Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentidadeWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Centrais de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoInformativo Em Foco

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO firma parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos

UNIRIO firma parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos

por Comso publicado 08/01/2019 15h35, última modificação 09/01/2019 10h51

No fim do mês de dezembro de 2018, foi assinado acordo de cooperação técnica entre a UNIRIO e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos (SEDHMI).

O objetivo é a proposição e o desenvolvimento de ações, eventos, estudos, pesquisas, programas e projetos, pautados na sensibilização, orientação e capacitação de todos os seus integrantes, bem como de professores, alunos, membros de ONGs, lideranças locais, cidadãos em geral e agentes públicos, em prol do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim-RJ) e da otimização do Espaço Cultural Cedim Heloneida Stuart e sua biblioteca.

O acordo foi resultado de mais de quatro anos de atividades do Programa de Extensão “Voluntariados de Inovação Social – Inove” e do projeto “Mulheres inovadoras acontecendo na UNIRIO – Miau”, coordenados pela professora Cládice Nóbile Diniz, da Escola de Engenharia de Produção.

As atividades que já vinham sendo desenvolvidas com o acompanhamento das conselheiras do Cedim-RJ – no formato de oficinas de qualificação em atividades empreendedoras e de gestão – passam a ter a perspectiva de atender a rede do Cedim-RJ, capilarizada em todo o estado, abrangendo as prefeituras e seus Conselhos Municipais da Mulher, os Centros de Atendimento Integrado à Mulher, Centros de Referência de Mulheres e outras instituições que se ocupam de agendas para as mulheres.

A parceria com o Cedim-RJ engloba o projeto de pesquisa “Acervos de Movimentos Sociais: da produção documental ao acesso”, coordenado pela professora Fernanda Monteiro, e o projeto de extensão “Observatório de Arquivos e Direitos Humanos”, coordenado pela arquivista Priscila Freitas de Carvalho, sob a  orientação do diretor do Arquivo Central da UNIRIO, professor Flávio Leal. E também os projetos de pesquisa “Perspectivas da biblioteca como organização criativa na otimização dos recursos de aprendizagem: da acessibilidade à fluência informacional”, da professora Cládice Diniz, e “A eloquência dos livros: marcas de proveniência bibliográfica”, do professor Fabiano Cataldo de Azevedo.

Sobre o Cedim-RJ

O Cedim-RJ é um conselho vinculado à Subsecretaria de Estado de Política para as Mulheres do Estado do Rio de Janeiro, sendo composto por 21 conselheiras e respectivas suplentes, todas de atuação voluntária. No mandato atual (2018-2021), a UNIRIO conseguiu ocupar uma das duas vagas para representação acadêmica, com as professoras Cládice Nóbile Diniz (conselheira efetiva) e Cláudia Alessandra Fortes Aiub (suplente).

(Com informações da professora Cládice Diniz)


Acesso a Informação Capes CNPQ Imagem Rede Unirio