código do Google analytics UNIRIO lança podcast sobre ciência em parceria com a MultiRio — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO lança podcast sobre ciência em parceria com a MultiRio

UNIRIO lança podcast sobre ciência em parceria com a MultiRio

por daniela.oliveira — publicado 19/06/2020 10h53, última modificação 26/08/2020 16h04
Série ‘Ouvi Falar’, produzida pelo Núcleo de Imagem e Som (NIS), estreia nesta sexta-feira (19) com episódios sobre ciências ambientais. 'Live' de lançamento acontecerá às 14h

A UNIRIO lança nesta sexta-feira, 19 de junho, o podcast Ouvi Falar, realizado em coprodução com a Empresa Municipal de Multimeios (MultiRio), e que vai abordar temas relacionados à ciência, nas diferentes áreas do conhecimento. A proposta é falar sobre assuntos da atualidade, sob a ótica do conhecimento acadêmico, mas com uma linguagem acessível e atraente para os diversos públicos.

Para o lançamento, foi programada uma live que será transmitida pela página da MultiRio no Facebook, às 14h. Participam da transmissão a apresentadora e roteirista da MultiRio, Patrícia Costa, a professora da UNIRIO e curadora da primeira temporada, Natascha Krepsky, e a coordenadora do Núcleo de Imagem e Som (NIS), Carol Carpintéro. O NIS foi o responsável pela produção do podcast, em parceria com a MultiRio.

Após a live, o podcast estará disponível no site www.multirio.rj.gov.br e nas plataformas Spotify, Deezer e Google Podcast.

Ciência de qualidade e acessível

A série tem a curadoria da UNIRIO, que contou com o apoio dos profissionais da empresa municipal para a elaboração dos roteiros e para a produção. A curadora Natascha Krepsky destaca a colaboração entre as equipes das duas instituições e afirma que a intenção do podcast é comunicar ciência de qualidade para o público em geral.

"Queremos desmistificar a ideia de que a ciência é para poucos. Esperamos que os ouvintes curtam os programas, pois foram planejados com muito carinho e profissionalismo para divulgar o conhecimento produzido nas universidades brasileiras, em especial na UNIRIO", afirma a curadora.

O diretor do podcast, Ricardo Brito, responsável pela Web Rádio da MultiRio, lembra que os programas abrem portas para a curiosidade dos estudantes.

“A ideia é compartilhar conhecimento e realizar discussões sobre temas atuais, com um olhar científico, mas didático. Os convidados passam orientações para o aprofundamento e pesquisa e indicam autores que tratam dos temas. É um excelente conteúdo para professores, alunos e para o público em geral”, afirma o diretor.

O presidente da MultiRio, Cláudio Elias da Silva, ressalta que a parceria com a UNIRIO disponibiliza para o corpo acadêmico da universidade a expertise da MultiRio no campo audiovisual e enriquece o conteúdo oferecido pela empresa às escolas e à sociedade.

“É uma via de mão dupla. O podcast vai ajudar na atualização de professores e na formação dos alunos. Por outro lado, esperamos que haja um retorno para os professores universitários, que se aproximam da realidade das escolas. A MultiRio faz, assim, uma ponte entre esses dois lados”, afirma o presidente.

O podcast Ouvi Falar pretende tratar de temáticas dos cinco centros da UNIRIO. Os professores que tiverem interesse em realizar a curadoria das próximas temporadas podem entrar em contato pelo e-mail podcast@unirio.br.

Ciências ambientais na primeira temporada

Os episódios da série Ouvi Falar serão semanais, com divulgação às sextas-feiras, e têm duração entre 40 e 60 minutos. A primeira temporada conta com seis programas, já todos gravados em grande parte remotamente, por causa da pandemia da Covid-19.

O primeiro episódio (“Praias de Plástico”) explora o tema da poluição dos mares. Natascha Krepsky participa dessa mesa, junto com o biólogo e docente do Instituto de Biociências (Ibio) Daniel Fonseca Andrade, e a psicóloga Claudia Luna. O coordenador da ONG Clean Up The World no Brasil, Hildon Carrapito, e o jornalista e instrutor de mergulho Caio Salles colaboraram com o programa.

