código do Google analytics Revista Museologia e Patrimônio lança nova edição — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Revista Museologia e Patrimônio lança nova edição

Revista Museologia e Patrimônio lança nova edição

por Comunicação publicado 21/10/2021 15h21, última modificação 22/10/2021 15h14
Publicação é realizada em parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PGMUS) e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)

Foi lançada a segunda edição de 2021 da Revista Eletrônica Museologia e PatrimônioA publicação é realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PGMUS) da UNIRIO e pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

A revista conta com textos distribuídos pelas seções de Artigos, Relatos de Experiências e Resenhas. Entre os artigos, destaque para o levantamento da história dos aquários públicos localizados do Rio de Janeiro, um breve panorama sobre as pesquisas e ações de bibliotecários e pesquisadores no combate aos insetos bibliófagos, e ainda uma reflexão sobre a construção da personagem de Rui Barbosa a partir da sua residência, transformada em museu, alguns anos após a sua morte.

Para celebrar os 15 anos de existência do PPG-PGMUS, há um artigo especial sobre os caminhos trilhados pela pós-graduação em Museologia no Brasil, com o objetivo de consolidar essa disciplina no campo científico, a partir de uma investigação de caráter exploratório e descritivo. O estudo de caso da pesquisa é justamente o PPG-PMUS, no qual a Museologia automaticamente se configura como heterogênea e interdisciplinar.

Na seção Relatos de Experiência, o leitor encontra textos sobre as situações experimentadas por educadores que atuaram em museus nos primeiros meses de pandemia de Covid-19 no Brasil, além da análise do Museu Virtual, que reúne coleções de objetos do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e de uma apresentação sobre a Feira do Patrimônio, evento que permite estabelecer conexões entre comunidades, universidades e demais instituições, com o objetivo de promover, valorizar e comunicar o Patrimônio Cultural.

Na seção Resenhas, Eduardo Cristiano Hass da Silva apresenta uma contribuição a partir de sua análise do livro Um Museu para todos: Manual para programas de acessibilidade, publicado em 2019, de autoria de Desireé Nobre Salasar.

 


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio Marca SEI UNIRIO