código do Google analytics Serviço de Neurocirurgia do HUGG recebe título de Referência na América Latina — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Serviço de Neurocirurgia do HUGG recebe título de Referência na América Latina

Serviço de Neurocirurgia do HUGG recebe título de Referência na América Latina

por Comso publicado 27/02/2019 15h20, última modificação 28/02/2019 10h59

Centro de Referência de Educação Continuada em Neurocirurgia da América Latina. No próximo quadriênio (2019-2022), esse será o status do Serviço no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), pertencente à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A qualificação foi certificada pela Federação Latino-Americana de Sociedades de Neurocirurgia (Flanc), no último dia 20 de fevereiro.

O hospital é referendado com o título graças às publicações recorrentes no assunto e às participações em congressos pela região, o que permite receber alunos da América Latina para períodos de experiência.

“Esses médicos, que vêm para o estágio, são escolhidos pela própria Federação, que fornece auxílio financeiro. Em contraparte oferecemos moradia. Essas estadas possibilitam trocarmos experiências e avançarmos no Ensino e na Pesquisa, áreas fundamentais de uma Escola de Medicina”, afirmou o chefe da Divisão de Neurocirurgia do HUGG e vice-presidente do Comitê de Cirurgia de Nervos Periféricos da Federação Mundial de Neurocirurgiões, José Fernando Guedes.

“Com essa habilitação, dada por um órgão renomado, geramos conhecimento e estímulo para que residentes e especialistas desejem realizar parte de suas formações em nossa instituição. Como resultado, cria-se uma seleção melhor de profissionais que vão sair mais capacitados para atender a todos, tanto no serviço público, quanto no privado. Esse é o papel primordial de uma Universidade e de um Hospital Universitário”, completou o superintendente Fernando Ferry.

Tal reconhecimento, entretanto, não se dá apenas na área da educação dos discentes. A população já desfruta dessa qualificação há mais tempo.

“É um orgulho termos uma equipe conceituada desta maneira. A neurocirurgia, cujo departamento foi montado em 2016, efetuou, em 2017, 40 procedimentos e, em 2018, 285. A vitória é das equipes de Neurocirurgia, de Enfermagem, e do Corpo Administrativo do hospital que se empenham, incessantemente, para prover os insumos necessários, ou seja, é uma atuação conjunta e multidisciplinar. Para 2019, a previsão é que sejam feitas até 600 operações. Isso é atendimento do SUS para população mais pobre, de forma 100% gratuita”, concluiu o diretor.

(Informações de Felipe Monteiro, assessor de Comunicação do HUGG)


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio