código do Google analytics Projeto da UNIRIO promove a prevenção de danos em acidentes em veículos de duas rodas — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Imprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Você está aqui: Página Inicial / Projeto da UNIRIO promove a prevenção de danos em acidentes em veículos de duas rodas

Projeto da UNIRIO promove a prevenção de danos em acidentes em veículos de duas rodas

por Comunicação publicado 16/09/2021 12h02, última modificação 16/09/2021 12h06
Colisões e quedas podem provocar lesões que deixam sequelas na movimentação do braço

Acidentes envolvendo motos e outros veículos de duas rodas podem provocar um tipo de lesão que causa incapacidade de movimentar e sentir o braço.

Para incentivar a prevenção de danos nesse tipo de acidente, um projeto de extensão da UNIRIO produz materiais e conteúdos informativos para alertar motociclistas e oferecer orientações para maior proteção durante o uso do veículo.

O projeto Trauma de plexo braquial em veículos automotores de duas rodas - Proteção em duas rodas é coordenado pelo professor José Fernando Guedes Corrêa, docente da Escola de Medicina e Cirurgia e chefe da Divisão de Neurocirurgia do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG). A iniciativa conta com a participação da bolsista Silvia Beatriz Barreto da Silva, aluna do curso de Medicina.

Eles elaboraram um folder com informações sobre a lesão de plexo braquial, dados estatísticos sobre acidentes com motos e suas consequências, além de dicas como uso correto de capacete e proteção para braços e pernas.

Outra iniciativa foi a criação de um perfil na rede social Instagram (@protecaoemduasrodas), com postagens de caráter preventivo e informativo, e relatos de experiências de condutores que se envolveram em acidentes.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio