Você está aqui: Página Inicial / Histórico

Histórico

Fachada da UNIRIO do século XIX, atual prédio da reitoria da UNIRIO, ex-residência do médico Juliano Moreira – diretor do Hospício nacional de Alienados

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – Mestrado – (PPGENF) está localizado nas dependências da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, denominada no século XIX (1890) como Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras. Em 2018, a instituição de ensino completou 128 anos e desde 1980 abriga o PPGENF (Resolução nº 209 de 16 de dezembro de 1980), como Curso de Mestrado em Enfermagem (CME). O primeiro Regulamento se deu em 1981 e o seu credenciamento a CAPES em 1989 (Parecer nº 813 de 30 de outubro de 1989), sendo o primeiro Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UIRIO.

Cabe destacar que a inserção do atual PPGENF, deve-se a inserção da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto integrada a atual instituição de ensino pelo Decreto-Lei nº 773 de 20 de agosto de 1969, com a denominação de Federação das Escolas Isoladas do Estado da Guanabara (FEFIEG). Mediante ao contexto sociopolítico e social da fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, em 1975, a universidade passou a denominar-se de Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado do Rio de Janeiro (FEFIERJ). Quatro anos mais tarde (1979), pela Lei nº 6.655, a FEFIERJ foi institucionalizada com o nome de Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO). Foi neste cenário que se deu a criação e mudanças de denominações da universidade que o PPGENF foi criado. Ademais, destacamos que em 24 de outubro de 2003, por meio da Lei nº 10.750, alterou o nome da Universidade para Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, com manutenção da sigla UNIRIO.

Trata-se de Programa de Pós-Graduação pioneiro na UNIRIO que segue em busca dos avanços do conhecimento em prol do saber da Enfermagem e Saúde, mantendo a tradição de vanguarda como pioneiro na instituição de ensino coadunado a responsabilidade na formação de enfermeiros pela Escola secular em prol da Enfermagem brasileira.