código do Google analytics PROPGI lança editais de fomento à pesquisa — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / PROPGI lança editais de fomento à pesquisa

PROPGI lança editais de fomento à pesquisa

por Comunicação publicado 16/07/2020 15h53, última modificação 16/07/2020 15h57
Período de submissão de propostas aos programas Pesquisador-Instalação e Pesquisador UNIRIO de Produtividade em Pesquisa será de 27 de julho a 25 de agosto

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPGI) lançou editais de fomento à pesquisa na UNIRIO. As seleções se referem ao Programa Pesquisador-Instalação (PPInst/DPQ 2020) e ao Programa Pesquisador UNIRIO de Produtividade em Pesquisa (PPQ-UNIRIO).

O PPInst visa dar suporte às atividades de pesquisa e produção científica de pesquisadores doutores recém-contratados, com até dois anos de vínculo empregatício com a UNIRIO. Os recursos do programa serão destinados ao desenvolvimento dos projetos aprovados, no valor total de até R$5 mil por projeto.

Para concorrer, é necessário ser docente efetivo do quadro permanente da UNIRIO com regime de trabalho de 40 horas ou dedicação exclusiva, além de ter projeto de pesquisa cadastrado na Diretoria de Pesquisa (DPq) e em situação regular. O candidato também deve ser integrante de grupo de pesquisa da UNIRIO cadastrado no Diretório do CNPq e precisa ter submetido proposta para cota de iniciação científica pelo portal de pesquisa da UNIRIO, em 2018, 2019 ou 2020.

As propostas devem ser encaminhadas entre 27 de julho e 25 de agosto, para o e-mail dfi.propg@unirio.br. Confira no edital a relação de documentos exigidos.

Produtividade em pesquisa

O programa Pesquisador UNIRIO de Produtividade em Pesquisa (PPQ) busca incentivar docentes da Universidade a submeter projetos às próximas chamadas de editais do CNPq de fomento à pesquisa. Os recursos do programa se destinam ao desenvolvimento dos projetos aprovados, no valor total de até R$ 8 mil por projeto.

Para submeter propostas, o candidato deve ser docente efetivo do quadro permanente da UNIRIO com regime de trabalho de 40 horas ou dedicação exclusiva e integrante de grupo de pesquisa da UNIRIO no Diretório do CNPq, além de projeto cadastrado na DPq e em situação regular. Também precisa ter submetido projetos de pesquisa a editais do CNPq nas modalidades “Produtividade em Pesquisa (PQ)”, “Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT)” ou “Pesquisador Sênior (PQ-Sr)”, em 2018 ou 2019, devendo a proposta ter sido aprovada no seu mérito com parecer favorável da área, porém não contemplada por razões de restrições orçamentárias.

O período de envio de propostas será de 27 de julho a 25 de agosto. O material deverá ser enviado para o e-mail dfi.propg@unirio.br. Confira no edital as regras para submissão.

Outras informações com a DPq, pelo e-mail pesquisa.dpq@unirio.br.