Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Você está aqui: Página Inicial / VII Semana de Integração HUGG e EMC promove diversas atividades até dia 28 de novembro

VII Semana de Integração HUGG e EMC promove diversas atividades até dia 28 de novembro

por Comunicacao UNIRIO publicado 23/11/2015 16h30, última modificação 26/11/2015 07h57

Teve início na manhã desta segunda-feira, dia 23, a VII Semana de Integração do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) e da Escola de Medicina e Cirurgia (EMC). O evento, que conta com palestras, mesas-redondas e cursos em diversas áreas da saúde e da medicina, acontece até dia 28, no Anfiteatro Nobre ( andar) do HUGG.

Presidindo a mesa de abertura, o reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca reforçou a importância da Semana, que é voltada para a comunidade estudantil e que oferece atividades extracurriculares. “É o momento em que os alunos podem acrescentar conhecimentos não previstos, trocar experiências e escutar colegas e profissionais da sua área de estudo”, ressaltou. A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Evelyn Orrico, também apontou a Semana como uma “oportunidade muito rica para congregar pesquisa e ensino”.

A decana do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Ana Maria Wandelli, enfatizou a interdisciplinaridade do evento, que interliga várias áreas da saúde, e a parceria entre a EMC e o HUGG. “Antes, podemos dizer que eles andavam paralelos, mas agora Academia e Hospital estão cada vez mais integrados. Juntos, é possível trazer mais qualidade para melhor atender nossos pacientes e a comunidade”, concluiu. Também fizeram parte da mesa de abertura, o diretor da EMC, Agostinho Ascenção, o diretor do HUGG, Fernando Ferry, e a diretora da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Almerinda Moreira.  

A palestra de abertura foi ministrada pelo cardiologista Fabio Tuche, que falou sobre a Prática Clínica Baseada em Evidências, apresentando os conhecimentos e habilidades para a prática ética e moderna da medicina, a realidade da saúde no Brasil e a processo de tomada de decisão clínica, informada e centrada na relação médico-paciente. Na sequência, José Luis Camarinha do Nascimento Silva, professor do magistério superior do Instituto Biomédico (IB), palestrou sobre a História da Medicina, desde o Código de Hamurabi, o Egito e a Grécia antigos até os dias de hoje.

Com caráter multidisciplinar, a VI Semana de Integração HUGG e EMC engloba a XXXIV Jornada Científica do HUGG, a I Jornada Científica da Enfermagem do HUGG, a I Jornada Científica da Residência Multiprofissional em Saúde do HUGG e a I Jornada Científica de Vigilância em Saúde do HUGG. Até o fim da Semana, estão previstas palestras e mesas-redondas diariamente, além de mais de dez cursos nas áreas de cirurgia, AIDS, pneumologia, enfermagem, saúde coletiva, obstetrícia, entre outros. Confira a programação completa. 

Os interessados podem se inscrever pelo e-mail residenciahugg@unirio.br.

O HUGG fica na Rua Mariz e Barros 775, Tijuca.     

 

Doação de água para Mariana 

Durante a cerimônia de abertura, o diretor da EMC, Agostinho Ascenção, informou que o evento está recolhendo doações de água para Mariana e outras cidades atingidas pelo desastre ambiental. As doações podem ser feitas na sede da EMC e na Anatomia do IB até às 12h da próxima quarta-feira, dia 25 de novembro.

A EMC fica na Rua Silva Ramos, 32, na Tijuca, e o IB fica na Rua Frei Caneca, 94, Centro.

(Letícia Hermont/Comso)

Fabio Turche fala sobre a Prática Clínica Baseada em Evidências (Foto: Comso)


Acesso a Informação Capes CNPQ