código do Google analytics Projeto Saber Comum oferece disciplinas de pós-graduação a distância — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Projeto Saber Comum oferece disciplinas de pós-graduação a distância

Projeto Saber Comum oferece disciplinas de pós-graduação a distância

por daniela.oliveira — publicado 18/09/2020 20h57, última modificação 18/09/2020 21h56
Inscrições para discentes da UNIRIO vão até o dia 22 de setembro

"Saber Comum - Educação à Distância e Divulgação Científica" é um projeto que busca, de modo interdisciplinar, oferecer a estudantes de pós-graduação de todas as áreas do conhecimento disciplinas de formação geral, que auxiliem na reflexão sobre a esfera do comum, saberes e políticas que dizem respeito à vida coletiva, à divisão de poderes na democracia e aos laços sociais.

A iniciativa é realizada pela cooperação entre as seguintes instituições: UNIRIO, UFRJ, UFF, UFRRJ, Uerj, Fiocruz, Fundação Cecierj e TV Alerj. A coordenação executiva é realizada pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.

O conteúdo das aulas, elaboradas por professores das instituições parceiras, será aberto a todos os interessados, com transmissão pela TV Alerj. Porém, para fins de obtenção de créditos, os estudantes de pós-graduação deverão estar inscritos na disciplina.

Discentes da UNIRIO regularmente matriculados em curso de pós-graduação devem enviar e-mail para a secretaria acadêmica de seu curso, até 22 de setembro, solicitando a inscrição na disciplina. As secretarias acadêmicas irão repassar os pedidos de inscrição para a Diretoria de Pós-Graduação (DPG).

As vagas nas disciplinas foram distribuídas levando em conta o quantitativo de alunos matriculados em cada uma das instituições participantes. Para a UNIRIO, serão em torno de 75 vagas.

O início das aulas será no dia 29 de setembro, com término em 25 de dezembro.

- Democracia, Desigualdades e Direitos (código da disciplina: PROPGPI01)
Horário dos programas na TV Alerj: quartas e sextas-feiras, 8h30 às 9h

- Saúde e Ciência em Tempos de Pandemia (código da disciplina: PROPGPI02)
Horário dos programas na TV Alerj: terças e quintas-feiras, 8h30 às 9h

As disciplinas serão realizadas em dois momentos:

- Videoaulas semanais: exibidas na TV Alerj (TV aberta canal 15.2 e NET canal 12) e disponíveis no canais do YouTube do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ e da TV Alerj.

- Plataforma Moodle: ambiente virtual de aprendizagem com material de aprofundamento, atividades, debates e interações entre os estudantes. É por meio da participação nesse ambiente que são feitas as avaliações.

Todas as aulas contarão com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A equipe de tradutores e intérpretes da UNIRIO participa do projeto e irá traduzir 13 aulas da disciplina Democracia, Desigualdades e Direitos.

Ciência para todos

Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da UNIRIO, Evelyn Orrico, o projeto é uma tentativa de propiciar atividades para um público mais amplo, de forma inclusiva, com transmissão em canal aberto, que independe de acesso à internet. "Queremos oferecer conhecimento não só aos estudantes de pós-graduação, mas discutir ciência de maneira mais atraente para toda a sociedade", observa.

Evelyn Orrico destaca importância do trabalho conjunto das instituições participantes do projeto: "Neste momento, colocar essas instituições, de ensino e pesquisa do Rio de Janeiro, para refletirem sobre uma proposta comum representa um ganho enorme para a ciência, para a interação e para a construção do conhecimento".