código do Google analytics Inovação social é feita por pessoas, diz consultora da ONU Lucila Martinez — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Inovação social é feita por pessoas, diz consultora da ONU Lucila Martinez

Inovação social é feita por pessoas, diz consultora da ONU Lucila Martinez

por Comso publicado 12/09/2017 17h40, última modificação 14/09/2017 11h05

O Projeto Lasin da UNIRIO foi inaugurado no dia 1º de setembro, com a palestra Inovação social na transformação do nosso mundo – a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, ministrada pela consultora da ONU/Unicef Lucila Martinez. O evento ocorreu no Istituto Europeo di Design (IED), na Urca.

Colombiana radicada no Brasil, Lucila presta consultoria internacional em gestão de sustentabilidade e inovação social há mais de 40 anos. Na palestra, ela apresentou uma grande variedade de projetos na área, abordando desde educação e extensão universitária até transporte e urbanismo, passando por agricultura orgânica e familiar.

Para ela, é fundamental que as ações de desenvolvimento sustentável sejam planejadas e implementadas em conjunto com os habitantes locais. O trabalho deve ser feito “com a comunidade, para a comunidade”, ressaltou. “Só ela própria saberá explicar o que precisa”, complementou.

Lucila também destacou a transformação pessoal dos alunos que participam de projetos de desenvolvimento sustentável. “Quando termina o dia, eles saem diferentes, com mais humildade e respeito”, revelou. Com o tempo, os estudantes começam a escutar mais os moradores da comunidade – o que, de acordo com ela, faz toda a diferença. Para a consultora, quem faz o desenvolvimento acontecer “não são as instituições, mas as pessoas”.

Um dos destaques da palestra foram as Bibliotecas Parque da Colômbia, locais de encontro, lazer e conhecimento. “São espaços de dignidade: as pessoas se sentem importantes, com vontade de que sua casa seja igual”, salientou.

Inovação como prioridade

Presente no evento, a professora Evelyn Orrico, à frente da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPG), revelou o plano de dar prioridade à inovação. “Estamos propondo a mudança de nome para ‘Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação”, disse.

A Diretoria de Inovação Tecnológica, Cultural e Social (DIT) da UNIRIO foi fundada em março de 2016. Na inauguração do Lasin, a coordenadora da DIT, Maria Simone de Menezes Alencar, falou sobre as ações da equipe e sobre a importância da inovação social – para ela, um conceito ainda pouco divulgado. “Sempre se pensa em inovação tecnológica, não na social”, apontou. Entretanto, segundo a coordenadora, os projetos na área trazem um imenso potencial de desenvolvimento social. “Vemos o quanto isso é transformador, o quanto pode fazer crescer a universidade”, acrescentou.

O Lasin (Latin American Social Innovation Network) é uma rede internacional de apoio a ações de inovação social, fomentada pela Comunidade Europeia, composta por 11 instituições de 8 países da América Latina e Europa.

Lucila é consultora internacional em gestão de sustentabilidade e inovação social para a ONU/UNICEF (Foto: Comso)

registrado em: Inovação

Capes CNPQ Imagem Rede Unirio