código do Google analytics VI Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música (Simpom) acontece em formato on-line — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Imprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Você está aqui: Página Inicial / VI Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música (Simpom) acontece em formato on-line

VI Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música (Simpom) acontece em formato on-line

por Comunicação publicado 03/11/2020 17h57, última modificação 04/11/2020 10h50
Atividades serão realizadas até sexta-feira, 6 de novembro

Teve início na manhã desta terça-feira, 3 de novembro, o VI Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música (Simpom). Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) da UNIRIO, o evento neste ano é realizado em formato totalmente on-line, com transmissões ao vivo pelo canal audiovisual do PPGM.

A proposta do simpósio é combinar conferências com especialistas de diferentes linhas de pesquisa em Música, comunicações orais e apresentações artísticas. O Simpom envolve prioritariamente alunos de mestrado e doutorado em Música, além de pós-graduandos de outras áreas que desenvolvam pesquisa em Música no Brasil e na América Latina.

Confira a programação geral do evento.

A abertura do VI Simpom contou com a participação do reitor da UNIRIO, Ricardo Cardoso, e do diretor de Pesquisa, Anderson Teodoro, que parabenizaram a organização do simpósio e destacaram a importância de sua realização no contexto atual, de forma remota.

A professora Doriana Mendes, presidente da Comissão Organizadora do VI Simpom, destacou que a realização do evento expôs a articulação entre cinco palavras: herança, por ser um momento de valorização dos mais próximos; coragem, das equipes de docentes e discentes do PPGM; inovação, pelo contexto atual, que levou à realização do evento em formato remoto; tecnologia, que possibilita levar o simpósio ao público em geral; e estreia, em referência ao desafio de estar à frente da organização do evento.

"É uma emoção pensar em tudo o que vivemos ao planejar esta edição do Simpom, e tudo o que vamos viver ao experienciar tanto conhecimento em Música nestes quatro dias", relatou Doriana.

Também participaram da abertura o coordenador do PPGM, Cliff Korman; o diretor do Instituto Villa-Lobos, Sergio Barrenechea; o doutorando do PPGM Renato Borges, coordenador das sessões; a presidente do Comitê Científico do Simpom, Carole Gubernikoff; e o professor da UFRJ Rodolfo Caesar, pesquisador e compositor homenageado do simpósio.

A conferência magna desta manhã foi proferida pelo professor Joshua Banks Mailman (Columbia University-NY, EUA), seguida de apresentação artística da Mostra Caesar 70.

Todas as atividades do VI Simpom ficarão disponíveis no canal audiovisual do PPGM, bem como serão divulgadas nas redes sociais do evento (Facebook, Instagram e Twitter).


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio