código do Google analytics Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO alcança conceito de excelência — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO alcança conceito de excelência

por Comunicação publicado 16/09/2022 10h19, última modificação 20/09/2022 10h05
O Programa se tornou o primeiro da Universidade a obter nota 6 na avaliação da Capes

O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UNIRIO) obteve nota 6 na Avaliação Quadrienal 2021, promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Programa se tornou o primeiro da Universidade a obter este conceito, que indica desempenho equivalente a padrões internacionais de excelência acadêmica.

Entre os critérios da avaliação da pós-graduação no quadriênio 2017-2020, estão o planejamento estratégico do Programa, a internacionalização, a inovação e o impacto na sociedade, além de outros já consolidados como número de produções intelectuais, mobilidade acadêmica e infraestrutura.

De acordo com o relatório da avaliação, o Programa apresenta claro impacto econômico, cultural, social e acadêmico no campo das Artes Cênicas no Brasil. A avaliação destacou também as ações internacionais do PPGAC no período, incluindo acordos de cooperação internacional, participação e organização conjunta de eventos, compartilhamento de pesquisas, cotutela de tese, além da presença significativa de docentes com pesquisa financiada, estágios de pós-doutorado no exterior e de bolsistas de produtividade do CNPq.

Segundo a professora e egressa do Programa Vanessa Teixeira de Oliveira, a nota 6 é o reconhecimento de um Programa consolidado, que teve sua construção iniciada há mais de 30 anos. Ela foi coordenadora do PPGAC durante o último quadriênio. No período, o Programa contou com 105 discentes matriculados e titulou 390 mestres e doutores.

“Como egressa do PPGAC, só tenho a agradecer a todos os professores que me formaram como pesquisadora e professora. O Programa comemora os seus 30 anos com todo o brilho que deve ter”, avaliou a professora. Vanessa destacou que esse reconhecimento veio justamente no momento em que a pesquisa científica, as artes e a cultura brasileira sofrem com cortes no orçamento. “Conseguimos demonstrar aos avaliadores da Capes o trabalho comprometido e qualificado do nosso corpo docente, discente e técnico-administrativo, a nossa relevância nacional e internacional, justamente neste período de cortes no orçamento. Estamos muito contentes e orgulhosos pela conquista”, declarou.

Também egresso e docente do Programa, José da Costa Filho relatou a importância desse reconhecimento para a Universidade: “Pode-se imaginar a alegria que tenho com a conquista da nota 6 pelo PPGAC, tendo eu sido aluno do Programa, onde tive valorosos professores, com os quais convivo tão intensamente, ao longo de três décadas. Essa primeira nota 6 para um programa de pós-graduação da UNIRIO é também um indicativo do fortalecimento da pesquisa e da pós-graduação em nossa Universidade, de forma mais ampla, e deve ser encarada como um estímulo para prosseguirmos pavimentando, junto ao nosso ensino de graduação, a pesquisa e a pós-graduação, como áreas igualmente fundamentais de nossa missão enquanto universidade pública. A primeira nota 6 da Capes é motivo de orgulho e de comemoração coletiva".

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da UNIRIO, Evelyn Orrico, ressaltou que o conceito alcançado pelo PPGAC e os bons resultados de outros Programas da UNIRIO na Avaliação Quadrienal evidenciam o excelente trabalho das equipes dos Programas de Pós-Graduação, incluindo docentes, servidores, discentes e coordenações.

"A Avaliação também permite reconhecer o trabalho consistente que vem sendo realizado por esta Pró-Reitoria na implantação de uma política de sedimentação da nossa pós-graduação, pelo lançamento de editais internos de fomento, auxílio e estímulo à participação em diversos editais, apoio no trâmite administrativo em diversas dimensões no âmbito da PROPGPI etc. Nesse sentido, parabenizo a toda a nossa incansável equipe de servidores", observa Evelyn.

Avaliação Quadrienal

A cada período de quatro anos, a Capes promove uma avaliação dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu existentes no país. São utilizados critérios relacionados à produção intelectual, estrutura e planejamento dos programas, qualidade dos recursos humanos formados, entre outros.

Os avaliadores atribuem conceitos, de 1 a 7, sendo necessária a nota mínima 3 (regular) para a manutenção do curso. As notas 4 e 5 representam cursos com desempenho bom ou muito bom, e as notas 6 e 7 destacam programas de reconhecida excelência acadêmica, seguindo padrões internacionais de qualidade.

Sobre o PPGAC UNIRIO

O PPGAC foi criado em 1991, no Centro de Letras e Artes da UNIRIO, como Programa de Pós-Graduação em Manifestações Espetaculares, quando abriu ingresso para o curso de Mestrado, enfatizando em seu nome inicial o interesse transdisciplinar pelas artes cênicas e pela cultura em suas diferentes manifestações públicas e espetaculares.

Durante esses anos, o Programa passou por várias modificações e aperfeiçoamentos, incluindo a incorporação do curso de Doutorado em Teatro em 2001. Atualmente, o PPGAC estrutura-se em uma área de concentração (Artes Cênicas) e cinco linhas de pesquisa. Saiba mais sobre o Programa.

registrado em: Ciência na UNIRIO