Egito: a antiguidade com olhares de modernidade
Atualmente, o Egito é um país moderno, mas foi palco de uma das mais importantes civilizações da Antiguidade. O Antigo Egito deixou como legado a cultura e os monumentos, que foram amplamente copiados e suas antiguidades levadas a vários países, tornando-se objetos em diversos museus.
A cultura do Antigo Egito sempre esteve presente no imaginário das pessoas, seja através dos livros didáticos ou pela ficção literária.
O Sistema de Bibliotecas da UNIRIO e o Sistema de Bibliotecas da UFRJ, em parceria com a Nabuco Incorporation, apresentaram a exposição “Egito: a Antiguidade com olhares de modernidade”, que busca despertar, de forma lúdica, interativa e acessível, o interesse de seus visitantes sobre esta antiga civilização, que tanto contribuiu para a sociedade que vivemos hoje.
A exposição mescla os acervos da UNIRIO e da UFRJ em formatos impressos e digitais. Além de peças arqueológicas do Antigo Egito com a modernidade das Tecnologias de Informação e Comunicação, através de projeções holográficas. Utilizando recursos tecnológicos de última geração, o visitante poderá observar através de um dispositivo móvel a cultura material dessa civilização. Visualizando, na palma de sua mão, os principais artefatos arqueológicos, destacando-se: o Busto de Nefertiti, o Baú de Tutancâmon, a Pedra de Roseta, o Sarcófago de Aquenáton e muitas outras relíquias. O aplicativo da exposição estará disponível gratuitamente e o visitante terá acesso ao catálogo e informações extras.