Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

NAU

Você está aqui: Página Inicial / Representantes da Universidade Pedagógica de Moçambique realizam visita técnica na UNIRIO

Representantes da Universidade Pedagógica de Moçambique realizam visita técnica na UNIRIO

por Comunicacao UNIRIO publicado 27/10/2015 13h40, última modificação 28/10/2015 08h23

Foi iniciada na manhã desta terça-feira, dia 27, a visita técnica de representantes do setor de Relações Internacionais (RI) da Universidade Pedagógica de Moçambique (UP). Até o dia 29, Alves Manjate e Luzitisa Pereira vão realizar diversas reuniões e atividades para melhor conhecer o trabalho da Coordenação de Relações Internacionais (CRI) da UNIRIO e assim poder levar a experiência para a universidade moçambicana.

Alves Majate disse que a UP está em processo de internacionalização e que a visita técnica é essencial para o desenvolvimento do trabalho de sua equipe. “Nós pretendemos ser um instrumento de mudança na nossa universidade e queremos trocar experiências na questão de mobilidade e cooperação acadêmica internacional. Queremos também levar coisas novas para os procedimentos que lidamos diariamente”. Luzitisa apontou que as normativas e os procedimentos usados na UNIRIO são bem diferentes do que é utilizado na UP e que essas diferenças são positivas para conhecer as práticas de outras instituições.

A coordenadora da CRI, Liliana Vargas, ressaltou que o processo de internacionalização “é uma via de mão dupla, na qual é preciso que a instituição tome a internacionalização e a transforme em política interna e, por outro lado, também se projete no cenário internacional”. Ela ainda destacou que toda a sua equipe está mobilizada para a programação da UP na UNIRIO e reforçou a satisfação de recebê-los. “Estamos felizes de saber que eles nos têm como parceiros. Estamos abertos a colaborar e a aprender também”, concluiu.

O reitor da UNIRIO Luiz Pedro San Gil Jutuca também recebeu os representantes moçambicanos e relembrou a parceria da UNIRIO com a UP. “Nós temos uma relação forte. Uma relação que ultrapassa os níveis acadêmico e administrativo. É uma relação de amizade”, afirmou. Jutuca relembrou a parceria entre as duas universidades no curso a distância de Licenciatura em Pedagogia/ Ensino Básico, que teve início em Moçambique em 2011. Neste momento, o pró-reitor de Graduação, Alcides Guarino, está no país africano comandando uma comitiva que está organizando a formatura dos 209 alunos do curso. A turma da graduação em Ensino Básico da UP será a primeira da Universidade com dupla diplomação. A formatura está prevista para o início de 2016 e será presidida por Jutuca. 

(Letícia Hermont/Comso)


Acesso a Informação Capes CNPQ