Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO recebe comitiva da Universidade de Lisboa

UNIRIO recebe comitiva da Universidade de Lisboa

por Comunicacao UNIRIO publicado 07/08/2015 18h55, última modificação 10/08/2015 09h03

Na tarde desta sexta-feira, dia 7, a UNIRIO recebeu a visita de uma comitiva da Universidade de Lisboa (ULisboa – Portugal), com o objetivo de ampliar a cooperação acadêmica entre as duas instituições. Além do reitor da universidade portuguesa, António Cruz Serra, também estavam presentes o vice-reitor, Luís Ferreira, a administradora, Ana Maduro, e os diretores das faculdades de Ciências, José Artur Simões, e de Direito, Jorge Pinheiro.

O reitor da UNIRIO, Luiz Pedro San Gil Jutuca, apresentou o histórico e os campos de atuação da Universidade. “Temos forte tradição nas áreas de Saúde, Artes, Ciências Humanas e Biociências”, ressaltou. Jutuca também destacou que tanto a UNIRIO quanto a ULisboa fazem parte da coordenação do Grupo Tordesillas, e que ter uma língua em comum facilita a cooperação. “Muitas coisas nos unem, e precisamos trabalhar para ampliar nossos contatos e nossas parcerias."

Segundo o reitor António Cruz Serra, a ULisboa tem uma história que remonta ao século XIII e, hoje, é a maior universidade portuguesa, com cerca de 50 mil estudantes – entre eles, muitos brasileiros. Serra salientou que recentemente, pela primeira vez, a instituição utilizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de seleção de alunos brasileiros, que ingressaram no primeiro semestre de seus cursos. “Essa nova modalidade de ingresso é muito boa, pois busca atender à grande demanda por vagas que há no Brasil”, observou.

A coordenadora de Relações Internacionais, Liliana Angel Vargas, lembrou que, atualmente, as principais parcerias entre as duas instituições estão nas áreas de Direito e Medicina – além de campos do Turismo e da Biologia para os quais o diálogo se estendeu. “Agora, podemos pensar em ampliar nossas parcerias nos cursos que oferecem dupla diplomação”, sugeriu.

Também participaram da reunião o vice-reitor da UNIRIO, Ricardo Cardoso, o pró-reitor de Graduação, Alcides Guarino, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Evelyn Goyannes Dill Orrico, e a coordenadora de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Helena Uzeda.

Desde 2010, a UNIRIO mantém acordos de mútua cooperação com a Universidade de Lisboa, com o intuito de realização conjunta de atividades acadêmicas, científicas e culturais. 

Dirigentes da UNIRIO e da ULisboa durante a reunião desta sexta-feira (Foto: Comso)


Acesso a Informação Capes CNPQ