código do Google analytics Professores e dirigentes da UNIRIO se reúnem com comitiva da Universidade Pedagógica de Moçambique — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Professores e dirigentes da UNIRIO se reúnem com comitiva da Universidade Pedagógica de Moçambique

por comunicacao — publicado 15/05/2014 16h55, última modificação 17/05/2014 00h54
No encontro, foram discutidas novas possibilidades de cooperação entre as duas instituições

A UNIRIO recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 15 de maio, a visita de uma comitiva da Universidade Pedagógica de Moçambique (UP), liderada pelo reitor da Instituição, Rogério José Uthui. Em reunião com professores e dirigentes de diversos departamentos da UNIRIO, além do reitor, Luiz Pedro San Gil Jutuca, o grupo discutiu novas possibilidades de cooperação entre as duas instituições.

Segundo Uthui, a contratação de professores para lecionarem no curso de Medicina da UP está entre as demandas mais urgentes, já que a recém-criada Faculdade de Ciências da Saúde inicia suas atividades em fevereiro de 2015. “Precisamos definir os docentes das disciplinas do ciclo básico”, salientou. A proposta é oferecer 60 vagas por ano.

Presente na reunião, o diretor do Instituto Biomédico (IB) da UNIRIO, Marcello Xavier Sampaio, destacou que a Universidade tem muito a contribuir para o curso de Medicina da UP, tanto fazendo inserções e aperfeiçoamentos curriculares, quanto auxiliando na determinação da estrutura física da Faculdade. “Como estão partindo do zero, vocês têm a oportunidade de construir um modelo próprio de formação, que atenda satisfatoriamente às demandas específicas do sistema de saúde do país”, observou.

Mobilidade

Também foi abordada a possibilidade de que professores e alunos de doutorado da UNIRIO atuem nos cursos oferecidos pela UP. “Para o estudante de doutorado seria uma oportunidade muito interessante, pois ele poderia passar seis meses em Moçambique, lecionando na graduação”, apontou Uthui. O reitor Jutuca observou que “essa mobilidade, tanto estudantil quanto de professores, é uma troca muito rica”.

Já o diretor da Escola de Teatro da UNIRIO, Luciano Maia, ressaltou que a extensão universitária deve fazer parte das ações de cooperação entre as duas instituições. “Brasil e Moçambique têm problemas sociais similares, devido à grande desigualdade social que apresentam”, lembrou.

O reitor Jutuca sugeriu a criação de projetos pedagógicos que estabeleçam de que maneiras a UNIRIO pode contribuir para a UP. A partir da definição dos objetivos, serão elaborados os termos aditivos ao acordo de cooperação entre as duas instituições, firmado em 2010.

Para discutir as questões referentes à área da Saúde, formou-se um grupo menor, com cinco representantes da UNIRIO – entre eles, a decana do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Ana Maria Wandelli. O grupo deu prosseguimento à reunião, debatendo com a comitiva, entre outros temas, a realização de cursos para formação de técnicos de laboratório em convênio bilateral e a análise da matriz curricular do curso de Medicina da universidade africana.

Reunião definiu o desenvolvimento de projetos pedagógicos que estabeleçam os termos de cooperação entre UNIRIO e UP (Foto: Comso)