código do Google analytics UNIRIO promove seminário sobre curadoria de acervos digitais — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO promove seminário sobre curadoria de acervos digitais

UNIRIO promove seminário sobre curadoria de acervos digitais

por comunicacao — publicado 10/05/2016 08h35, última modificação 10/05/2016 08h33
Evento, que acontece amanhã, dia 11, inaugura as atividades do Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos Digitais e do Grupo de Pesquisa Memorável Samba

Nesta quarta-feira, dia 11 de maio, a UNIRIO, em parceria com a Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (SPC/MinC), realiza o 1º Seminário “Curadoria de Acervos Digitais”. O evento inaugura as atividades do Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos Digitais (Labogad) e do Grupo de Pesquisa Memorável Samba, coordenados pelo professor Jair Martins de Miranda.

Participarão do debate o coordenador-geral de Cultura Digital da SPC/MinC, José Murilo da Costa; o coordenador do Laboratório de Políticas Participativas da Universidade Federal de Goiás, Dalton Lopes Martins; e a coordenadora-geral de Sistemas de Informação Museal do Instituto Brasileiro de Museus, Rose Moreira de Miranda. Os convidados abordarão a Política Nacional de Acervos Digitais, a convergência digital, a interoperabilidade de sistemas e repositórios e a plataforma Tainacan, espaço de convergência de acervos afro-brasileiros.

Os professores da UNIRIO Luiz Amâncio Machado de Sousa Júnior (decano do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia - CCET) e Ivan Coelho de Sá (decano do Centro de Ciências Humanas e Sociais - CCH) atuarão como debatedores, e o professor Jair Miranda será o moderador da discussão.

O seminário terá início às 18h, no Auditório Tércio Pacitti (CCET/Ibio), localizado na Av. Pasteur, 458, Urca. As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, e devem ser feitas no endereço: http://goo.gl/forms/LEW73jWEiM.

Seminário inaugura as atividades do Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos Digitais e do Grupo de Pesquisa Memorável Samba (Imagem: Divulgação)