código do Google analytics UNIRIO participa de encontro de mobilização do MEC contra o Aedes aegypti — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO participa de encontro de mobilização do MEC contra o Aedes aegypti

UNIRIO participa de encontro de mobilização do MEC contra o Aedes aegypti

por comunicacao — publicado 04/02/2016 14h30, última modificação 11/02/2016 09h31
Reunião nesta quinta-feira (4) teve como foco o combate ao mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do vírus zika

O vice-reitor da UNIRIO, Ricardo Cardoso, no exercício da Reitoria, participou nesta quinta-feira, dia 4 de fevereiro, de uma reunião em Brasília para mobilização em torno do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya e do vírus zika.

Estiveram presentes ao encontro – comandado pelo ministro da Educação, Aloísio Mercadante – reitores de instituições federais de ensino superior, representantes estaduais e municipais das áreas de Educação e Saúde, membros das Forças Armadas, entre outros.

O foco principal da reunião é o aumento de casos de zika e microcefalia no Brasil, que levou a uma grave emergência na saúde pública. Considerando que cerca de 70 milhões de brasileiros estão em salas de aula, o Ministério da Educação entende que as escolas, institutos e universidades são centros de engajamento e conscientização da comunidade. Para isso, reforça a necessidade de se desenvolverem ações desde o início das atividades letivas de 2016, com destaque para os dias 19 e 26 de fevereiro e 4 de março, selecionados como datas de mobilização em todo o país.

De acordo com Ricardo Cardoso, os representantes das instituições presentes ao encontro firmaram um pacto da Educação contra o zika vírus, que tem como principal eixo o da mobilização. "A ideia é que as instituições educacionais atuem como fonte de informação e de combate ao mosquito, e que os estudantes possam propagar essas informações entre seus familiares", explicou o vice-reitor.

Ele ressalta a importância de se realizarem ações permanentes de limpeza e conservação, como as que já vêm acontecendo em âmbito governamental. Na UNIRIO, foram realizadas nos últimos dias inspeções em todos os campi, em busca de possíveis criadouros do mosquito.

Extensão

Na última terça-feira, dia 2 de fevereiro, o MEC também realizou uma reunião com os pró-reitores de Extensão das universidades e institutos federais de ensino para apresentar ações conjuntas de uma campanha nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti nas escolas. O encontro contou com a participação da pró-reitora de Extensão da UNIRIO, Claudia Aiub. Segundo ela, UNIRIO, UFRJ e Uerj já pensam em ações para serem desenvolvidas em conjunto.