Videogames: heróis ou vilões?
Jogar videogame tem feito bem ou mal para você? | |
---|---|
Videogames são a paixão de muitas crianças. Assim como os livros, os jogos eletrônicos nos permitem passar um tempinho vivendo outros personagens e brincando em outras histórias. Contudo, há aqueles que dizem que os videogames são verdadeiros vilões, uma vez que capturam a atenção das crianças de forma que elas não queiram fazer mais nada, gastando todo o precioso tempo da infância em frente à telinha e atrás do controle do jogo.
E então, os videogames são amigos heróis ou inimigos vilões?
Para descobrir o impacto dos jogos eletrônicos na vida dos pequenos e dos jovens, a universidade de Oxford realizou um estudo com 5 mil crianças e adolescentes ingleses entre 10 e 15 anos. E o resultado? Jogar videogame por um curto período de tempo durante o dia pode ser uma pequena influência positiva para os jovenzinhos. O estudo levou em consideração alguns fatores como: Satisfação com a vida;Relacionamento com os colegas; Probabilidade de ajudarem pessoas em dificuldade;
Aqueles que jogavam até 1h de videogame por dia apresentaram níveis de sociabilidade maiores, demonstraram que estavam mais satisfeitos com suas vidas, deram sinais de terem menos problemas emocionais e de amizade, além de apresentarem menos problemas de hiperatividade. Já os que jogavam em excesso, por mais de 3h diárias, apresentaram os piores resultados e efeitos negativos. Esses jovens demonstraram menor satisfação com a vida em geral. O excesso de tempo dedicado para os jogos eletrônicos estaria privando as crianças de realizarem outras atividades enriquecedoras, como o contato com amigos e a prática de exercícios físicos, por exemplo.
Outros estudos ainda afirmam que jogar jogos violentos durante longos períodos do dia pode ser prejudicial para os jovens, dificultando a percepção do que é “certo e errado” e dificultando também o desenvolvimento de sentimentos como solidariedade, confiança e preocupação com o próximo.
O que você pode aprender com este estudo
O videogame têm tudo para ser seu aliado, basta saber usá-lo para seu próprio bem. Se você é seletivo com os seus jogos e joga com moderação, você pode se divertir ao mesmo tempo em que traz efeitos positivos para sua vida. Usar o tempo com sabedoria e para tudo, conciliar o videogame com todas as outras atividades, pode permitir a você aproveitar um mundo de possibilidades, deixando-o mais feliz.
Referências BBC BRASIL. Jogos violentos deixam jovens mais imaturos, diz pesquisa. Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/02/140216_jogos_violentos_maturidade_moral_lgb>. Acesso em: 22 abr. 2015. BBC BRASIL. Videogame em pequenas doses faz bem a crianças, diz estudo. Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/08/140804_videogame_criancas_lab>. Acesso em: 22 abr. 2015. SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL. Videogames violentos tem efeitos negativos em crianças. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/videogames_violentos_tem_efeitos_negativos_em_criancas.html>. Acesso em: 22 abr. 2015. TECMUNDO. Uma hora diária de vídeo game é saudável para as crianças, afirma estudo. Disponível em: <http://www.tecmundo.com.br/video-game-e-jogos/60047-hora-diaria-video-game-saudavel-criancas-afirma-estudo.htm>. Acesso em: 22 abr. 2015. |
|