código do Google analytics Laboratório Artes do Movimento organiza Seminário Internacional Corpo Cênico — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Laboratório Artes do Movimento organiza Seminário Internacional Corpo Cênico

Laboratório Artes do Movimento organiza Seminário Internacional Corpo Cênico

por Comso publicado 18/11/2019 19h45, última modificação 19/11/2019 10h44

Nos próximos dias 21, 22 e 23, o Laboratório Artes do Movimento realiza a terceira edição do Seminário Internacional Corpo Cênico: Diálogos e Experiências. O evento, que acontece na Escola de Teatro da UNIRIO, tem como tema a preparação corporal, direção de movimento e coreografia no teatro, atualmente em evidência nos estudos do corpo no teatro e na dança. O Seminário é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas (Mestrado Profissional).

Na programação estão previstas rodas de conversas, oficinas, lançamento de livros, exposição, sarau e performances.Todo o evento será gratuito, sem necessidade de inscrição, e contará com a participação de quatro professores estrangeiros: Ayse Tashkiran (University of London), Isabelle Launay Vincennes Saint Denis (Université Paris-8), Dadivo José Combane (Universidade Eduardo Mondlane) e Michele Minnick (University System of Georgia). O Seminário contará ainda com artistas e pesquisadores de diversas universidades brasileiras.

Veja abaixo a programação completa:

QUINTA-FEIRA - 21 de novembro

Manhã–Sala Nelly Laport

9h30Abertura

10h-12h30Diálogos de além-mar

Ayse Tashkiran - University of London (UK)

Isabelle Launay - Paris-8 (FR)

Dadivo José Combane – Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique)

Mediação: Joana Ribeiro e Leonardo Munk

Tarde – Sala Nelly Laport

14h – Performacirco  - Alunos da Escola de Teatro - UNIRIO

14h30-18h30Diálogos do Brasil

Cadu (PUC/Rio); Daniel Quarenta (UFJF) e Doriana Mendes (UNIRIO); Jacyan Castilho (UFRJ); Ligia Tourinho e Maria Inês Galvão (UFRJ); Mônica Ribeiro (UFMG); Neide Neves (PUC/SP); Sayonara Pereira (USP); Thereza Rocha (UFC)

Mediação: Juliana Manhães, Mona Magalhães e Charles Feitosa

Noite–Sala Nelly Laport

18h30-19h30Lançamentos de livros e do site Laboratório Artes do Movimento

19h30 – Homenagem aos mestres: Angel Vianna, Charles Nelson, Mestre Manoel Dionísio e Regina Miranda. Mediação: Enamar Ramos

SEXTA-FEIRA - 22 de novembro

Manhã9h-12h – Oficinas (inscrição por ordem de chegada 30 minutos antes)

SCORE: partitura para cocriar e compor uma escrita coreográfica - Com Marie Close (BE). Sala Nelly Laport

Presença Cênica na Técnica Klauss Vianna. Com Neide Neves (PUC/SP). Sala 301

Tarde - 14h-15h –Instalação e performance -Tecido em Cena. Alunos da Escola de Teatro - UNIRIO. Sala Cinza

15h-18h– Oficina (inscrição por ordem de chegada 30 minutos antes)

Qualidades Expressivas do Movimento. Com Sayonara Pereira (USP). Sala Nelly Laport

Atividades paralelas:

14h30Defesa de Tese em cotutela com Paris-8. Da coreografia à dramaturgia do gesto: mutações das práticas coreográficas no teatro carioca - Luar Maria -(UNIRIO/Paris-8). Sala 401- Audiovisual

Noite– 19h-20h Sarau Afro NEPAA (Núcleo de Estudos e Performances Afro-Ameríndias). Coletivo Muanes Dançateatro e Bamboyá Cia de Dança Afro. NEPAA - Térreo

SÁBADO - 23 de novembro

Todas as atividades - Sala Nelly Laport

9h30-12h30–Oficina (inscrição por ordem de chegada 30 minutos antes)

Direção de Movimento: metodologias de trabalho - Com Ayse Tashkiran – University of London (UK)

Tarde - 14h-15h- Diálogos das Américas

Michele Minnick (University System of Georgia)

Mediação: Adriana Bonfatti e Ana Achcar

15h-17h30 – Diálogos da cena carioca

II Encontro Preparação Corporal, Direção de Movimento e Coreografia no Teatro

Mediação: Grupo de Pesquisa Artes do Movimento

Exposição - Corredor em frente à Sala Nelly Laport

Durante todo o seminário haverá uma exposição permanente dos banners apresentados pelos monitores das disciplinas de Movimento e Dança na Semana de Integração Acadêmica.

Capes CNPQ Imagem Rede Unirio