 |
1 |
Freezer Prosdócimo |
23 |
1 |
Coletador automático de frações com 200 tubos |
|||
11 |
2 |
Ar refrigerado, Elgin 18.000 BTUS |
24 |
1 |
Espectofotômetro, Fento |
|||
12 |
1 |
Banho maria, Fanem |
25 |
1 |
Banho termostatizado |
|||
13 |
1 |
Banho maria, Fabbe |
26 |
1 |
Placa aquecedora, Incomad |
Laboratório |
Farmacologia |
Área Física: |
91m² |
|||||
Item |
Qtde |
Descrição |
Item |
Qtde |
Descrição |
|||
01 |
2 |
Geladeira Consul |
05 |
1 |
Quimógrafo Palmer |
|||
02 |
1 |
Freezer Consul |
06 |
1 |
Destilador de água |
|||
03 |
1 |
Balança analítica CHYO |
07 |
1 |
Polígrafo |
|||
04 |
1 |
Centrífuga de bancada BHG |
Laboratório |
Fisiologia |
Área Física: |
91m² |
|||||
Item |
Qtde |
Descrição |
Item |
Qtde |
Descrição |
|||
01 |
1 |
Bomba de respiração animal |
08 |
02 |
Balança de precisão |
|||
02 |
1 |
Quimógrafo |
09 |
02 |
Manômetro para regular.pressão arterial em animais |
|||
03 |
1 |
Estufa esterilização Fanem |
10 |
02 |
Fotocolorímetro |
|||
04 |
1 |
Balança Fillizola cap. 05 KG |
11 |
02 |
Deionizador Permution |
|||
05 |
1 |
Destilador, Fabbe |
12 |
01 |
Eletrocardiógrafo Mikromediton |
|||
06 |
1 |
Geladeira Consul, 280 lts |
13 |
01 |
Bicicleta ergométrica |
07 |
2 |
Peça de contenção para animais de pequeno porte em esteriotásico |
14 |
01 |
Banho maria, Ética |
Laboratório |
Genética |
Área Física: |
91m² |
|||||
Item |
Qtde |
Descrição |
Item |
Qtde |
Descrição |
|||
01 |
1 |
Centrifugadora Fanem |
14 |
01 |
Balança tipo Roberval |
|||
02 |
1 |
Geladeira Consul 280 litros |
15 |
02 |
Microscópio Esterioscópi monocular |
|||
03 |
1 |
Geladeira Frigidaire |
16 |
02 |
Microscópio Esterioscópio NIKON |
|||
04 |
1 |
Freezer Consul 180 litros |
17 |
01 |
Microscópio Esterioscópio Olympus |
|||
05 |
1 |
Banho de aquecimento Fabbe |
18 |
02 |
Microscópio monocular STUDART |
|||
06 |
1 |
Destilador Fabbe |
19 |
01 |
Microscópio monocular REGAL |
|||
07 |
1 |
Capela fluxo laminar TROX |
20 |
01 |
Microscópio monocular WETZAR |
|||
08 |
1 |
Estufa de aquecimento |
21 |
01 |
Microscópio monocular GENA |
|||
09 |
1 |
Ar refrigerado Consul 7.500 BTUS |
22 |
01 |
Microscópio binocular STUDART 4 objetivas |
|||
10 |
1 |
Medidor de PH CELM |
23 |
01 |
Microscópio binocular Olympus |
|||
11 |
1 |
Medidor de PH Test- Eletrônico HANNA |
24 |
01 |
Microscópio binocular WETZAR |
|||
12 |
1 |
Balança eletrônica MANTE |
25 |
18 |
Microscópio monocular Studar GMODO |
|||
13 |
1 |
Autoclave, Fabbe |
Laboratório |
Histologia |
Área Física: |
91m² |
|||||
Item |
Qtde |
Descrição |
Item |
Qtde |
Descrição |
|||
01 |
2 |
Estufa Fanem |
11 |
1 |
Centrífuga de bancada |
|||
02 |
1 |
Aparelho para inclusão |
11 |
1 |
Microscópio binocular Olympus |
|||
03 |
1 |
Aparelho para coloração |
13 |
6 |
Microscópio monocular Studart |
|||
04 |
2 |
Agitador de tubos Phoenix |
14 |
3 |
Microscópio binocular Studart |
|||
05 |
3 |
Balança de precisão manual |
15 |
2 |
Microscópio triocular Inalph |
|||
06 |
2 |
Micrótomo |
16 |
1 |
Medidor de PH |
|||
07 |
2 |
Banho maria |
17 |
1 |
Balança de precisão eletrônica, Chyo MK 200B |
|||
08 |
1 |
Geladeira Consul 280 litros |
18 |
2 |
Monitor de vídeo Sony |
