código do Google analytics ‘Incêndios’ é a próxima atração do Fórum de Psicanálise e Cinema — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / ‘Incêndios’ é a próxima atração do Fórum de Psicanálise e Cinema

‘Incêndios’ é a próxima atração do Fórum de Psicanálise e Cinema

por Comso publicado 26/10/2016 12h25, última modificação 26/10/2016 12h31

A edição de outubro do Fórum de Psicanálise e Cinema vai exibir e debater o filme Incêndios, dirigido e roteirizado pelo canadense Dennis Villeneuve. A sessão será na sexta-feira, dia 28 de outubro, às 18h, no auditório Vera Janacopulos, no campus da reitoria.

Baseado na terceira parte da tetralogia do escritor, teatrólogo e ator Wajdi Mouawad, a narrativa gira em torno de duas histórias paralelas, em formato não linear: a dos gêmeos Jeanne e Simon Marwan (Melissa Désormeaux-Poulin e Maxim Gaudette), que perdem a mãe, Nawal (Lubna Azabal), e se deparam com algumas surpresas na leitura de seu testamento; e o próprio passado de Nawal, que foi guerrilheira, presa e torturada. A produção investiga o trauma da guerra moderna no Oriente Médio, resgatando e recuperando tragédias, dramas familiares e revoltas ao longo de 50 anos.

O filme concorreu à melhor produção estrangeira do Oscar de 2011. Após a exibição, haverá análise do longa e debate. Durante o evento, estará à venda o livro Fórum de Psicanálise e Cinema: 20 filmes analisados, de autoria de Ana Lúcia de Castro e Neilton Silva.

O auditório Vera Janacopulos fica na Av. Pasteur, 296, térreo, no prédio da Nutrição – Urca. A entrada é franca.

Mais informações pelo e-mail forumpsicinema@gmail.com.  

Sobre o fórum:

O Fórum de Psicanálise e Cinema foi criado em 1997 como uma atividade de extensão científica da Associação Psicanalítica Rio 3, pelo então presidente, Waldemar Zusman, e pelo diretor Neilton Dias da Silva. Em 2004, passou a contar com a participação da museóloga e professora da UNIRIO Ana Lúcia de Castro, responsável pela análise cultural dos filmes.

Dois anos depois, a APRIO 3 celebrou parceria com a UNIRIO para, mensalmente, sediar o Fórum de Psicanálise e Cinema. Em agosto de 2011, a APRIO 3 fundiu-se com a Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ), sendo mantida a parceria para sediar o evento.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio