código do Google analytics Projeto de teatro na Maré apresenta espetáculos de fim de ano — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Projeto de teatro na Maré apresenta espetáculos de fim de ano

Projeto de teatro na Maré apresenta espetáculos de fim de ano

por comunicacao — publicado 05/12/2014 14h45, última modificação 09/12/2014 09h31
Haverá sessões nos dias 6, 12 e 14 de dezembro, no Centro de Artes da Maré, no Posto de Ramos e na Arena Carioca Dicró

Os espetáculos de fim de ano do projeto de extensão Teatro em Comunidades – Redes de Teatro na Maré estreiam neste sábado, dia 6 de dezembro. As peças Primavera das ideias; Entre; e A alma boa de Setsuan serão apresentadas nos dias 6, 12 e 14 de dezembro, respectivamente, no Centro de Artes da Maré, no Posto de Ramos e na Arena Carioca Dicró, situada no bairro da Penha. Verifique os horários e locais das apresentações.

Projeto

Desenvolvido há quatro anos na UNIRIO, o Teatro em Comunidades busca favorecer a produção de conhecimento em artes cênicas e as práticas artísticas e pedagógicas estimuladas pelo encontro entre os estudantes da Escola de Teatro da UNIRIO e jovens moradores das comunidades do Complexo da Maré.

As atividades dos núcleos de teatro acontecem nas manhãs de sábado, no Centro Municipal de Saúde Américo Veloso (Ramos), no Redes e no CAM (ambos na Nova Holanda).  A coordenação é das professoras Marina Henriques Coutinho e Clarisse Lopes (Estácio de Sá), responsáveis pelo núcleo de Ramos.

O Centro de Artes da Maré se localiza na Rua Bitencourt Sampaio, 181, Maré. A Escola de Teatro da UNIRIO se localiza na Av. Pasteur, 436, Urca.

Confiras a sinopse dos espetáculos:

Primavera das Ideias fala de três jovens que vivem no Morro das Regras. Segundo as leis do local, aos 15 anos de idade, todos os moradores da cidade devem ir para o exílio, porém ninguém sabe o que acontece por lá. A mãe desses jovens, preocupada com o futuro dos filhos, resolve burlar suas idades e logo é descoberta. Os jovens, porém, conseguem fugir a tempo e, na fuga, conhecem um lugar diferente e mágico: o Mundo das Ideias.

O espetáculo Entre se passa entre a ficção e a realidade de quatro mulheres que assistem a novelas e se veem nas personagens e situações ocorridas. A ação se desenrola costurando o texto do dramaturgo Samuel Beckett Vai e vem a cenas de telenovelas, cantigas de roda e elementos sugeridos e construídos a partir do grupo de mulheres, que convida a todos a passear nesse “entre lugar”, ora mais próximo à ficção, ora noutro mais próximo à realidade.

Já a peça A alma boa de Setsuan traz uma adaptação do texto homônimo de Bertold Brecht. Numa cidade do interior da China, a prostituta Chen Te recebe uma recompensa dos deuses por ser considerada a única alma boa que eles encontraram no mundo. Agora com uma lojinha, ela terá a chance de prosperar e ter uma vida digna. Porém, seus vizinhos e conhecidos, sabendo da situação, começam a se aproveitar da moça, que não sabe dizer “não”. Chen Te e sua consciência resolvem, então, criar um personagem fictício, o primo Chui Ta, que tentará por ordem na situação.

Outras informações pelo telefone 2542-2409.