Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO celebra acordo de cooperação com centro de pesquisa da França

UNIRIO celebra acordo de cooperação com centro de pesquisa da França

por Comunicacao UNIRIO publicado 03/10/2014 13h50, última modificação 06/10/2014 10h15

A UNIRIO acaba de celebrar um acordo de cooperação com a Unidade Mista de Pesquisa em Antropologia e História dos Mundos Antigos (Anhima, na sigla em francês), para intercâmbio de docentes e pesquisadores brasileiros e franceses.

O acordo foi assinado no dia 24 de setembro, pelo reitor da UNIRIO, Luiz Pedro San Gil Jutuca, e pela diretora da Anhima, Violaine Sebillote Cuchet. A parceria surgiu a partir da ampliação de interesses e atividades comuns entre docentes e pesquisadores da Anhima e do Núcleo de Estudos e Representações sobre a Antiguidade e o Medievo, do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UNIRIO.

Um dos frutos da colaboração é o projeto “Celles qui avaient un nom”, que conta com a participação da professora do PPGH Claudia Beltrão. Segundo a pesquisadora, o estudo trabalha a questão da nomeação de mulheres nos espaços públicos antigos, gregos e romanos, na busca pela compreensão dos aspectos sociais, políticos, religiosos e jurídicos desta nomeação.

Entre os resultados do projeto, que envolve especialistas de diversas instituições e países, está a publicação do catálogo on-line Eurykleia, de acesso gratuito, com verbetes inicialmente em francês e inglês. O lançamento está previsto para 2015.

Sobre a Anhima

A Unidade Mista de Pesquisa Anhima (Anthropologie et Histoire des Mondes Antiques) foi criada em janeiro de 2010, resultando da fusão de três centros de pesquisa franceses: o Centre Louis Gernet - Recherches comparées sur les sociétés anciennes (ex-UMR 8567, CNRS/ EHESS), o Centre Gustave Glotz. Mondes hellénistiques et romain (ex-UMR 8585, CNRS/EPHE/ Université Paris 1 / Université Paris IV) e o Phéacie - Pratiques culturelles dans les sociétés grecque et romaine (ex-EA 6163, Université Paris 1 / Université Paris 7).

Situada nas dependências do Institute National d’Histoire de l’Art, a Anhima mantém programas de pós-graduação, cursos, seminários e práticas de pesquisa de cada uma das entidades fundadoras.

Suas atividades de ensino e pesquisa se orientam para o estudo dos mundos antigos, promovendo estudos e pesquisas especialmente em três campos: a) antropologia histórica e comparativa da Antiguidade, privilegiando os estudos de práticas e representações sociais e religiosas; b) tradições de história institucional, política, econômica, social e religiosa; e c) novas perspectivas de estudo das identidades culturais, da história do gênero e da definição do político.


Acesso a Informação Capes CNPQ