09 |
1 |
Freezer Consul |
19 |
2 |
Monitor de vídeo Sony |
10 |
2 |
Chocadeira de ovos |
20 |
60 |
Microscópio monocular Studar GMODO |
Laboratório |
Imunologia / Microbiologia |
Área Física: |
91m² |
|||||
Item |
Qtde |
Descrição |
Item |
Qtde |
Descrição |
|||
01 |
01 |
Contador de Colônias Biomatic |
11 |
01 |
Estufa Elektro Helios |
|||
02 |
01 |
Contador de Colônias Hellige |
12 |
01 |
Estufa Luferco |
|||
03 |
01 |
Geladeira Consul 280 lts. |
13 |
01 |
Estufa Fanem |
|||
04 |
01 |
Freezer Prosdócimo |
14 |
01 |
Destilador de água Elka |
|||
05 |
01 |
Placa agitadora e aquecedora Fisatom |
15 |
01 |
Agitador Sorológico Fanem |
|||
06 |
01 |
Estufa Elétrica Fabbe |
16 |
01 |
Microscópio binocular Amplival |
|||
07 |
01 |
Balança de precisão Elka |
17 |
01 |
Balança de precisão Chyo MK 2000B |
|||
08 |
01 |
Banho Maria Fabbe |
18 |
02 |
Microscópio binocular Studar Lab |
|||
09 |
01 |
Agitador de Tubos Phoenix |
19 |
10 |
Microscópio binocular Lambda LMR-2 |
|||
10 |
01 |
Centrífuga Fanem Excelsa baby |
|
|
|
Laboratório |
Parasitologia |
Área Física: |
91m² |
|||||
Item |
Qtde |
Descrição |
Item |
Qtde |
Descrição |
|||
01 |
1 |
Centrífuga elétrica, marca BHG |
09 |
1 |
Ocular micrométrica, Olympus |
|||
02 |
1 |
Freezer Prosdócimo, 271 litros |
10 |
1 |
Monitor de vídeo 20”, Sony |
|||
03 |
1 |
Geladeira Consul, 280 litros |
11 |
1 |
Micrômetro de objetiva, Olympus |
|||
04 |
2 |
Aparelho de ar refrigerado Prosdócimo 12.000 BTUS |
12 |
1 |
Conjunto para contraste de fase |
|||
05 |
38 |
Microscópio monocular Olympus |
13 |
1 |
Equipamento fotográfico, Olympus |
|||
06 |
13 |
Microscópio binocular Olympus |
14 |
3 |
Microscópio triocular, Olympus |
|||
07 |
1 |
Centrífuga de bancada Fanem |
15 |
1 |
Microscópio triocular biólogo, Inalph |
|||
08 |
1 |
Eqto de circuito fechado de TV p/ microscopia, Olympus |
|
|
|
Laboratório |
Patologia |
Área Física: |
91m² |
|||||
Item |
Qtde |
Descrição |
Item |
Qtde |
Descrição |
|||
01 |
1 |
Micrótomo rotativo, Spencer 820 American Optical |
10 |
3 |
Microscópio monocular, Bausch e Lomb Optical CO |
|||
02 |
1 |
Balança analítica, Labor Muszepari Muvek |
11 |
1 |
Microscópio binocular, Dialux 20 EB, Leitz |
|||
03 |
1 |
Balança de precisão, Ramuza |
12 |
1 |
Microscópio binocular, Studar LAB PZO Marzawa |
|||
04 |
1 |
Micrótomo de congelação, Histostat American Optical |
13 |
1 |
Reprovit II , Leitz |
|||
05 |
1 |
Processador de tecidos histotécnico, OMA |
14 |
1 |
Estufa, Labor |
|||
06 |
1 |
Estufa para esterilização e secagem, OLIDEF CZ |
15 |
1 |
Refrigerador, Frigidaire, d- 230-A |
|||
07 |
10 |
Microscópio monocular, Olympos Optical CO |
16 |
1 |
Condicionador de ar, Elgin 18000 BTUS |
|||
08 |
8 |
Microscópio monocular, Studar G, PZO Marszawa |
17 |
4 |
Ventilador de parede, Solaster |
|||
09 |
6 |
Microscópio monocular, Will Optik, Wetzlar - NBN |
18 |
5 |
Microscópio monocular, Studar GMODO |
Laboratório |
Laboratório de Análises Químicas e Ambientais |
Área Física: |
44m² |
|||||
Item |
Qtde |
Descrição |
Item |
Qtde |
Descrição |
|||
01 |
1 |
Forno mufla |
12 |
3 |
Condicionador de ar |
|||
02 |
1 |
Balança analítica |
13 |
1 |
pHmetro |
