Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Atividades de mediação da leitura literária

Atividades de mediação da leitura literária

Objetivo

O objetivo da BIJU de incentivar à leitura entre os jovens leitores, tem buscado diversos caminhos para tornar a leitura uma prática social prazerosa. Também buscamos dinamizar o uso da biblioteca visando a incluí-la como espaço de aprendizagem, pesquisa e difusão da história do bairro e da cidade.

Nas diversas experimentações que temos realizado nos últimos 15 anos, chegamos ao momento de inclusão dos adultos, que orbitam a vida dos nossos jovens usuários, em nossas atividades. Os adultos, membros das famílias ou não são, em potencial, mediadores de leitura, além de serem exemplos a serem seguidos: pais, familiares próximos; professores; e babás são direta ou indiretamente influenciadores do hábito da leitura. Em outro nível de influencia vem os contadores de histórias, autores, editores, livreiros, blogueiros, influenciadores digitais e bibliotecários. O trabalho articulado entre a biblioteca e estas pessoas deve melhorar o gosto pela leitura.

A inclusão de vários tipos de recursos de informação como, livros, gibis, peças de teatro, filmes, material de referência, e etc., classificados por faixa etária e interesses facilitam nossas ações de integração. Clique aqui para ver a classificação do acervo utilizando cores e temas.

Procuramos criar as condições para o desenvolvimento da leitura prazerosa que permita a experimentação, descoberta do conhecimento e a parceria com as Escolas e com as famílias. Esta ação pode ser também uma atividade complementar na formação de nossos alunos, principalmente nos futuros professores, discentes de licenciaturas dos cursos de pedagogia, letras e teatro, assim como estudantes de biblioteconomia que fazem estágio em nossa biblioteca.

Por isso, e por desenvolvermos atividades e serviços de interesse a todos os públicos no espaço da biblioteca todos são bem-vindos!!!

Um adulto que valoriza a leitura é um adulto presente na formação de leitores. Realizamos encontros narrativos, mediação exclusiva para esse tipo de público e, até encontros com autores.

Nossas atividades possuem divulgação classificadas por públicos a serem atingidos.

Tipos de encontros

Os encontros narrativos na BIJU são classificados da seguinte forma:

• Círculos de Leitura presenciais e online;
  •  Hora do Conto presencial e online (semanalmente);
  • Rodas de Conversa;
  • Rodas de Leitura presenciais e online;
  • Saraus Literários;
  • Tertúlias Literárias.

Além desses encontros, outras ações de incentivo à leitura são realizadas:

Se informe sobre nossa programação!!!

E-mail: biblioteca.biju@unirio.br

Telefone: (21) 2542-1438

A biblioteca está localizada nas dependências da Biblioteca Central.

Endereço: Av.Pasteur, 436 - Urca - Rio de Janeiro. CEP 22290-255.

Telefone: (21) 2542-1438

E-mail: biblioteca.biju@unirio.br

Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, de 10h às 16h.

Biblioteca Central

Fale conosco e Como Chegar