código do Google analytics Projeto de extensão da UNIRIO realiza intervenções de pintura corporal — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Projeto de extensão da UNIRIO realiza intervenções de pintura corporal

Projeto de extensão da UNIRIO realiza intervenções de pintura corporal

por comunicacao — publicado 30/06/2016 13h10, última modificação 01/07/2016 13h22
Evento – que acontece na próxima segunda, dia 4 de julho, no Palácio Gustavo Capanema – contará com duas apresentações baseadas na obra ‘Motivos Marinhos’, de Cândido Portinari

O painel de azulejos Motivos Marinhos, de Cândido Portinari, inspira duas apresentações de pintura corporal na próxima segunda-feira, dia 4, no Palácio Gustavo Capanema. O evento, que começa às 9h, faz parte da pesquisa O Corpo e a Cidade: pesquisa sobre bodypainting, do projeto de extensão Núcleo de Criação, idealizado pela artista e professora de Caracterização da Escola de Teatro da UNIRIO, Mona Magalhães.

Formado por alunos e ex-alunos de teatro da Universidade, o projeto realiza a pintura corporal (bodypainting), camuflando o corpo dos artistas no espaço de atuação. Na primeira apresentação, Motivos Marinhos: envolturas corporais no Capanema, a camuflagem será na obra de Portinari, que fica na entrada do Palácio. Durante a pintura, as cores serão alteradas para criar uma oposição cromática em relação ao painel, com o objetivo de manifestar a preocupação com o atual momento político e econômico do Brasil.

Na sequência, e tendo como base a primeira intervenção, é a vez de Por Ti Mariana: Portinari sobre pele, que busca relembrar o desastre ambiental causado pelo rompimento das barragens na cidade mineira de Mariana.

O Palácio Gustavo Capanema fica na Rua da Imprensa, 16,Centro, e a entrada é franca.