|||
03 |
1 |
Oxímetro |
14 |
1 |
Condutivímetro |
|||
04 |
1 |
Termômetro de sedimento |
15 |
2 |
Chapa Aquecedora |
|||
05 |
1 |
Deionizador |
16 |
1 |
Destilador de nitrogênio |
|||
06 |
1 |
Agitador mecânico |
17 |
1 |
Geladeira |
|||
07 |
1 |
Agitador magnético |
18 |
1 |
Centrifuga |
|||
08 |
1 |
Espectrofotômetro |
19 |
1 |
Scanner |
|||
09 |
2 |
Bomba de vácuo |
20 |
1 |
Estufa clinica |
|||
10 |
1 |
Capela |
21 |
1 |
Estufa B.O.D |
|||
11 |
4 |
Computador |
22 |
2 |
Impressora |
Laboratório |
Laboratório de Apoio Técnico |
Área Física: |
22m² |
|||||
Item |
Qtde |
Descrição |
Item |
Qtde |
Descrição |
|||
01 |
1 |
Trena |
04 |
1 |
Serrote |
02 |
1 |
Condicionador de ar |
05 |
2 |
Impressora |
03 |
1 |
Computador |
Laboratório |
Laboratório de Microscopia I |
Área Física: |
44m² |
|||||
Item |
Qtde |
Descrição |
Item |
Qtde |
Descrição |
|||
01 |
12 |
Microscópio estereoscópico |
03 |
1 |
Condicionador de ar |
|||
02 |
1 |
Tela de Ekran |
Laboratório |
Laboratório de Microscopia II |
Área Física: |
44m² |
|||||
Item |
Qtde |
Descrição |
Item |
Qtde |
Descrição |
|||
01 |
15 |
Microscópio binocular |
03 |
1 |
Condicionador de ar |
|||
02 |
1 |
Geladeira Duplex |
Laboratório |
Laboratório de Química Analítica |
Área Física: |
44m² |
|||||
Item |
Qtde |
Descrição |
Item |
Qtde |
Descrição |
|||
01 |
2 |
Forno mufla |
05 |
2 |
Estabilizador |
|||
02 |
2 |
Estufa |
06 |
1 |
Balança |
|||
03 |
7 |
Manta aquecedora |
07 |
1 |
Destilador |
|||
04 |
3 |
Agitador magnético |
08 |
1 |
Deionizador |
Laboratório |
Laboratório de Microscopia e Imagem |
Área Física: |
132m² |
|||||
Item |
Qtde |
Descrição |
Item |
Qtde |
Descrição |
|||
01 |
7 |
Condicionador de ar |
06 |
11 |
Microscópio trinocular |
|||
02 |
1 |
Microscópio estereoscópico trinocular |
07 |
1 |
Máquina fotográfica |
|||
03 |
1 |
Equipamento para fotografia em microscópio |
08 |
2 |
Luminária com pescoço de cisne |
|||
04 |
1 |
Microscópio trinocular com câmera clara |
09 |
1 |
Microscópio estereoscópico trinocular com câmera clara |
|||
05 |
2 |
Computador |
10 |
1 |
Impressora Laser |
Laboratório |
Laboratório de Física |
Área Física: |
44m² |
|||||
Item |
Qtde |
Descrição |
Item |
Qtde |
Descrição |
|||
01 |
2 |
Microcomputador |
06 |
2 |
Impressora |
02 |
1 |
Microscópio estereoscópico |
07 |
1 |
Scanner |
03 |
1 |
Condicionador de ar |
08 |
1 |
Laptop |
04 |
2 |
Paquímetro de metal |
09 |
1 |
Geladeira |
05 |
1 |
Termômetro de sedimento |
Anexo 4 - Relação dos equipamentos de infra-estrutura de informática à disposição do Curso e das formas de acesso às redes de informação
Laboratório |
Infra-Estrutura de Informática Equipamentos |
||||
Computador |
Impressora |
Scanner |
Outros |
Ponto de Rede |
|
Laboratório de Análises Químicas e Ambientais |
4 |
3 |
1 |
|
3 |
Laboratório de Apoio Técnico |
1 |
3 |
|
|
1 |
Laboratório Integrado de Microscopia e Análise de Imagem |
2 |
1 |
|
|
|
Direção da Escola de Ciências Biológicas |
1 |
1 |
|
|
1 |
Secretaria Escolar da ECB |
2 |
2 |
|
|
1 |
Sistema de Informação ao Ensino (SIE – ECB) |
2 |
2 |
|
|
1 |
Secretaria dos Departamentos |
1 |
1 |
|
|
1 |
Sala dos Colegiados |
1 |
1 |
|
|
1 |