Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

NAU

Você está aqui: Página Inicial / Revista comemorativa reúne produção artística e científica do Nepaa

Revista comemorativa reúne produção artística e científica do Nepaa

por Comunicacao UNIRIO publicado 25/10/2013 13h35, última modificação 25/10/2013 17h01

Em 2013, o Núcleo de Estudos das Performances Afro-Ameríndias (Nepaa) da UNIRIO completa 15 anos. Em comemoração à data, foi editada uma revista comemorativa sobre o trabalho do Núcleo ao longo desse tempo, com o registro dos eventos realizados e da produção científica dos cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

“O Núcleo funciona como um catalisador de ideias e expressões artísticas, já que produzimos também teatro, dança e vídeo”, destaca o coordenador do Nepaa e professor da Escola de Teatro da UNIRIO, Zeca Ligiéro. Ele foi responsável por organizar textos e imagens utilizados na revista, junto com a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO Aressa Rios e a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) Denize Zenicola, há 14 anos pesquisadora do Nepaa.

Atualmente cerca de 20 pessoas integram o Núcleo, engajadas em projetos de pesquisa e extensão. Segundo Ligiéro, o grupo passou por três fases ao longo de sua história. “Começamos com um plano bem delimitado, que era trabalhar com cultura africana e indígena”, disse. “Mais tarde, veio o envolvimento com teatro do oprimido e, posteriormente, com teatro de rua.”

A revista será distribuída para universidades onde atuem pesquisadores que tenham ligação com performance, cultura popular e etnocenologia.

Atuação

O Nepaa se dedica à pesquisa, divulgação e intercâmbio com as diversas culturas de origens africanas, indígenas e outras não hegemônicas, e estuda suas inter-relações no Brasil. O Núcleo se dedica tanto às artes performáticas quanto às ritualísticas, procurando estimular a constante troca entre a comunidade acadêmica, o meio artístico, o ativismo político e o mundo religioso das culturas com as quais trabalha.

Outras informações pelo site do Nepaa.


Acesso a Informação Capes CNPQ