Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Classificação por Cores

Classificação por Cores

 

A BIJU, compreendendo a particularidade do leitor desde a primeira infância, utiliza o sistema de classificação documentária por cores para tornar a busca e a localização dos livros acessíveis ao público infantojuvenil. 

 

Cada cor representa uma faixa etária, conforme quadro abaixo:

 

Cor Faixa etária Característica
Amarelo Até 6 anos Obras com muitas ilustrações e pouco texto.
Verde De 6 a 10 anos Obras com mais texto que ilustrações.
Vermelho De 10 a 14 anos Obras onde predomina texto - pouquíssimas ilustrações 
Azul Acima de 14 anos Obras com textos

 

Longe de ser um sistema classificatório arbitrário, a BIJU entra em consonância com outras bibliotecas infantojuvenis ao adotar esse tipo de classificação que valoriza a comunicação visual, pois as cores são uma das primeiras linguagens não verbais que as crianças aprendem. 

Por isso, ao leitor são apresentados os enunciados de uma biblioteca desde a primeira infância e esse usuário vai adquirindo, ao longo de sua trajetória estudantil, autonomia na busca e localização da informação, diminuindo a dependência dos adultos que o acompanham até a biblioteca e até  dos bibliotecários.

Além disso, quando esse usuário chega à maioridade e se depara com sistemas classificatórios utilizados em outras tipologias de bibliotecas, como as universitárias, por exemplo, acostumado com os enunciados de uma biblioteca infantojuvenil o usuário fica, de certa forma, treinado para identificar os enunciados complexos dessas bibliotecas.

É uma ação educativa da biblioteca infantojuvenil que orienta e estimula o usuário a utilizar os serviços das bibliotecas desde a primeira infância.

O sistema de classificação por cores ativa a leitura dos enunciados verbais e não verbais de forma simples, como deve ser numa biblioteca infantojuvenil, pois as cores e também números afixados nos livros (veja ilustração abaixo) estão em concomitância com os números e códigos das cores apresentados no catálogo online. Esses códigos são intitulados de números de chamada.

 

 

  • O que é número de chamada?

 

O conjunto de letras (representativos das cores) e números presentes no catálogo online são intitulados de número de chamada. É o endereço do livro na estante, como se fosse um CPF. Cada livro tem um número específico.

Antes do catálogo online, os catálogos impressos eram pintados da mesmo cor da etiqueta dos livros. Com o advento da tecnologia, substitui-se as cores pelos códigos.

 

  • Ah! Entendi as cores, mas o que representa os números?

 

Os números dos livros são atribuídos pela biblioteca de acordo com a entrada da obra no acervo. Cada título, de acordo com a classificação por cores, recebe uma numeração sequencial progressiva e as edições e exemplares subsequentes, do mesmo título, que chega à biblioteca também recebe o mesmo número de chamada para ficarem juntos nas estantes. Ou seja, cada título novo vai para o final da fila e cada exemplar ou edição nova de um título que já tem no acervo fica junto do primeiro que foi inserido no acervo da biblioteca.

 

  • Construção de número de chamada (exemplo)

 

Cor Código da letra (catálogo online) Número sequencial do livro Número de chamada
Amarelo AM 1234 AM1234
Verde VE 1234 VE1234
Vermelho VM 1234 VM1234
Azul AZ 1234 AZ1234

 

  • Como as obras podem ser recuperadas?

 

As obras podem ser recuperados através do catálogo online, entre os diversos campos de busca, por autor (escritor e ilustrador), título e assunto. 

Os assuntos, desde o ano de 2016, são estruturados de acordo com a base de autoridades da Biblioteca Nacional do Brasil, o termo tópico, com o objetivo de manter uma padronização dos assuntos. Na falta do termo tópico é utilizado o vocabulário natural, como do início da biblioteca até o ano supracitado.

Além da base de autoridades, há consultas no tesauro preliminar sobre literatura do IBICT e de Literatura infantil e juvenil da UFRGS.

 

  • Como os livros estão organizados nas estantes?

 

 Os livros da BIJU são ordenados nas estantes por faixa etária, logo, ficam organizados por cores, deixando a biblioteca colorida.

Como cada livro recebe uma cor e uma numeração sequencial progressiva, ficam organizados nas estantes pelo conjunto cores e numeração, da esquerda para direita.

 

Estante Amarela Estante Verde
Estante Vermelha Estante Azul

 

  • Curiosidade

 

Cada letra do símbolo da BIJU representa uma cor da classificação por cores, observe:

 

  

  • Outras cores

 

Além das quatro cores supracitadas, as obras de referência e os livros didáticos recebem uma cor diferenciada para destacá-la das outras obras.

 

Cor Tipo de obra
Preto Livros didáticos
Vermelho e amarelo Obras de referência

     

     

    Estante dos Livros Didáticos Estante das Obras de Referência

     

     

     

     

    • Como procurar os livros na estante? 

     

    Com o número de chamada em mãos, dirija-se as estantes. Os livros estão, de acordo com cada cor, posicionados da esquerda para direita.

     

    A numeração começa aqui, na esquerda.


     

    E termina (ou continua em outra estante, a partir da primeira prateleira de cima) aqui, na direita.

     

     

                  

                      

    Endereço

    A biblioteca está localizada nas dependências da Biblioteca Central.

    Endereço: Av.Pasteur, 436 - Urca - Rio de Janeiro. CEP 22290-255.

    Telefone: (21) 2542-1438

    E-mail: biblioteca.biju@unirio.br

    Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, de 10h às 16h.

    Biblioteca Central

    Fale conosco e Como Chegar

    Dobraduras de papel