Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Em foco novembro

Você está aqui: Página Inicial / Projeto da UNIRIO é contemplado em chamada do CNPq para pesquisas sobre o vírus Zika

Projeto da UNIRIO é contemplado em chamada do CNPq para pesquisas sobre o vírus Zika

por Comunicacao UNIRIO publicado 31/10/2016 11h55, última modificação 01/11/2016 10h48

No mês de outubro, o CNPq divulgou o resultado da chamada voltada a projetos de pesquisa científica e tecnológica com foco na prevenção, diagnóstico e tratamento da infecção do vírus Zika e doenças equivalentes. A UNIRIO foi contemplada pelo projeto Caracterização dos fenótipos neurológicos, imunológicos e de polimorfismos de genes com função imune nas infecções pelos vírus Zika, Chikungunya e doenças correlatas, liderado pela professora Soniza Vieira Alves-Leon, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Neurologia (PPG-Neuro).

O objetivo é identificar marcadores imunológicos e genéticos que justifiquem o desenvolvimento de manifestações neurológicas em pacientes infectados pelos vírus Zika, Chikungunya ou correlatos. Para isso, o grupo de pesquisa irá analisar, ao longo de quatro anos, as características daqueles que foram infectados mas não tiveram sintomas neurológicos e compará-las com pacientes que desenvolveram manifestações como microcefalia, síndrome de Guillain Barré e mielites transversas, entre outras.

“Nossa expectativa é encontrar esses marcadores nos pacientes acometidos por problemas neurológicos após a infecção por Zika ou doença correlata, e entender os mecanismos envolvidos no desenvolvimento dessas manifestações”, explica a coordenadora da pesquisa, Soniza Vieira Alves-Leon.

O projeto será desenvolvido numa parceria entre o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ, e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

 


Acesso a Informação Capes CNPQ