Mês das mães!
Maio é o mês das mães! Isso por causa do dia das mães, comemorado diversos países no segundo domingo de maio. |
|
---|---|
Em todo segundo domingo de maio, dedicamos o dia para agradecer nossas mães por tudo o que fizeram e fazem por nós. E mães não são apenas as nossas mães de sangue, aquelas que nos trouxeram ao mundo, podemos ter mães-adotivas, mães-vovós, mães-titias, mãedrastas, mães-professoras, mãedrinhas, enfim, mãe é aquela pessoa que cuida da gente, que está sempre por perto e que sabemos que nos ama (e que amamos) incondicionalmente.
O nome dela é Anna Jarvis. Nascida no estado da Virgínia Ocidental, nos Estados Unidos, ela mobilizou o país para instituir o Dia das Mães! No ano de 1905, a mãe de Anna faleceu e como ela estava muito triste, suas amigas a incentivaram dar uma festa para homenagear sua mãe, que havia sido um exemplo de mulher. Anna adorou a ideia, mas quis que a comemoração se estendesse a todas as mães, vivas ou mortas, com a criação de um dia em que todas as famílias pudessem celebrar suas mães. "Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração. Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data." (PORTAL DA FAMÍLIA, 2014) Claro que muito antes disso, existiram no mundo comemorações em homenagens às mães. Essas celebrações remontam à antiguidade. Na Grécia Antiga, os gregos celebravam a deusa Rhea durante a primavera, a mãe de todos os seres. Os romanos também tiveram uma comemoração muito parecida com a dos gregos, em homenagem à deusa-mãe Cibele.
Nos primórdios do cristianismo, também começaram as comemorações à Virgem Maria, mãe de Jesus.
Contudo, foi no século XVII, que a Inglaterra dedicou o quarto domingo da quaresma às mães das operárias inglesas, neste dia, as trabalhadoras tinham o dia de folga para passar com suas mães, era um dia feito para visitar as mães e dar presentes, bem parecido com o que temos hoje.
Uma coisa que desagradou MUITO Anna Jarvis foi o cunho comercial que, ainda em seu tempo, a comemoração ganhou. Ela percebeu que as pessoas estavam se esquecendo do verdadeiro sentido de se comemorar esse dia e transformando o dia em um motivo de lucro superficial. Isso a entristeceu terrivelmente, ela até quis acabar com o dia das mães por causa disso, dá para acreditar? Não conseguiu, é claro, o Dia das Mães, se espalhou como uma febre. Então, Anna passou o resto da vida batalhando para que as pessoas vissem a verdadeira importância desse dia, que era um dia feito para fortalecer os laços familiares, agradecer o amor das mães e fazer com que as pessoas reconhecessem o valor de suas mães.
Por isso, muito mais importante do que dar um presente caro àquela que chamamos de nossa mãe, é: neste dia, neste mês, ou melhor, SEMPRE demonstrarmos o quanto as amamos e reconhecermos tudo o que elas fazem por nós!
Curiosidade: Você sabe quando o dia das mães começou a ser comemorado aqui no nosso país? "O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica." (PORTAL DA FAMÍLIA, 2014) REFERÊNCIAS: SUA PESQUISA. História do Dia das Mães. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/historia_dia_das_maes.htm>. Acesso em: 10 de mai. 2014, às 15h. PORTAL DA FAMÍLIA. A origem do dia das mães. Disponível em: <http://www.portaldafamilia.org/artigos/texto026.shtml>. Acesso em: 10 de mai. 2014, às 15h e 20 min.
|
|