código do Google analytics Serviço de Neurocirurgia do HUGG recebe título de Referência na América Latina — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Serviço de Neurocirurgia do HUGG recebe título de Referência na América Latina

Serviço de Neurocirurgia do HUGG recebe título de Referência na América Latina

por comunicacao — publicado 27/02/2019 15h20, última modificação 28/02/2019 10h59
Qualificação foi certificada pela Federação Latino-Americana de Sociedades de Neurocirurgia (Flanc), no último dia 20 de fevereiro

Centro de Referência de Educação Continuada em Neurocirurgia da América Latina. No próximo quadriênio (2019-2022), esse será o status do Serviço no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), pertencente à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A qualificação foi certificada pela Federação Latino-Americana de Sociedades de Neurocirurgia (Flanc), no último dia 20 de fevereiro.

O hospital é referendado com o título graças às publicações recorrentes no assunto e às participações em congressos pela região, o que permite receber alunos da América Latina para períodos de experiência.

“Esses médicos, que vêm para o estágio, são escolhidos pela própria Federação, que fornece auxílio financeiro. Em contraparte oferecemos moradia. Essas estadas possibilitam trocarmos experiências e avançarmos no Ensino e na Pesquisa, áreas fundamentais de uma Escola de Medicina”, afirmou o chefe da Divisão de Neurocirurgia do HUGG e vice-presidente do Comitê de Cirurgia de Nervos Periféricos da Federação Mundial de Neurocirurgiões, José Fernando Guedes.

“Com essa habilitação, dada por um órgão renomado, geramos conhecimento e estímulo para que residentes e especialistas desejem realizar parte de suas formações em nossa instituição. Como resultado, cria-se uma seleção melhor de profissionais que vão sair mais capacitados para atender a todos, tanto no serviço público, quanto no privado. Esse é o papel primordial de uma Universidade e de um Hospital Universitário”, completou o superintendente Fernando Ferry.

Tal reconhecimento, entretanto, não se dá apenas na área da educação dos discentes. A população já desfruta dessa qualificação há mais tempo.

“É um orgulho termos uma equipe conceituada desta maneira. A neurocirurgia, cujo departamento foi montado em 2016, efetuou, em 2017, 40 procedimentos e, em 2018, 285. A vitória é das equipes de Neurocirurgia, de Enfermagem, e do Corpo Administrativo do hospital que se empenham, incessantemente, para prover os insumos necessários, ou seja, é uma atuação conjunta e multidisciplinar. Para 2019, a previsão é que sejam feitas até 600 operações. Isso é atendimento do SUS para população mais pobre, de forma 100% gratuita”, concluiu o diretor.

(Informações de Felipe Monteiro, assessor de Comunicação do HUGG)


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio