Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Proposta

Proposta

Os objetivos gerais do PPGM são: 1. O estímulo e a produção de pesquisas em música visando a contribuição na construção do conhecimento e de práticas, desenvolvidos em linhas específicas, mas caracterizadas por sua transversalidade; 2. A possibilidade de produção de pesquisas articuladas, através de ações interdisciplinares com outras áreas e níveis, ampliando o escopo teórico do pesquisador de música, o desenvolvimento de práticas com ele articulado, bem como as relações com os demais campos do saber.


Objetivos específicos do PPGM:


a) a formação de pessoal qualificado para o exercício das atividades de pesquisa e de magistério superior na área de Música;

b) o desenvolvimento de pesquisas que gerem novos conhecimentos;

c) o fomento da produção intelectual, tanto bibliográfica quanto artística.

O Programa se organiza em áreas de concentração e linhas de pesquisa da seguinte forma:

Tabela de áreas e linhas e pesquisas

Áreas de concentração 

MUSICOLOGIA - Estudos sincrônicos e diacrônicos de músicas e culturas musicais no Brasil, nas perspectivas da musicologia histórica, da análise musical e da etnomusicologia.

PRÁTICAS INTERPRETATIVAS - Levantamento e análise das necessidades específicas para interpretação do repertório brasileiro, incluindo suas implicações pedagógicas.

MÚSICA E EDUCAÇÃO - Releitura e construção de conhecimentos relativo à praxis da educação em música nos seus diversos niveis e contextos -- escola regular de ensino fumdamental e médio, ensino superior, escolas especializadas de música e em toda a diversidade de espaços de prática musical.

COMPOSIÇÃO - Reconhecimento das principais técnicas composicionais dos últimos cem anos e sua aplicação em projetos composicionais com diferentes linguagens estéticas; estudo do repertório do mesmo período, usando diferentes ferramentas de análise musical.