Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Laboratórios

Laboratórios

por PPGMS — publicado 27/01/2023 11h05, última modificação 21/03/2023 10h45

CCHS #465F11

Universidade Laboratórios

 

◉ Laboratório de Práticas Sociais e Pesquisas sobre Violência (LPSPV) - Financiamento: FAPERJ - Edital Pensa Rio.

O LPSPV foi criado em 2012 no âmbito do projeto de pesquisa “A construção da memória da educação prisional no estado do Rio de Janeiro”. A criação desse laboratório objetivou atender a crescente demanda de diferentes projetos de pesquisa de docentes e projetos de candidatos a mestrado e doutorado que tematizam a relação memória e criminalidade. O Laboratório abriga os projetos de pesquisa e de extensão das três linhas do programa relativos a: registro audiovisual de atividades de pesquisa e de extensão; práticas de intervenção em contextos sociais: hospital de custódia e tratamento psiquiátrico, prisões e escolas em prisão e, registro e atualização das mídias de bancos de imagens e de textos e transcrições.

O LPSPV tem por finalidade desenvolver atividades interdisciplinares no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão que contribuam com a construção e a difusão do conhecimento e práticas do PPGMS da UNIRIO. Estabelece estratégias por intermédio de parcerias interinstitucionais para a realização de práticas sociais diversas. Vinculados a este Laboratório estão os professores Francisco Ramos de Farias (coordenador), Lobelia da Silva Faceira e Diana de Souza Pinto. A este Laboratório estão vinculados os projetos de pesquisa Políticas sociais e prisão: uma avaliação da política de execução penal e o projeto Os efeitos da prisão na ambientação do egresso do sistema penal no retorno à liberdade, ambos financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e registrados no Departamento de Pesquisa da UNIRIO.

O Laboratório em tela conta com estagiárias da Escola de Serviço Social, alunos de mestrado e doutorado do PPGMS cujos projetos versam sobre a relação memória e violência. Ainda no âmbito desse Laboratório, os professores elaboraram um projeto de intervenção a pedido da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, uma oficina para os diretores dos presídios do Estado do Rio Janeiro para a melhor gestão daqueles espaços prisionais. O Laboratório de Práticas Sociais e Pesquisas sobre Violência abriga ainda as atividades de digitalização de prontuários de internados no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico Heitor Carrilho, bem como na organização e produção de material fotográfico dessa Instituição no âmbito do projeto “A construção da memória social do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico Heitor Carrilho”, desenvolvido em parceria com a Linha de Pesquisa Memória e Linguagem.

 

◉ Laboratório de Memória e Imagem (LABIM) - Financiamento: FAPERJ

Criado em 2007 no âmbito do projeto de pesquisa intitulado “Memória, Cultura, Museus: Transformação Social e Desenvolvimento: Panorama Museal” que obteve financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Ocupando um espaço de 39m2, tem como objetivo principal ser um fórum de debates e repositório sobre a visualidade e a memória social. A criação desse laboratório também visa a atender a crescente demanda de diferentes projetos de pesquisa de docentes e projetos de candidatos a mestrado e doutorado que tematizam a relação memória e visualidade. O Laboratório abriga os desdobramentos de cunho extensionista dos projetos de pesquisa a ele vinculados, sendo suas ações relativos ao registro audiovisual de atividades de pesquisa e de extensão; práticas de preservação da memória acadêmica da pós-graduação; registro e atualização das mídias de bancos de imagens (patrimônio material e imaterial) e de textos e transcrições (história oral).

Vinculados a este Laboratório estão os professores Regina Abreu, Maria Amália Silva Alves de Oliveira e Glenda Cristina Valim de Melo (responsáveis pelo Laboratório), Edlaine de Campos Gomes, Sergio Luiz Pereira da Silva e Adriana Russi. A este Laboratório estão vinculados os seguintes projetos de pesquisa: Pequenos agricultores do Rio da Prata de Campo Grande (RJ): Memória, Patrimônio e Turismo, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ); Memória da Política Nacional de Turismo, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Trinta anos de Bonecas Abayomi: nós de memória e arte, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ); Mapeamento das coleções indígenas em museus etnográficos da região Sudeste Fotografia, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ); Observatório do Patrimônio do Sudeste, financiado pela financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e o projeto Memória e pertença: o uso da fotografia nas práticas de reconhecimento políticos e culturais de memórias e identidades, a partir dos estudos visuais. Todos os projetos também se encontram cadastrados no Departamento de Pesquisa da UNIRIO.

 

◉ Laboratório de Documentação em Memória Social (LADOME)

Implementado em 2007, o LADOME foi criado para abrigar a memória da produção acadêmica do PPGMS e contempla as seguintes atividades: Banco de dissertações e teses, com articulação à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – Biblioteca Pública da UNIRIO/MCT-IBICT; Organização e alimentação do cadastro discente para preenchimento do Relatório de avaliação da pós-graduação da CAPES – plataforma SUCUPIRA; Administração do website do PPGMS; e alimentação do Sistema de Informação de Ensino (SIE). O periódico eletrônico Morpheus integra a produção do LADOME. Vinculados a este Laboratório estão os professores Vera Lucia de Mattos Doyle Dodebei (coordenadora), Eliezer Pires da Silva e Andréa Lopes da Costa Vieira.

A este Laboratório estão vinculados os seguintes projetos de pesquisa: Objetos, histórias de vida, conexões: por uma ecologia dos restos memoriais digitais, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Ação Afirmativa e Ensino Superior - os impactos dos processos de educação sobre perspectivas de Seleção, Acesso e Inclusão, financiado pelo Ministério da Educação através do Programa de Educação Tutorial (PET) e o projeto de pesquisa Os instrumentos de pesquisa das instituições custodiadoras de acervos arquivísticos na cidade do Rio de Janeiro. Todos os projetos de pesquisa estão cadastrados no Departamento de Pesquisa da UNIRIO.

 

◉ Laboratório de pesquisas em oralidade (LaborOral)

Desenvolve atividades interdisciplinares no âmbito do ensino e extensão que contribuem para aprofundamento do debate intercultural com ajuste na composição de metodologias e estabelecimento de procedimentos em estudos voltados para a oralidade. Vinculados a este Laboratório estão os professores, José Ribamar Bessa Freire (coordenador), Manoel Ricardo de Lima Neto, Evelyn Goyannes Dill Orrico e Leila Beatriz Ribeiro. A este Laboratório estão vinculados os seguintes projetos de pesquisa: Oralidade, Literatura e Etnosaberes; Mais do que posso contar - coleções, imagens e narrativa; Projeto PIBID/LETRAS e o projeto de pesquisa Impactos do discurso da ciência na construção do imaginário social pela mídia, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Todos os projetos de pesquisa estão cadastrados no Departamento de Pesquisa da UNIRIO.

______________________________________________________________ 

UNIRIO    CAPES    CNPq    FAPERJ    PPGMS 

PPGMS | Programa de Pós-Graduação em Memória Social

2023 © PPGMS Desenvolvido com Plone por Renato Mauro

Encontrou algum erro no site? Nos ajude a corrigir. Clique aqui.