O impacto da poluição nos oceanos afeta não só a vida marinha, mas traz danos às praias e à saúde da população. A sujeira provoca estragos à beleza natural dos litorais, o que resulta em perdas para o turismo e a economia. Esses são os aspectos tratados pelos especialistas convidados.

O foco foi dado no acúmulo de plástico e no aparecimento de manchas de óleo, aspectos já bastante abordados na mídia e frequentes nas redes sociais.

Confira a programação da primeira temporada:

EPISÓDIO 1 – PRAIAS DE PLÁSTICO (16/06)

O Programa discute os principais elementos que poluem os oceanos e praias: plástico e petróleo.
Participantes: Natascha Krepsky (bióloga, doutora em Geologia e Geofísica Marinha pela UFF), Daniel Fonseca Andrade (biólogo, especializado em Ciência Ambiental) e Claudia Luna (psicóloga formada pela PUC-Rio).

EPISÓDIO 2 – QUANDO A CIÊNCIA É CULTURA POP (26/06)

Vamos discutir como a cultura pop pode tornar a ciência ainda mais popular e atraente para os jovens principalmente para as meninas. Mesmo sem que muitos percebam ela está presente nas séries e histórias em quadrinhos.
Participantes: Elidiomar Ribeiro da Silva (editor-adjunto da revista A Bruxa e biólogo, doutor em Ciências Biológicas pela UFRJ), Virgínia Codá (mestranda em Divulgação Científica da Fiocruz)

EPISÓDIO 3 – JOGANDO O LIXO DENTRO (03/07)

“Reduzir,Reutilizar e Reciclar” sãos os “erres” que formam o lema da conscientização para reduzir o impacto do consumo no meio ambiente. O programa fala ainda das leis que vêm tentando reduzir a produzir de lixo, principalmente de plástico.
Participantes: Bárbara Franz (oceanógrafa e química, doutora em Planejamento Ambiental), Carlos Augusto Figueiredo Assumpção (doutor em Ciências Biológicas) e Fábio Veríssimo Correa (engenheiro agrônomo, pós-doutorando em Ciências Ambientais pelo Instituto Oswaldo Cruz).

EPISÓDIO 4 – ÁGUA NOSSA DE TODO DIA (10/07)

A qualidade e a oferta de água para o abastecimento das cidades dependem em muito da preservação do meio ambiente, através da despoluição de rios e da defesa das matas ciliares. Também trataremos de novas formas de captação e do aproveitamento da água da chuva.
Participantes: Christina Wyss Castelo Branco (doutora em Ciências Biológicas), Samira da Guia Mello Portugal (doutora em Química) e Viviane Bernardes dos Santos Miranda (pós-doutora em Ecologia).

EPISÓDIO 5 – COMO REVIVER UMA LAGOA (17/07)

Neste programa, vamos ouvir especialistas que vão contar como plantas e animais podem ajudar no processo de recuperação de lagos, lagoas e lagunas, mesmo em estágio avançado de degradação.
Participantes: Igor Christo Miyahira (biólogo e pós-doutor em Ecologia e Evolução pela UERJ), Luciano Neves dos Santos (oceanógrafo) e Raquel de Almeida Ferrando Neves (bióloga marinha e doutora em Ecologia pela UFRJ).

EPISÓDIO 6 – A TERRA CONTA HISTÓRIAS (24/07)

Este episódio tem como objetivo mostrar como a natureza, com suas terras, águas, rochas e fósseis têm relação com a cultura, a arte, em especial a literatura. Os convidados tratarão das histórias que a natureza tem para contar.
Participantes: Luiza Corral Martins de Oliveira Ponciano (bióloga e doutora em geologia pela UFRJ) e Leonardo Ávilla (biólogo, doutor em Ciências Biológicas pela UFRJ).


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio