Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

PPGAN

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO sedia evento internacional de educação estatística

UNIRIO sedia evento internacional de educação estatística

por Comunicacao UNIRIO publicado 03/03/2015 10h50, última modificação 04/03/2015 15h05

Os avanços na educação estatística: desenvolvimentos, experiências e avaliações. Esse é o tema da 9ª Conferência Satélite da Iase – Associação Internacional de Educação Estatística –, que acontecerá no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), entre os dias 22 e 24 de julho.

O evento é organizado pela Escola de Matemática da UNIRIO, em parceria com a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence), do IBGE.

Haverá palestras, workshop e apresentação de pôsteres e artigos científicos. Questões como a motivação de professores e alunos, o uso de dispositivos móveis, o Big Data e a educação estatística na era das redes sociais e da educação a distância estarão entre os assuntos abordados. Confira a programação.

Para o coordenador do Comitê de Organização Local do evento e professor do Departamento de Matemática e Estatística da UNIRIO, Bruno Simões, a proposta da conferência é discutir os avanços na Educação Estatística, tanto nos aspectos referentes aos desenvolvimentos metodológicos, bem como as experiências e avaliações do ensino da Estatística, em busca de um modelo que vise à retenção do conteúdo aprendido.

“Em geral, os estudantes aprendem estatística nas escolas para fazerem as provas e passarem de ano, mas, depois, esquecem a matéria”, revela Simões. “Como a estatística é relevante nos mais diversos campos, é importante ensiná-la de forma que o conteúdo permaneça na memória do aluno.”

As inscrições para participação na conferência se iniciam no dia 9 de março. Confira mais informações na página do evento.

Fomento à discussão

Esta é a primeira vez que o Brasil sedia a Conferência Satélite da Iase. O evento, que acontece a cada dois anos, reúne professores e pesquisadores de todo o mundo para compartilharem conhecimentos e experiências na área da educação estatística. A conferência antecederá o 60º Congresso Mundial de Estatística, do ISI - International Statistical Institute, que acontece entre os dias 26 e 31 de julho, também no Rio de Janeiro.

A Associação Internacional de Educação Estatística visa promover, apoiar e otimizar a educação estatística em todos os níveis de ensino, além de cooperar para o entendimento e o uso de informações envolvendo estatística e probabilidade.

As ações desenvolvidas pela associação estimulam a discussão, articulam a cooperação internacional e promovem a publicação de relevantes pesquisas científicas. A Iase dissemina ideias, estratégias, investigações e produção de materiais educativos por meio de conferências internacionais, publicações e páginas na internet.

O CCET se localiza na Av. Pasteur, 458, Urca.


Acesso a Informação Capes CNPQ