código do Google analytics HUGG recebe I Simpósio de Saúde e Espiritualidade — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / HUGG recebe I Simpósio de Saúde e Espiritualidade

HUGG recebe I Simpósio de Saúde e Espiritualidade

por Comso publicado 27/08/2018 14h55, última modificação 28/08/2018 10h57

A Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade, em conjunto com os professores Ana Rosa Airão e Júlio Tolentino, da Escola de Medicina e Cirurgia (EMC) da UNIRIO, realizaram, no último dia 23, o I Simpósio de Saúde e Espiritualidade, no Anfiteatro Geral do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG). A abertura do evento, que tratou sobre o reconhecimento da relevância do tema para a formação do profissional de Saúde, foi feita pela diretora da EMC, Maria Marta Tortori, pelo coordenador do Curso de Medicina, André Montillo, pelo superintendente do HUGG, Fernando Ferry, e pelo gerente de Ensino e Pesquisa, Pedro Portari.

Durante o acontecimento houve as seguintes apresentações: “ Espiritualidade na área da Saúde?”, com a professora Ana Rosa Airão ( Pediatria/Neonatologia - UNIRIO); “Por que falar de Espiritualidade na formação do profissional de Saúde”, com o professor Adriano Barros de Almeida (Pediatria/ Neonatologia - UNIRIO); “ Qual é a importância da Espiritualidade nos Transtornos Mentais?”, com Júlio Tolentino (Clínica Médica/ Cardiologia - UNIRIO); e “ Como avaliar a espiritualidade em nossos pacientes?”, com o professor Ricardo Bedirian (Clínica Médica - UERJ).

Ao final, o coordenador da disciplina Saúde e Espiritualidade do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), da UFF, José Genilson Ribeiro, fez um relato sobre o impacto no tratamento dos enfermos das enfermarias do hospital de Niterói.

O encontro serviu ainda para informar aos alunos que a disciplina optativa  Saúde e Espiritualidade foi aprovada nos Colegiados e aguarda, somente, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) para ser oferecida. A previsão é que esteja disponível a partir do primeiro semestre de 2019.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio