código do Google analytics UNIRIO inaugura Galeria dos Reitores — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO inaugura Galeria dos Reitores

UNIRIO inaugura Galeria dos Reitores

por comunicacao — publicado 20/12/2017 14h20, última modificação 02/01/2018 08h17
Exposição homenageia todos os dirigentes que já estiveram à frente da Universidade desde sua fundação, em 1969

Todos os dirigentes da UNIRIO desde sua fundação, em 1969, foram homenageados na manhã desta quarta-feira, dia 20, na inauguração da Galeria dos Reitores. As fotografias dos oito ex-reitores da Universidade, além do atual, Luiz Pedro San Gil Jutuca, ficarão permanentemente expostas no prédio da Reitoria, na Urca.

Jutuca destacou a trajetória da Instituição e seus dirigentes. “É uma honra ser reitor da UNIRIO neste momento de inauguração de um espaço que dará visibilidade àqueles que contribuíram para consolidar e enaltecer a nossa Universidade”, comemorou.

O ex-reitor Sérgio Luiz Magarão, que esteve à frente da UNIRIO entre 1992 e 1996, ressaltou a resistência da Instituição diante dos problemas enfrentados ao longo dos anos. “Como ex-aluno da Escola de Medicina, tive a oportunidade de participar da vida na Universidade com todos os reitores que aqui estão”, ressaltou. “As dificuldades sempre foram muito grandes, o Ministério da Educação nos abandonou com frequência. A UNIRIO só sobreviveu até hoje por conta de nossos professores e funcionários técnico-administrativos”.

Pietro Novellino, reitor entre 2000 e 2004, elogiou a iniciativa de criação da galeria. “No futuro, quem vier visitar a nossa Universidade vai conhecer um pouco de sua história e daqueles que contribuíram para o seu desenvolvimento”, salientou.

Dirigente da UNIRIO entre 2004 e 2011, a professora Malvina Tania Tuttman relembrou o momento de sua eleição. “Ao lado dessa foto estão muitas pessoas: estudantes, professores, técnicos”, ressaltou. Para ela, a imagem hoje exposta representa “um coletivo que possibilitou que uma mulher pedagoga fosse a primeira reitora da Universidade e a primeira reitora pedagoga do Brasil”, em um meio em que outras áreas, como a Medicina, eram tradicionalmente mais valorizadas.

Na cerimônia também estiveram presentes familiares de ex-reitores que colaboraram para construir a história da UNIRIO. O médico Hans Fernando Rocha Dohmann representou seu pai, professor Hans Jürgen Fernando Dohmann, reitor entre 1996 e 2000. Também participaram do evento a professora Sônia Kaminitz, filha de Osmar Teixeira Costa, reitor de 1988 a 1992; a chefe do Museu de Folclore Edison Carneiro, Elizabeth Bittencourt Paiva Pougy, representando seu pai, José Maria Bezerra Paiva, que esteve à frente da Universidade entre 1974 e 1977; e a professora Carmen Soares de Meirelles Saramago, neta de Alberto Soares de Meirelles, que presidiu a Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado da Guanabara (Fefieg) entre 1969 e 1974. 

Da esquerda para a direita: Luiz Pedro San Gil Jutuca; Sônia Kaminitz; Carmen Saramago; Pietro Novellino; Sérgio Magarão e Malvina Tuttman (Foto: Comso)


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio